Quem sou

Trabalho no mercado financeiro há mais de 25 anos, atuando em diversos segmentos de atendimento a investidores. Graduado em Administração de Empresas e Gestão Empresarial pela USCS, com certificações Anbima, nos programas de qualificação operacional da Bovespa e BMF além de diversos cursos orientados a avaliação de empresas e negócios, vivência na elaboração de análises de investimentos e vasto conhecimento de produtos financeiros.

Geralmente em conversas com amigos e familiares, percebo que a maioria das pessoas não mantém um controle  amplo sobre o orçamento familiar de forma assídua. Todos nós, na maioria da vezes, somos impulsionados apenas a controlar as despesas básicas sem, no entanto, planejar a médio e longo prazo. Acabamos ficando reféns dos impulsos consumistas que nos levam a criar necessidades, muitas vezes inexistentes. Em outras palavras, não assimilamos que é possível  perenizar o processo de  estabilidade financeira.  Ser próspero significa muito mais do que comprar o carro mais veloz, o telefone celular mais atual, o computador mais rápido, etc.

O objetivo deste blog é contribuir com a minha experiência a prover ferramentas simples,  que possibilite os leitores a compreender  os seus padrões de consumo. Demonstrar a importância de buscar com harmonia e segurança, um padrão de vida real e adequado, conciliando todos os sonhos e metas. É demostrar que  o tema “Educação Financeira” é um processo de autoconhecimento, que possibilita construir um projeto de qualidade de vida  equilibrado e sustentável.

Sonhar é o que nos move à grandes realizações, é mais importante do que o próprio trabalho. O Homem não foi programado para deixar-se levar, mas para conduzir. Não somos o vento, somos os pássaros.

Sejam bem vindos!

 

 

Comments

  1. Renilda says:

    Olá meu marido fez um pedindo de transferência de crédito de salário do banco para outro de sua preferencia dia 03 de novembro 2015 até o momento eles não fez a transferência de salário dele onde ele pede recorre com este desacato ele fez o pedido por escrita ta grato pela atenção

    • Olá Renilda,

      O pedido de portabilidade deve ser feito com no mínimo de 5 dias úteis de antecedência da data de pagamento. Se o pedido foi feito fora deste prazo, a portabilidade não acontece no próximo salário.

      Se o processo atendeu esta condição e está tudo correto, a transferência deve ser feita até as 12 hs do dia do pagamento, sem atrasos. Caso o problema não seja resolvido, abra uma queixa na ouvidoria do Banco Central e exija os seus direitos.

      Até mais

  2. Como muitos, também estou buscando um caminho para realizar meus ideais de vida.
    Maravilhoso esse seu trabalho, Fábio. Um conteúdo muito rico e que ajuda muito a pensar melhor antes e depois de se fazer as coisas. Eu sinto aqui presente o equilíbrio sistêmico. Gratidão, querido, Gratidão!

  3. Alexandre Paulino bulhoes says:

    Boa noite Fábio gostaria de receber mais informações sobre finanças. …fabio entrei em uma cilada tão grande que não sei mais como sair. ..enviei meu telefone se possível vc puder entrar em contato comigo agradeço. …Estou desorientado. …sem rumo…

  4. Entrei em uma empresa e tive que abrir conta salario no Bradesco, fiz a portabilidade no mesmo momento para o Santander. Tenho um pendencia de R$ 8.000,00 com o Bradesco de um Banco que eles compraram e eu nunca fui cobrado. O Bradesco pode deixar de enviar meu salario para o Santander ou descontar alggum valor sem falar comigo??
    grato
    Edson

    • Oi Edson,

      Em primeiro lugar, é difícil o banco perder um crédito concedido e não cobra-lo. Verifique e tenha certeza de que você ainda não foi acionado em nenhuma instancia.
      Já quando o Bradesco incorporar o HSBC (se for este o caso) é possível que pendências sejam levantadas entre os dois bancos e, dependendo do contrato assinado na concessão do empréstimo (eletronicamente ou não), poderá ocorrer a cobrança. Porém o banco não pode fazer nenhum débito em sua conta salário sem a sua autorização por escrito.
      Sempre é melhor se antecipar e renegociar todas as pendências.

      Estou a disposição,

  5. Marlon says:

    Boa Noite.
    Poderia esclarecer uma duvida…ano passado no inicio do ano passei por apuros financeiro onde tinha um emprestimo pessoal de 48x 485 reais….peguei ferias e aperto a situaçao em casa pois minha esposa passou por um aborto e nao pode trabalhar…onde eu entrei no limite…o itau me ofereceu emprestimo consignaod para pagar o meu saldo devedor….ficou 24x de 309 reias…opnde esses 309 reias estao no meu 30% do salario…so que dai fikei com 309 reais e nao tive mais vale…e fiquei tbm om 485 reais final do mes em debito automatico…e entrei de vez no limite fiquei 4 mil reais neagtivo…cai meu salrio banco pegava tudo,,pod isso? ai me lgiaram e chamaram para ir ao banco…fizeram uma renegociaçao de consgnado onde ficoi 24x de 516 passou de 30 % do meu salario,,,deu 2 meses entrei novamente no limite e desta vez nao tinha como fazer mais nada….o banco ficou 4 meses pegando 100%do salario e ainda mais o juros…meu salario eh 1478,,,o banco nao poderia fazer isso certo ? hj estou com dificuldades para receber meu salario…nao recebo vale e final do mes pego 600 reias.,,,,como faço para cancelar o consignado…e tem como eu autorizar a depositarem na conta de minha esposa

    • Prezado Marlon,

      Realmente é uma situação difícil mas sempre existe uma saída e para começar, cancele o cheque especial e, se tiver, cartões de crédito. Analisei seu caso e, embora não tenha dados mais precisos e claros, posso fazer algumas sugestões para o restante da dívida.
      Em primeiro lugar, voce pode e deve fazer a portabilidade de seu salário para outro banco, para uma conta corrente ou poupança em seu nome apenas. Isso fará com que voce preserve parte do seu salário para os gastos pessoais e familiares, como é seu direito garantido em lei.

      Em segundo lugar, os empréstimos consignados não deixarão de ser descontados no dia de seu pagamento. Porém, o empréstimo pessoal deve ser colocado em atraso. Veja bem, não estou sugerindo o calote, apenas que voce atrase o pagamento enquanto tenta renegociar o valor total do empréstimo pessoal. O banco não poderia lhe conceder crédito acima da sua capacidade de pagamento e em condições de juros abusivos como voce descreve. O banco não tem uma equipe preparada para fazer o planejamento financeiro adequado em situações como a sua e, isso pode ser usado como argumentação na nova negociação.

      Leia o post em que falo sobre renegociar dívidas. Lá voce poderá encontrar um roteiro com mais alguns detalhes de como proceder. Segue o link http://wp.me/p2hxwj-5n

      Se existirem mais dúvidas, entre em contato novamente. Estou a disposição.

      Até mais.

  6. This is often a excellent site, could you be interested in making time for an interview about just how you designed it? If so e-mail myself!

  7. I simply want to say I am just new to blogging and definitely enjoyed you’re page. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You absolutely have fabulous stories. Thanks a bunch for sharing your website page.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: