Geralmente nas conversas com meus amigos e familiares, naqueles momentos depois que o churrasco já começou, sempre surge comentários sobre a trilogia: Dinheiro, Controle e Gastos. Tenho percebido que o grande desafio das pessoas é manter a continuidade de controle do orçamento da família. São aplicativos, planilhas, cadernos, anotações e mais um mundo de coisas que temos disponível para fazê-lo. Na verdade, todos nós seguimos um determinado padrão e até conseguimos registrar e acompanhar tudo, mas o ponto focal não é esse.

Durante um período, fiz uma pesquisa aqui no blog onde a pergunta era: Que tipo de consumidor você se julga ser?

O resultado foi uma grade surpresa: 67% respondeu que se julga, compulsivo, desprevenido ou alienado.

O que ficou presente neste momento foi como as pessoas se auto denominam e como reagem de maneira distinta aos impulsos do dia a dia, criando contextos de consumo e modernidade muito rapidamente, e não respeitando os limites de consumo de cada família.

Eu criei este blog com o propósito de abordar este tema, através de uma linguagem simples e fácil, os assuntos relacionados a como lidar poderosamente com o dinheiro, investimentos, consumo, desejos e expectativas.

Desenvolvi minha carreira no mercado financeiro por mais de 30 anos, lidando com clientes corporativos em grandes instituições financeiras, como Bradesco, BMG, Sudameris, ABN-Amro, Santander, Guide Investimentos e CM Capital Markets. Fui responsável por estruturas de crédito, gestão de ativos e dívida. Atuei por quase 25 anos como Sales& Trading no mercado de ações. Tenho amplo conhecimento de produtos financeiros, de crédito e investimento.

Hoje, sigo a minha carreira como Orientador de Negócios, Gestão Interina para pequenas e médias empresas e Expert Networking para investidores Locais e Estrangeiros.

Tenho formação em Administração de Empresas e Gestão de Negócios, pós graduado em Gestão financeira pela USCS, Valuation pela Cavalcanti Associados, Empretec – Sebrae; cursos voltados ao comportamento humano no ITK -Instituto Tadashi Kadamoto,   Landmark Education entre outros.

Educação Financeira é um processo de autoconhecimento que possibilita o acesso a uma Vida Equilibrada e Sustentável.