Portabilidade Bancária: Entenda e use a seu favor

Consulte também o post sobre conta-salário aqui no blog no link http://wp.me/p2hxwj-7z

 

Portabilidade bancária é um tema que esta recorrente na imprensa devido ao esforço do governo em reduzir as taxas de juros. Os bancos oficiais vem atuando de forma agressiva ofertando taxas de juros menores para atrair mais correntistas e estimular a competição entre as instituições financeiras. Nada disso  é novidade, pois a portabilidade não é algo novo.

O direito de poder transferir dívidas e saldos bancários de contas salários (exclusiva para depósito de salários) de um banco para outro, existe e está em vigor desde 2006. A resolução 3.402/06  do BC, estabelece que o cliente possa trocar o banco em que recebe a remuneração mensal, desde que seja conta salário.  O banco é obrigado a transferir os valores no mesmo dia do recebimento para uma conta-corrente ou poupança que o cliente escolher, sem cobrar nenhum tipo de tarifa pelo serviço. Além disso, o cliente pode transferir seguros, cartões, cheque especial, aplicações e, principalmente, os financiamentos existentes. Não há impedimento, mesmo com algumas empresas negociando a venda de suas folhas de pagamento.

Para efetuar a troca de banco, voce precisa apenas procurar a instituição bancária atual e comunicar a decisão. O  seu empregador não precisa saber da transferência, é um direito seu.  A recomendação dos advogados é que o cliente faça a comunicação requisitando a portabilidade por escrito ao banco. A instituição deverá dar um comprovante de ciência, com o compromisso de transferir os valores a partir de uma determinada data, como o próximo pagamento. Geralmente este prazo é de 5 dias úteis.

Segue duas recomendações para que sejam observadas para escolher qual banco que melhor lhe atenderá:

  • Verifique as tarifas cobradas no outro banc0 e compare. Muitas vezes isto faz a diferença.

  • Se o seu gerente argumentar sobre o tempo de conta que voce poderá perder, o fato é: “O tempo de relacionamento não é com o banco e sim com o sistema financeiro. Esta data vai continuar constando do seu talão de cheques”. Hoje existe o cadastro positivo de crédito que melhora seu perfil e o coloca em condições de obter taxas melhores.

No caso de constar débitos, a lei bancária permite que o consumidor transfira um saldo devedor de uma instituição para outra, que ofereça melhores condições contratuais. Quando a portabilidade ocorre, o banco paga o valor da dívida para a instituição de onde o cliente vem e passa a ser responsável por receber os valores que a pessoa deve. A instituição financeira deve firmar um contrato novo com o cliente que efetuou a portabilidade bancária. Antes de existir a portabilidade, o cliente precisa pagar o IOF e quitar a dívida antes de trocar de banco, pois a conta deveria ser encerrada para não gerar mais encargos.

Enfim, se você quer trocar de banco e estiver dentro das especificações legais da lei, que regulamenta a portabilidade bancária, basta procurar uma instituição bancária onde você possui a conta a ser portada e solicitar ao gerente que faça os procedimentos para que a portabilidade aconteça. Destaco mais uma vez, “O empregador não precisa ser notificado da transferência”. O ideal é que o consumidor faça a solicitação por escrito e que entregue ao banco, que por sua vez, deve emitir um comprovante de ciência, onde deve constar também o compromisso de transferir o valor para a instituição bancária solicitada pelo cliente e a data que a portabilidade passará a vigorar.

Só para lembrar, apesar da recente queda dos juros e toda a discussão, o Brasil ainda tem o maior custo bancário do planeta. Hoje é direito do consumidor exigir taxas mais compatíveis com a nossa situação economica. Pense nisso.

Sobre cuidandodoseudinheiro

Trabalho no mercado financeiro há mais de 25 anos, atuando em diversos segmentos de atendimento a investidores. Formado em Administração de Empresas e Gestão Empresarial, possuo experiência na elaboração de alternativas de investimento. Meu objetivo neste blog é prover ao leitor técnicas para o gerenciamento e planejamento do orçamento familiar.

Comments

  1. Pedro Luiz says:

    Boa noite.
    Possuo conta corrente no Itaú. Sou funcionário Público e o empregador abriu a conta salário no Itaú também. Eu posso pedir a transferência da minha conta salário para minha conta corrente do MESMO banco?

    Obrigado

    Curtir

  2. Luciano Vieira Moreira says:

    Boa tarde, eu recebo pelo Bradesco, e fiz a portabilidade para o Santander, a duvida e eles pediu para eu fazer um saque para zerar a conta e cancelar, e como ele vai fazer essa portabilidade com conta cancelada não entendi….

    Curtir

  3. Boa tarde,meu pai recebe pelo BB,e fez a portabilidade para uma conta poupança na CEF,só que o BB,esta descontando um CDC dele,e depois transfere o resto. O banco pode fazer isso sem a autorização dele? Obrigada

    Curtir

    • Olá Fernanda,

      Sim, o banco pode descontar as parcelas de qualquer dúvida ativa antes de efetuar a portabilidade. Entretanto, no contrato do empréstimo deve conter cláusula específica para isso.
      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente

      Curtir

  4. PAULO SERGIO ALMEIDA OLIVEIRA says:

    Bom dia eu tenho uma conta empresarial no banco Bradesco mas tou querendo mudar para outro banco estou pagando muitas taixas tá enviavel ficar nesse Banco e taixas de todos os tipos
    O que eu fasso

    Curtir

    • Oi Paulo,
      Neste caso, você deve negociar as taxas e tarifas bancárias com o banco a sua conta empresarial em conjunto com a sua conta pessoa física. Neste momento, concentrar e otimizar a sua relação com o banco é o melhor caminho
      Estamos à disposição

      Curtir

  5. Jessica says:

    Olá,

    eu tenho uma dívida no Banco do Brasil, e por esse motivo bloquearam minha conta-corrente que eu tenho com eles. Comecei a trabalhar, e para eu receber o meu atual salário, abri uma conta-salário no BB com portabilidade para o Itau, minha conta principal. Todos os meus colegas já receberam, e eu não recebi ainda. Sei que eles deveriam depositar imediatamente, mas será possível que eles reteriam o dinheiro devido a dívida anterior? Se sim, como posso proceder, pois a conta é salário e não autorizei nenhum desconto nela. Obrigada desde já.

    Curtir

    • Olá Jessica,

      O primeiro passo é verificar se houve algum problema técnico e operacional para que a portabilidade não tenha ocorrido.

      O segundo passo, caso o problema não tenha sido técnico, é verificar o contrato de abertura de conta salário e verificar a existência de clausula que autorize o banco a efetuar o débito de saldos devedores pendentes.

      Em caso positivo, há possibilidade de questionamentos legais junto ao banco para garantir a posse e utilização do seu pagamento. Para isso, é necessário acionar judicialmente o banco.

      Qualquer outra dúvida, fale com a gente novamente.

      Curtir

  6. Alan Carlos says:

    Tenho portabilidade do Itaú para o Bradesco. A empresa fez o pagamento,após as 17 e ainda não caiu na minha conta do Bradesco, quando tempo leva até aparecer o valor ?

    Curtir

    • Olá Alan,

      O salário deveria estar disponível em conta corrente imediatamente após o depósito do pagamento e, sendo assim, disponível para efetuar a portabilidade.
      Não pode ocorrer atraso, mesmo se o crédito for efetuado após o término do expediente bancário.

      Estamos a disposição

      Curtir

  7. Vanessa says:

    Olá gostaria de saber se posso processar o gerente de um banco,no qual tenho uma conta corrente que ele se recusa a assinar a portabilidade?ou fica enrolando para não assinar?obrigado

    Curtir

    • Olá Vanessa,

      Em primeiro lugar voce pode fazer uma reclamação na ouvidoria do banco e, de posse do número da reclamação, registrar uma outra reclamação na ouvidoria do Banco Central.

      Este é o processo legal a ser seguido.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  8. Ao pedir a portabilidade de uma conta corrente para outro banco, o banco atual pode descontar valores de dívidas ?

    Curtir

  9. Bom dia.

    Duvida: tenho uma conta no banco Bradesco, no inicio era uma conta salário e depois se tornou conta corrente. Fiquei um tempo sem utiliza-la e com uma divida pendente.

    No momento retornei trabalhar em uma empresa que paga somete no Bradesco e por esse fato, voltei a utilizar esta conta, porém solicitei portabilidade para outro banco para que evitasse qualquer desconto imediato quando caísse o meu salário nesta conta.
    Ao solicitar essa portabilidade, fui informado que talvez o banco poderia estar descontando o valor total da dívida assim que entrasse qualquer valor na conta, no caso meu salario.
    O banco pode fazer isso pelo fato da conta ter se tornado corrente?
    Quando eu solicito portabilidade da conta o banco não deveria repassar qualquer valor que entrasse nela ?

    Caso eu tenha uma conta corrente, posso pedir para transforma-la novamente em conta salário? Ou então pedir a abertura de uma conta salário e permanecer com a conta corrente ?

    O meu objetivo é me estabilizar e pagar avista essa divida.

    Curtir

    • Olá Rafael,

      Vamos direto as respostas para as suas perguntas:
      1) Sim, o banco pode efetuar a cobrança de débitos pendentes. Verifique o contrato de abertura de conta pois lá deve haver clausula que autoriza essa cobrança.
      2) A portabilidade somente pode ser feita a partir de uma conta salário.
      3) Voce deve abrir uma nova conta, desta vez salário para poder solicitar a portabilidade.

      Procure o gerente do banco e proponha um acordo para o pagamento deste débito pendente. Com uma proposta de acordo, o banco não pode debitar valores sem a sua autorização.

      Em caso de outras questões, fale com a gente novamente.

      Curtir

      • Ola.

        Se eu ja tenho uma conta corrente em um determinado banco, eu consigo abrir mais uma conta no mesmo banco e desta vez salário.

        Lembrando que tenho todo o encaminhamento da empresa para abertura desta conta porem ja tenho uma conta corrente.

        Curtir

  10. Olá , fiz a portabilidade do salário do BB para o Santander , gostaria de saber se o valor do imposto de renda que caia no BB vai ser transferido também para o Santander , grata .

    Curtir

    • Oi Sonia,

      Os bancos tem procedimentos diferentes nos processos de portabilidade. Neste caso é necessário checar se o seu processo é somente do salário. Caso seja este o caso, vc tera que efetuar a transferência.

      Fabio

      Curtir

  11. Talita Melo says:

    Bom dia ,
    Meu Pai tinha um financiamento no banco Mercantil , faltava 23 parcelas para quitar . O banco Daycoval entrou em contato com ele oferecendo mil vantagens para ele fazer a portabilidade para o banco deles ..Meu pai na época achou que seria vantagem e acabou fazendo essa transferencia de divida de um banco para o outro ..Só que até entâo imaginamos que qdo é feito essa portabilidade , só mudaria a divida de banco ,,,Só que entramos em contato com o banco Daycoval para vermos uma oportunidade de meu pai quitar a dívida e fomos informados que o valor da dívida do meu pai foi refinanciado pelo Daycoval que ele que devia 23 parcelas passou a 72 parcelas …Isso é possivel , como procedo para resolvermos isso …è possivel ser desfeito essa portabilidade ..

    Curtir

    • Olá Talita,

      Neste caso é importante verificar o contrato de portabilidade e verificar o que foi feito. Portabilidade de dívida e posterior refinanciamento ou somente a portabilidade da dívida.
      Verifique o contrato.

      Ate Mais

      Curtir

  12. Carolina Miranda Kayser says:

    ola..

    Gostaria de saber como faço portabilidade do Banco do Brasil, para o Itau, pois a empresa que irei trabalhar só pode efetuar o pagamento no Itau.
    Minha conta no Banco do brasil é conta corrente, precisa ser conta salário|?

    Desde já agradeço..

    Carolina kayser.

    Curtir

    • Olá Carolina,

      Se voce vai receber o salário no Itaú, você deveria fazer a portabilidade para o Banco do Brasil, partindo do Itaú. Correto?
      Se for este o caso, a conta do Itaú deve ser conta salário.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato com a gente.

      Curtir

  13. RENATA FERNANDES PEREIRA says:

    Fui contratada por uma empresa que solicitou uma conta salario no Bradesco. Fui até uma agencia Bradesco e pedi a abertura de uma conta salario, e para a minha surpresa tinha um debito de 10 anos atrás que eu já tinha negociado e quitado. Ao solicitar a portabilidade para o banco Santander o gerente me informou que se isso acontecesse o banco Bradesco teria o direito de bloquear meu pagamento para quitação desse debito. Isso está correto mesmo sendo conta salario?

    Curtir

    • Olá Renata,

      O Banco não tem o direito de efetuar qualquer débito numa conta salário e, sobre esse assunto, há vários exemplos e jurisprudência. Porém, é necessário verificar o contrato de abertura de conta e verificar a existência de autorização para que o banco possa fazer esse débito.

      Entretanto, a gerente não pode ameaça-la, podendo inclusive, ser registrado um boletim de ocorrência por coação. Recomendo que peça extrato bancário da época, pois lá poderá ser comprovado a quitação do débito.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  14. Ricardo Dias says:

    Bom dia,

    A empresa onde trabalho, tem folha de pagamento com o Banco Itaú. Inicialmente, criaram uma conta salário, que passei para conta corrente depois para pegar cartão de crédito, etc. Hoje estou com a iConta, a conta digital do Itaú. Preciso fazer a portabilidade para a CEF devido um financiamento, mas quero manter a iConta no Itaú, devido as transações ilimitadas e sem tarifa. Será que isso é possível?

    Curtir

  15. Olá boa noite queria tirar uma dúvida ; fiz a portabilidade do Santander para caixa agora quero fazer uma para itau posso ter duas portabilidade ou uma cancela a outra

    Curtir

    • Olá Patricia,

      Você deve ter apenas um processo de portabilidade registrada. Neste caso, você pode alterar o processo do Santander para o Itaú, mantendo o processo inicial.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  16. Deyvid berto says:

    olá Boa noite estou querendo fazer uma portabilidade só que no banco atual tenho um emprestismo é possivel fazer ?

    Curtir

  17. ELESBAO DELMONDES DA SILVA JUNIOR says:

    Recebo meu salario pela minha conta corrente do Itau, queria fazer portabilidade para minha conta poupança da Caixa, só que a funcionaria disse que não era possível para a conta poupança. Sendo que uma amiga minha do trabalho conseguiu fazer a portabilidade para a poupança dela. Existe essa possibilidade ou não ?

    Curtir

  18. Fernando Andrade says:

    oi! Eu sou servidor público e sempre recebi pelo Banco bradesco. Porém a alguns meses atrás, eu fiz a portabilidade de salário para a caixa econômica, para uma conta que eu já possuía a algum tempo. Até aí tudo certo. Porém o banco bradesco, desde que eu fiz a portabilidade a 4 meses, vem depositando parte do meu salário na caixa econômica e parte do salário na antiga conta do bradesco, que ainda movimento. Como ao somar os valores, batia certinho que o valor do contracheque, eu não reclamei. O que aconteceu é que nesse mês de abril o meu salário estava previsto de entrar na conta no dia 28/04/2017. O que aconteceu é que o bradesco (banco conveniado da empresa) depositou na minha conta da caixa econômica apenas uma parte do salário liquido que eu tenho a receber, e diferente dos meses anteriores, não depositou o restante na antiga conta do bradesco. Ou seja, eu recebi apenas parte do salário, sendo que não possuo nenhum débito pendente com o banco bradesco. Isso configura fraude? Estou sofrendo danos? O que isso pode ser? o que devo fazer?

    Curtir

    • Oi Fernando,

      Claramente existe algum erro no processamento do banco. Neste caso, faça uma reclamação diretamente na ouvidoria do Bradesco e, em seguida, de posse do número de protocolo, registre a reclamação na ouvidoria do Banco Central.
      Assim, voce terá uma resposta rapidamente.

      Em caso de outras dúvidas, fale coma gente novamente.

      Curtir

  19. Boa noite me chamo Laura servidora publica , fiz uma portabilidade do bb c/c para a caixa economica poupança, e tenho cdcs mas hoje o setor administrativo do estado deixou de cobrar os cdcs na folha e passou e passou para o banco cobar direto na conta ou seja fica provisionado, entao eu quero saber se vai descontar do meu provisionado ate porque eu fiz somente de provisionados e nao dos cdcs.

    Curtir

    • Oi Laura,

      O banco pode reter os valores correspondentes as parcelas vencidas e a vencer antes de efetuar a transferência do seu pagamento. Porém, se os empréstimos forem consignados, você pode renegociar o saldo devedor de forma que o valor das parcelas se limite a 35% da sua renda líquida. Este direito esta garantido em lei e normativas do Banco Central.
      Procure o gerente da agencia e peça a renegociação para que você tenha seu salário preservado.

      Em caso de outras dúvidas, fale coma gente novamente.

      Curtir

  20. Raphael says:

    bom dia!
    tenho uma conta no bradesco e gostaria de solicitar a portabilidade para o santander. Porem tenho uma divida no cartão de credito que eles não estão querendo negociar, E como é debito em conta, estou pagando só juros atras de juros, e o rapaz do caixa disse que não posso fazer a portabilidade antes de quitar o meu debito Eu solicitando a portabilidade eles podem descontar a divida antes da portabilidade?
    Qual é o meu direito nesse caso?

    Curtir

    • Olá Raphael,

      O banco não pode negar a portabilidade do salário porém, ele pode descontar os valores pendentes em sua conta corrente. Para que você preserve o seu pagamento, é necessário solicitar uma renegociação de todos os débitos limitando valor da parcela a 35% do valor líquido de sua renda.
      Este limite é imposto para os empréstimos consignados mas que a justiça pode reconhecer o seu direito de posse do seu salário.
      Procure o gerente de sua agência e proponha a renegociação.

      No decorrer do processo se surgir outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  21. Anna Maria says:

    Tenho uma conta no Banco do Brasil onde recebo aposentadoria do estado MG, ao fazer a portabilidade e tentar encerrar a conta o banco informou que esse tipo de conta não pode ser encerrada por não ser conta salario. O banco continua a cobrar o valor da cesta de serviços no cheque especial, já que o pagto vai direto para a CEF. O que era 60 reais mes de cesta de serviços em 1 ano virou 2500 reais no cheque especial. Para reduzir o valor da cesta e cancelar o cheque especial o Bco Brasil diz que somente apos pagar o debito total e mesmo assim sempre existira uma tarifa a pagar. O que fazer nesse caso???

    Curtir

    • Oi Ana,

      A conta salário não possui nenhum produto bancário atrelado e, neste caso, o banco está correto. Porém, se não há movimentação e você efetua a transferência de sua aposentadoria sem utilizar a conta corrente para nada mais, entre em contato com a ouvidoria do Banco do Brasil e do Banco Central e faça uma reclamação. Peça o estorno de todo o valor, você tem esse direito.

      No decorrer do processo, se surgirem outras dúvidas, fale coma gente novamente.

      Curtir

  22. Valéria says:

    Bom dia!

    A empresa em que trabalhou mudou os pagamentos dos funcionários da Caixa para o Santander. Eu já tinha portabilidade da Caixa para o Bradesco. No dia 07/04/2017, solicitei ao Santander portabilidade para o Bradesco, meu pagamento caiu dia 20/04/2017 e até o momento meu pagamento não caiu em nenhum dos bancos.
    A empresa disse que o deposito foi realizado. O que devo fazer?

    Curtir

    • Olá Valeria,

      Neste caso, voce deve acionar a ouvidoria do Santander. O banco originador da portabilidade tem o registro da data de transferencia e para qual conta foi transferido.
      Acione o RH da sua empresa e peça o registro do depósito de seu pagamento pois eles também são responsáveis.

      Em caso de mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  23. Lívia says:

    Olá, boa tarde.
    Possuo duas contas correntes e em uma delas recebo o salário.
    Gostaria de saber se para fazer a portabilidade terei que trocar o tipo de conta corrente para salário ou se consigo fazer a portabilidade mantendo as duas contas como correntes?
    Obrigada.

    Curtir

    • Oi Livia,

      A portabilidade só é possível a partir de uma conta salário. Ou seja, vixe terá que pedir a mudança da conta onde você recebe seu pagamento para salário e ter direito aos benéficos deste tipo de conta.
      Caso contrário, a transferência pode ser cadastrada mensalmente mas com cobrança de tarifa.
      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente

      Curtir

  24. Davidson Guedes says:

    Bom dia! Gostaria de saber se qualquer valor creditado em conta salário pela empresa é transferido para a outra conta no caso de eu ter feito a portabilidade.

    Curtir

    • Olá Davidson,
      Não. A portabilidade é um processo ligado ao pagamento de salário, bônus ou outras rendas oriundas da remuneração do trabalho assalariado, com crédito em data fixa no mês. Se houver outros créditos, você deve verificar junto ao seu banco a possibilidade de incluí-los no processo.
      Estamos à disposição

      Curtir

  25. Fernando lopes says:

    Olá aqui é o Fernando
    Recebo por conta corrente no itau e tenho empréstimo com desconto automático posso fazer a portabilidade sem que desconte as parcelas do empréstimo e cheque especial?

    Curtir

    • Olá Fernando

      No primeiro momento não. Porém, existe a possibilidade de solicitar uma renegociação de todos os seus débitos de forma a limitar as parcelas em até 35% de sua renda líquida. De outra forma, o banco pode efetuar todos os abatimentos referentes ao pagamento de empréstimos e cheque especial.
      Estamos à disposição.

      Curtir

  26. Luciana says:

    Tenho que abrir a conta no outro banco antes de pedir a portabilidade?

    Curtir

  27. Fiz a portabilidade da minha conta salario do itau para minha nova conta corrente do Banco do brasil dia 29/03/2017 . Pra minha surpresa ja deu os 5 dias úteis meu pagamento caiu e nao esta em nenhuma das duas contas.

    Curtir

    • Olá Leandro,

      De acordo com a lei, os bancos devem receber e aprovar a portabilidade com no mínimo 5 dias úteis de antecendência. Neste caso, verifique junto ao banco Itaú que o originador da portabilidade pois, eles são obrigados a comprovar a data e hora da transferência.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  28. Brenda Lee Ramos Leitão Quintão says:

    Bom dia .. Eu faço estágio pela prefeitura de Vitória-ES. Quando eu estava no processo de contratação, pediram que se tivesse CONTA CORRENTE em um banco, que levasse uma cópia do extrato. Tenho conta no BB, levei a cópia, tudo do jeito que pediram, mas mesmo assim, abriram uma CONTA SALÁRIO no BANESTES (banco de todo servidor publico aqui no estado) para mim! Minha pergunta é: posso pedir a portabilidade de uma conta SALÁRIO de um banco para conta CORRENTE em outro?

    Desde já agradeço a atenção!

    Curtir

    • Oi Brenda,

      Desculpe pela demora em responder mas sua solcitação foi direcionada a caixa de Spam.
      Em relação a sua pergunta, a resposta é sim. Assim que a portabilidade funciona.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  29. Brenda Lee Ramos Leitão Quintão says:

    Bom dia .. Eu faço estágio pela prefeitura de Vitória-ES. Quando eu estava no processo de contratação, pediram que se tivesse CONTA CORRENTE em um banco, que levasse uma cópia do extrato. Tenho conta no BB, levei a cópia, tudo do jeito que pediram, mas mesmo assim, abriram uma CONTA SALÁRIO no BANESTES (banco de todo servidor publico aqui no estado) para mim! Minha pergunta é: posso pedir a portabilidade de uma conta SALÁRIO de um banco para conta CORRENTE em outro?

    Desde já agradeço!

    Curtir

  30. Paulo Sergio dos santos says:

    Bom dia,minha dúvida é simples, porém lendo no post e em alguns comentários não foi respondida,me desculpa se já teve resposta para tal,pois não li todas as perguntas,segue a dúvida…
    Minha empresa deposita meu salário no Bradesco,e eu pedi transferência para o Itaú,até a aí tudo certo,o problema ė que quero
    Mudar agora para o Santander,posso fazer novamente a portabilidade?

    Curtir

  31. luciano cruz says:

    Boa noite,fiz a portabilidade do itau para caixa ,mas a moça do itau me gerou o numero de outra conta diferente da que eu tenho lá ,isso é normal?

    Curtir

  32. Sabrina says:

    Tenho uma dúvida, meu marido tem uma c/c no Itaú, mas nunca movimentou a conta, apenas abriu, ele poderia trocar de banco? Fazendo a transferência da c/c para o Bradesco ?

    Curtir

    • Olá Sabrina,

      A portabilidade não ocorre através da transferência de contas entre os bancos, mas sim através de produtos, serviços, salário. Logo, é necessário proceder a abertura de outra conta no novo banco.

      Em caso de outras dúvidas fale com a gente.

      Curtir

  33. Leandro says:

    Bom dia, depois que eu fizer a portabilidade do meu salário, e decidir fechar a conta no banco que eu recebia anteriormente, vou continuar a receber normalmente no meu banco atual, ou preciso solicitar ao meu empregador? Obrigado

    Curtir

  34. Saint clair braga says:

    Boa tarde,sou servidor publico federal e recebo meu aposento pelo banco do brasil.
    Desejo fazer a portabilidade para o bradesco,tenho alguns emprestimos pessoais na conta BB,a duvida é:quando realizado a portabilidade o banco do brasil continuaram a descontar os valores ou não?lembrando que são CDCs.
    grato.

    Curtir

    • Olá,

      O banco poderá efetuar a retenção do valor das parcelas antes de fazer a portabilidade de seu benefício. Porém, caso o a soma do valor das parcelas seja superior a 35% do seu benefício, você poderá propor um acordo de unificação das dívidas onde o valor das parcelas não supere este percentual.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição

      Curtir

  35. Mirela says:

    Olá,primeiramente parabéns pelo site e pela consideração que você tem com os seus leitores.

    Bom a minha dúvida é a seguinte: inicie atividades numa empresa a um mês,e está empresa solicitou a abertura de conta no banco Itau,porém quando eu fui realizar a abertura me foi apresentada um documento no qual consta um pacote de serviço e lá constava um valor, quando eu questionei ao gerente sobre esse pacote ele disse que seria pago pela empresa.Porém eu quero solicitar a portabilidade para o Brasdesco, você saberia me informar se seria melhor eu apresentar algum tipo de carta junto com o pedido de portabilidade solicitando o cancelamento de qualquer pacote de serviço que esteja vinculado com a minha conta salário?

    desde já, agradeço a sua atenção

    Curtir

    • Olá Mirela,

      É seu direito abrir uma conta salário para receber seu pagamento, onde não há cobrança de tarifa ou a tarifa seja reduzida e acordada com a sua empresa. Você tem o direito de fazer a portabilidade no momento que desejar, desde que a conta seja salário. Quando o processo de portabilidade é confirmado na conta, ela ficará indisponível para movimentação e NÃO será encerrada.
      O processo é bem simples, basta preencher a solicitando disponibilizada pelo próprio Itaú.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição

      Curtir

  36. É silmara says:

    Gostaria de saber se o banco poderia colocar um empréstimo na minha conta sem Eu pedir e depois cobrar mas de 5mil de juros de 2 mil.

    Curtir

    • Silmara,

      O Banco não pode creditar um empréstimo sem a sua autorização. Certifique-se se assinou ou solicitou por engano a contratação no homebaking.

      Caso realmente não tenha ocorrido, procure um advogado e recorra a justiça.

      Estamos a disposição.

      Curtir

  37. jean melo says:

    ola gostaria de saber se por lei há como transformar conta corrente em conta poupança ou receber o pagamento atraves da conta poupança

    Curtir

  38. Maria Zelinda says:

    BOA NOITE!
    AMIGO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA MELHORAR O MEU ORÇAMENTO, FIZ EMPRÉSTIMOS E COMPROMETI MINHA RENDA, SOU FUNCIONARIA PÚBLICA APOSENTADA, SOU CORRENTISTA DO BB, QUERO NEGOCIAR, MAS, NÃO ENTRAMOS EM ACORDO, POSSO IR ATÉ O RH DA PREFEITURA E SOLICITAR O PAGAMENTO EM OUTRO BANCO? COMO FAÇO

    Curtir

  39. Recebo em uma conta corrente ,posso pedir a transferência pra outra conta

    Curtir

    • Olá Ualisson

      A portabilidade só pode ser feita a partir de uma conta salário, sem tarifação. A transferência a partir de uma conta corrente (TED ou DOC), pode ser feita porém com a cobrança da tarifa do seu banco.

      Curtir

  40. Boa noite!!! A empresa que me contratou só faz pagamentos de salário na Caixa Econômica Federal. Informei que não tenho conta nesse banco e nisso pra agilizar o processo criei uma conta poupança. Eu posso transformar essa conta em conta salário?

    OBS:. A empresa não trabalha com contas salário. O empregador me informou que eu teria que criar uma conta corrente ou poupança da Caixa pra poder receber o meu salário.

    Curtir

    • Olá Leo,

      De acordo com a lei, a conta salário somente poder ser aberta com a requisição da empresa. Porém, alguns bancos facilitam a abertura da conta com algumas características de conta salário ( que não é correto) com pacote de tarifas diferenciado.

      Para mais informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog ou fale com agente novamente.

      Curtir

  41. gostaria de tirar uma duvida , entrei em uma firma abrir uma conta no itau mais como na minha cidade nao tem agencia fiz portabilidade de salário para outro banco , mais agora sair da firma e entrei em outra , sera que posso usar a conta do banco itau pois essa firma tambn so faz pagamento na mesma , sera que o pagamento vai pra outro banco ou vou precisar perdir portabilidade de salário de novo ?

    Curtir

  42. Nathália Galhota says:

    Bom Dia, tenho uam divida no Santander, mas preciso abrir uma conta salário por conta da empresa aonde trabalho, posso fazer portabilidade para outro banco? Eles podem descontar o valor da divida do meu salário?

    Curtir

    • Oi Nathália,

      Sim, o banco pode cobrar o saldo devedor que você tenha quando houver saldo nesta nova conta. Porém você pode procurar o banco e fazer uma proposta de renegociação da dívida que caiba dentro do seu orçamento.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

    • Christian Ceccato says:

      O Banco não pode de forma alguma debitar quaisquer valores que seja do seu salário, sem que você autorize. Entendeu? Se a empresa abriu um conta salário no X,e você deve um valor para esse banco, eles jamais poderão descontar essa dívida sem que você os autorize, e é possível fazer a portabilidade para outro banco também sem que haja o desconto. Salvo se sua dívida for de empréstimos consignado.

      Curtir

      • Olá Cristian,

        O banco pode, de acordo com o contrato de abertura de conta, efetuar débitos pendentes em caso de portabilidade do salário. Existem alguns casos na justiça onde a justiça concedeu liminar em primeira instância, mas revogadas em instancias superiores.

        Natalia Galhota, verifique o contrato de abertura de conta antes de qualquer decisão.

        Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente.

        Curtir

  43. Mayara says:

    Minha avó recebia conta na CEF e lá era descontado o valor de empréstimo da CREFISA, acontece que fizemos a portabilidade para o Banco Bradesco e não ficou autorizado o desconto de empréstimos de financiadora qualquer. Ontem a funcionária que trabalha na loja da CREFISA passou um whatsapp pra minha avó dizendo que descobriu que ela mudou de conta e que voltaria a descontar o empréstimo. Eles podem fazer isso sem a autorização dela?

    Curtir

    • Olá Mayara,

      É necessário consultar o contrato assinado do empréstimo feito com a Crefisa. Lá deve constar uma autorização de débito das parcelas na conta da CEF somente. O que pode ocorrer é a CEF reter o valor referente as parcelas antes de fazer a portabilidade do saldo remanescente em conta corrente. Isto pode ser feito e inclusive esta previsto em lei, porém tudo depende do contrato assinado.
      Verifique e retorne aqui se houver outras dúvidas.

      Curtir

  44. Meirelles says:

    Boa tarde recebo no itau em uma conta corrente fui fazer portabilidade pra receber no bb eles falaram que teriam que abrir uma conta salário e eu envia o numero pra empresa .eles abriram a conta salário e quando eu fui na empresa eles falaram que não trabalha com conta salário só corrente fiquei quieto na minha ai a empresa depositou na conta corrente normal itau e eles fizeram a transferência normal o problema é que eles o itau esta cobrando uma taxa de 28,50 isso pode?

    Curtir

    • Olá Meirelles,

      Em primeiro lugar, é direito do empregado abrir uma conta salário no banco onde recebe o pagamento. A empresa não tem o direito de negociar qual o tipo de conta disponibilizada pelo banco par os seus funcionários. Portanto, verifique que tipo de pacote existe entre o banco e sua empresa.
      A portabilidade feita a partir de uma conta salário não tem cobrança de tarifa e nenhuma outra taxa estabelecido por lei. Para conta corrente, o banco pode cobrar todas as tarifas de serviço estabelecidas pelo banco central.
      No seu caso, voce tem o direito de exigir que a sua conta seja transformada em conta salário.
      Consulte aqui no blog o post específico sobre conta salário ou fale com a gente novamente.

      Curtir

  45. Filipe Silva says:

    Ola,quero fazer a portabilidade do meu salario para conta da minha esposa, no caso eu teria que fazer uma conta conjunta com ela sendo eu como segundo titular. Sendo assim a transferência do salario si efetivaria normal sendo eu o segundo titular da conta?
    Os gerentes de ambos os bancos não sabem responder essa pergunta?

    Curtir

  46. Viviane says:

    Pessoal, Tenho conta salário no Banrisul a 3 anos e solicitei neste mês a portabilidade para o Santander, o problema é que verifiquei no primeiro mês que o valor da folha de pagamento não batia com o Ted. Fui até o Banrisul e me informaram que eu tinha uma pendência de cheque especial de uma outra agencia desde 2004 e que foi descontado 30% desta divida na portabilidade. Isto é correto? Em nenhum momento fui informada disto e não autorizei este desconto.

    Curtir

    • Olá Viviane,

      O banco somente pode efetuar um débito em conta com autorização do cliente. Geralmente no contrato de abertura de conta, consta uma clausula autorizando o banco a quitar eventual débitos contratados em outras agências e departamento. Neste caso, você precisa verificar o seu contrato e, acima de tudo, qual a origem do débito e porque o banco não notificou você sobre a pendência anteriormente.
      Cabe uma reclamação na ouvidoria do Banrisul e na ouvidoria do Banco Central.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  47. Aline Freire says:

    Olá…
    Meu banco atual é a caixa é salário e quero fazer a portabilidade para o Banco do Brasil. E até fui no banco dá caixa para fazer mas eles deram a entender que não compensaria e até nem daria. Eu gostaria de ter mais informações como fazer e se dá? Pq tenho empréstimo na Caixa cdC caixa é como eu escrevo essa carta…? Desde já muito obrigada!

    Curtir

    • Oi Aline,

      Voce pode solicitar a portabilidade a qualquer momento, tendo ou não dívidas com o banco. Para que seja feita, cada banco tem um modelo de solicitação para registrar a portabilidade. Peça para o atendente ou gerente de sua agência, preencha e tire cópia para que seja protocolada com você.

      Um ponto importante, no caso das parcelas a vencer do seu CDC o Banco pode reter o valor referente as parcelas mensais do seu CDC. Somente será transferido o saldo remanescente.

      Para outras informações, fale com a gente novamente ou consulte o post sobre conta salário aqui em nossa página.

      Ate mais

      Curtir

  48. RAYSSA K S CUNHA VIANA says:

    Boa tarde!
    Recebo meu salário no Bradesco, a conta que tenho é corrente, a salário eles deixaram escondida lá, só dizem o número da conta salário quando fazemos “barraco” para fazer portabilidade. Então eu gostaria de fazer a minha portabilidade para a caixa, só que tenho 4 cheques para entrar no Bradesco nos meses de março, abril, maio e junho, se eu conseguir fazer a portabilidade, o que devo fazer em relação aos cheques? Quando a pessoa for entrar com eles ela terá que entrar no bradesco ou na caixa? ~Dá algum problema com relação a isso? corre o risco do cheque voltar?
    Observação: minha colega de trabalho fez portabilidade do bradesco para outro banco e lá no bradesco foi passada a informação de que a empresa deposita em nossa conta salário e eles(bradesco) passam para a nossa conta corrente, sendo que não temos acesso ao número desta conta salário, no ato da portabilidade foi cancelada a conta corrente e deixou somente a salário, então quando o pagamento de todos funcionários caiu, o dela não caiu e o bradesco disse que a empresa não depositou na conta salário dela, porém a empresa alegou que a conta dela deu inexistente. Eis a questão, se a empresa depositava na salário normalmente todos os meses e o próprio banco passava pra corrente, porque que quando a empresa foi fazer a transferência a conta dela deu inexistente?
    Aguardo retorno das duas situações. obrigada!

    Curtir

    • Olá Rayssa,

      Em primeiro lugar, o procedimento de abertura de conta salário não envolve ter duas contas, é apenas uma. O funcionário do banco está usando de má fé e indo contra a lei e as normas do Banco Central. Minha recomendação é que se faça a reclamação na ouvidoria do Bradesco, pegue o número de protocolo e, logo em seguida, fazer uma reclamação na ouvidoria do Banco Central. Funciona rapidamente.

      Bem, mas ao fazer a solicitação da portabilidade, todo o saldo de sua conta irá ser transferido para outro banco e, sendo assim, o cheque poderá ser devolvido. Eu recomendo você que troque os cheques do bradesco por outros, de seu novo banco.

      No caso de sua amiga, fica evidente que NÃO existem duas contas. O que aconteceu, pelo seu relato, foi um erro administrativo. O banco não pode encerrar uma conta sem comunicar o titular correntista. Neste caso também recomendo acionar a ouvidoria do Bradesco e do Banco Central e registrar a queixa. O Bradesco é obrigado por lei, a ressarcir qualquer tipo de prejuízo que sua amiga tenha tido e re-estabelecer a conta com urgência.

      Para maiores informações consulte aqui em nossa página o post sobre conta salário. Se as dúvidas persistirem, fale com a gente novamente.

      Curtir

  49. Maria Lenice de Sousa says:

    Fiz um fiananciamento imobiliario em um banco mas recebo meu salário em outro,ja assinei o contrato do financiamento e paguei todas as taxas do contrato,porém,o gerente do banco em que fiz o financiamento está com o contrato e disse que só me entrega se eu transferir meu salário para lá,além das taxas que paguei o banco ja pegou meu fgts como entrada para o financiamento minha pergunta é; isso é legal ele pode reter o contrato para me obrigar a transferir meu salário? Se não for o que devo fazer?

    Curtir

    • Olá Maria Lenice,

      Voce deve verificar se existe esta obrigatoriedade prevista em contrato. Os bancos não podem fazer esta exigência porque ja cobram pelo crédito concedido mas, se houver esta clausula em contrato, não há o que fazer. Caso contrário, você pode fazer um boletim de ocorrência por coação, registrar uma queixa na ouvidoria do banco Central e do próprio banco.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  50. GIOVANI SANTOS says:

    Olá bom dia! sou servidor publico do estado da Bahia e fiz uma portabilidade do banco do brasil para o Bradesco. Minhas duvidas são as seguintes: minha conta hoje no banco tal banco bb se torna somente conta salario ? E pode a instituição descontar da minha conta salario um empréstimo que fiz quando a conta ainda era corrente? Quando digo empréstimo falo debito em conta ou debito automático? Sendo que já fiz essa mudança a mais de 1 ano. Me ajudem por favor. Muito obrigado.

    Curtir

    • Olá Giovani

      O Banco pode efetuar o débito compulsório, caso seja a parcela de um empréstimo antes de realizar a portabilidade do salário. Em caso de contas de serviço, você pode cancelar a autorização de débito pois enquanto não for feita, o banco poderá debitar.
      Estamos a disposição

      Curtir

  51. BOA TARDE
    EU ABRI UMA CONTA CORRENTE NO BRADESCO PARA RECEBER O SALÁRIO DA EMPRESA,NÃO É CONTA SALÁRIO É UMA CONTA CORRENTE,FUI TENTAR FAZER PORTABILIDADE PARA OUTRO BANCO, O BRADESCO NÃO PERMITIU DISSE QUE SÓ PODE FAZER A PORTABILIDADE QUEM TEM CONTA SALÁRIO E NÃO CORRENTE, ISSO PROCEDE?

    Curtir

    • Oi Luiza,

      Sim, a portabilidade somente pode ser feita a partir de uma conta salário. Neste caso, como a sua conta foi aberta para esta finalidade, você tem o direito de transforma-la para conta salário e usufruir do seus direitos, garantidos em lei.
      Se houver alguma outra dúvida, fale com a gente.

      Curtir

  52. Hebert Magno Matias says:

    Boa noite. Dúvida, abri uma conta no banco Santander para receber de uma determinada empresa mas fiz portabilidade para o banco do Brasil. Saí dessa empresa e entrei em outra que tmbm trabalha com o banco Santander. Posso utilizar a mesma conta ou preciso abrir outra pelo fato da conta ser cancelada no ato da portabilidade?

    Curtir

    • Olá Hebert,

      Não há necessidade de abertura de uma nova conta, desde que você ou o banco não tenha encerrado. O processo de portabilidade é vinculado a conta salário e pode ser mantida, mesmo mudando a empresa pagadora do salário.

      Estamos a disposição

      Curtir

  53. Wellington moura de Araújo says:

    Olá bom dia eu fis uma portabilidade do banco bradesco para a caixa no dia 15 de novembro de 2016 mais ate. Hoje não ouve. Transferência tive la no bradesco eles me disse que são com 90 dias para a vê a transferência eu queria sabe se e isso mesmo que eles falarão.

    Curtir

    • Olá Wellington,

      A lei diz que o banco deve receber o pedido da portabilidade com, nomínimo, 5 dias úteis de antecedência da data do pagamento. Logo, este prazo de 90 dias é abusivo e cabe reclamação junto a ouvidoria do bradesco e do Banco Central

      Estamos a disposição

      Curtir

  54. WENDELL FRANK DE ARAUJO says:

    FIS PORTABILIDADE DA MINHA CONTA CORRENTE, HA MAIS DE OITO ANOS DO BANCO DO BRASIL PARA CAIXA E RECENTEMENTE VOLTEI PARA O BANCO DO BRASIL.
    AI PASSADO UM MÊS DO MEU RETORNO AO BANCO BRASIL ELES ESTÃO ME COBRANDO UMA TAXA DE 3.50 DE TODOS ESSES MESES EM QUE EU ESTAVA COM MINHA CONTA EM PORTABILIDADE ISSO E CORRETO, POSSO SER COBRADO POR ALGO NÃO ESTAVA USANDO.

    Curtir

    • Olá Wendell,

      O BB esta contra a lei. Não se pode cobrar taxa de manutenção retroativa de uma conta salário que estava em portabilidade. Reclame junto a ouvidoria do BB e do Banco Central.

      Estamos a disposição.

      Curtir

  55. Michele Antunes says:

    Boa tarde, minha é pensionista ela recebe seu salario no banco Mercantil e fizemos um empréstimo consignado no mesmo banco para pagar ate ano de 2021. Porém recebi ontem dia 22/12/2016 um acarta enviada pelo banco Mercantil que a operação de empréstimo consignado foi cedida/transferida pelo banco Mercantil ao banco Bradesco, mantendo as mesmas condições de empréstimo ( valores, prazos e taxas) permanecendo sem alterações.sSó que no contrato não está escrito nada disso e na carta disseram que a cessão de crédito é uma negociação feita entre as instituições financeiras, na qual uma dívida é repassada de um banco para outro, prevista pelos artigos 86 a 298 do código civile que consta no contrato de empréstimo/célula de crédito bancário. Está correto?

    Curtir

    • oi Michele,

      Esta correto. As operações de cessões de crédito são comuns entre bancos e funcionam desta forma, conforme previsto nas leis mencionadas.
      Porém, se voce não estiver confortável com a situação, voce pode procurar outro banco e solicitar a portabilidade do empréstimo, desde que o mesmo banco lhe conceda crédito em melhores ou iguais condições.

      Mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

    • Boa tarde,
      Gostaria de saber qual é o procedimento necessário a se fazer neste caso: Sou professora efetiva e não tive meu salário pago pelo banco do Bradesco o qual está vinculada minha conta salário. Ao procurar a prefeitura da minha cidade eles afirmaram que o repasse foi feito, no entanto ao entrar em contato com o gerente do banco ele falou que houve um erro no repasse e que o nosso pagamento foi feito aos contratados e prestadores municipal, deixando desta forma nós efetivos sem direito ao pagamento do mês de dezembro 2016, todavia, alegando que o repasse foi feito de forma errada por erro do escritório de contabilidade da cidade. A quem nós professores devemos recorrer para ter o nosso dinheiro de volta?

      Curtir

      • Olá Camyla,

        Em primeiro lugar precisa-se averiguar onde está o erro. A folha de pagamento é feita através de troca eletrônica, entre prefeitura e banco.
        De qualquer maneira, a prefeitura é a responsável pela efetivação do pagamento e, sendo assim, as reclamações devem ser feitas através de meios legais junto a secretária de educação do município e ao tesouro municipal (representado pelo prefeito da cidade).

        Envolva a mídia para que atitudes covardes como essa não fiquem impunes.

        estamos a disposição.

        Curtir

  56. Erica Silva says:

    Boa noite!

    A empresa onde vou iniciar só trabalha com o banco Bradesco.
    Então abri uma conta corrente no Bradesco para receber meu salário.
    Porém, possuo um conta corrente no Itau à mais de 2 anos e gostaria de fazer a portabilidade. Sendo de uma conta corrente para outra conta corrente, é possível realizar esta portabilidade?

    Curtir

  57. Lucimar Gomes says:

    Olá!
    Fiz a portabilidade do Bradesco para o Banco do Brasil; após isto, o Bradesco debitou do cheque especial uma taxa de anuidade de um suposto cartão de crédito. Quero saber se isto é legal?
    A portabilidade não caracteriza o final da relação de consumo com o banco de origem?

    Curtir

    • Olá Lucimar,

      Se voce não solicitou o cartão e não houve desbloqueio do mesmo, a cobrança do banco é ilegal e cabe o pedido de ressarcimento, inclusive de juros cobrados referentes ao valor.

      A portabilidade em outras palavras, não finaliza o seu relacionamento com o banco, ela apenas viabiliza a transferência do seu pagamento para o banco de sua comodidade.

      Para mais informações, consulte o post sobre conta salário ou fale coma gente de novo.

      Curtir

  58. marcella souza de oliveira says:

    Boa tarde, adorei o artigo e queria tirar uma duvida.
    meu noivo possui conta corrente no santander, porém devido a um problema com a crefisa que todo mes esta descontando o valor antes do acordado, ele abriu um aconta corrente na Caixa economica, ele pode pedir portabilidade para a caixa sem autorizar que seja realizado o desconto da crefisa?. E como ele está devendo o cheque special do Santander eles podem se nagar a fazer a portabilidade?

    Obrigada, Marcella Souza

    Curtir

    • Olá Marcella,

      A Crefisa, no ato da contratação do empréstimo disponibilizou um contrato onde há uma autorização para débito em conta corrente que, em caso de comprometimento da renda total do devedor, pode ser contestada na justiça. Já o banco Santander não pode negar a solicitação de portabilidade mas pode efetuar descontos referentes a débitos em atraso. Em casos de dívidas além da capacidade de pagamento e que comprometam mais de 30% do salário, procure o banco e proponha uma renegociação para que o pagamento seja preservado.

      Estamos a disposição.

      Curtir

  59. A eempresa onde trabalho abriu uma conta no Itaú mas eu recebo no banco do Brasil fui no Itaú fazer a pôrportabilidade e o Itaú falou que tenho que esperar cair o primeiro pagamento para fazer será que é certo já que a conta já está aberta

    Curtir

    • Olá Peter,

      De acordo com a lei, o banco deve fazer a portabilidade do seu pagamento desde que a solicitação tenha sido feita com 5 dias úteis de antecedência. Porém, os bancos tem prazos diferentes para efetuar o procedimento.

      O importante é que voce faça a solicitação da forma correta para que não ocorram atrasos. Se tiver mais dúvidas, consulte post sobre conta salário aqui no blog ou fale uma gente novamente.

      Curtir

  60. Débora says:

    Boa tarde,

    Tive uma conta corrente no BRB, a qual fiz empréstimo consignado entre outros, fiquei algum tempo desempregada e parei de pagar, hoje estou trabalhando novamente, porém o banco debitou todo o meu pagamento, nunca me recusei a pagar porém a forma de pagamento que eles me concederam foi apenas uma inviável o pagamento da mesma, minha pergunta é se eu fizer portabilidade o banco não ira debitar novamente valores do meu salario mesmo eu ainda devendo, ou este é um risco que ainda corro de ficar sem pagamento novamente até que seja paga toda a divida?

    Curtir

    • Olá Débora,

      O banco pode debitar os débitos em atraso automaticamente se não houver proposta de renegociação. Voce deve fazê-la pois assim o BRB poderá descontar apenas 30% do seu pagamento para amortização do seus atrasos.
      Caso contrário, voce continuará sem pagamento.

      se houver outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  61. wilson mário fernandes de lima says:

    Boa tarde , fiz uma portabilidade da caixa para o banco do Bradesco , fui a te uma agência fiz uma conta espelho na caixa para que pudesse ser direcionada para o Bradesco , mas toda vez que é creditado o meu pagamento a caixa faz uma TED , desta forma não consigo obter as vantagens de cliente , tentei diversas vezes pedindo que quando recebesse meus proventos a caixa direcionasse o meu salário como proventos e não como TeD , o que devo fazer .

    Curtir

    • Olá Wilson,

      Sua queixa é mais comum hoje em dia. Os bancos ao invés de abrirem uma conta salário, oferecem outras serviços como cartões de crédito, cheque especial, entre outros que são provenientes de uma conta corrente normal. Embora voce receba seu pagamento nesta conta, ela não vai ter os benefícios da conta salário.

      Voce deve, já que sua empresa efetua o pagamento de seu salário na Caixa, pedir a conversão para conta salário.

      Veja o post sobre conta salário aqui no blog e verifique o que é mais conviniente para voce.

      Curtir

  62. Olá,

    Eu cancelei minha conta corrente no Banco Bradesco e abri outra conta corrente no Banco Caixa Econômica. Contudo, ao cancelar minha conta corrente no primeiro Banco NÃO havia informado que desejava fazer portabilidade bancária. Por conta disso, meu salário do mês de Novembro não foi creditado na minha nova conta corrente da Caixa. Como sou funcionário estatutário, fui informado que minha conta salário NÃO foi cancelada, mas o banco pediu-me que aguardasse entre 5 a 10 dias para poder receber. Pergunto: isso procede? corro o risco de NÃO receber?
    agradeceria muito se respondesse. Abraços
    alexandre.aguiar31@gmail.com

    Curtir

    • Olá Alexandre,

      O procedimento do Bradesco ao cancelar uma conta salário sendo o banco o próprio pagador é um erro administrativo. A conta corrente e o pagamento de salário são duas coisas diferentes e sendo assim, a sua reclamação deve ser feita para o seu agente pagador, no caso o próprio banco.

      Ate mais.

      Curtir

  63. Flavia says:

    Quero fazer portabilidade do banco do Brasil para o Bradesco.sou servidora pública.gostaria q entrassem em contato comigo.

    Curtir

  64. Leonardo Silva says:

    Bom dia, recebo meu salário numa conta salário do Itaú. Gostaria de saber se é possível que eu receba na minha conta corrente universitária do Santander utilizando a portabilidade. É cobrado?

    Curtir

  65. Luis Eduardo says:

    Tenho uma conta corrente no BRB, tem como transferir para o BB e ficar com o mesmo limite de credito que eu tinha no BRB?
    Posso deixar de ter a minha conta corrente no BRB e voltar para uma conta salario?

    Curtir

    • Olá Luis Eduardo,

      A conta salário é um instrumento de recebimento de pagamento, com regras específicas. Quando voce vincula outros serviços bancários ela perde a característica e o banco pode restringir os serviços caso voce decide fazer a portabilidade, é um direito.
      Para maiores informações sobre conta salário, consulte o post sobre o assunto aqui no blog.

      Curtir

  66. Cristiane says:

    Boa tarde

    Tenho uma conta caixa fácil onde a empresa deposita meu salario, queria saber se posso fazer portabilidade dessa conta para minha conta corrente no itau.

    Curtir

    • Olá Cristiane,

      A portabilidade somente é permitida se for conta salário. Como a empresa deposita o seu pagamento nesta conta, voce pode faze-la para sua conta no Itau, sem custo de transferência e como determina a lei.
      Para mais informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      Até mais

      Curtir

  67. boa tarde sou policial militar da reserva do DF, recebo pelo BRB, mas quis eu no dia de hoje 03 de novembro deste ano dirigi me a uma agencia da caixa agencia 3001 em santa maria Df, para uma conta corrente para transferir meu salario através da portabilidade, e a gerentes informou que não posso abri devido ao cpf ter restrição, por que as contas da caixa e consigandos de pacotes de serviços, que na qual informei que não queria estes pacotes cheque especial cartão credito, a mesma informou que as condiçoes para abrir uma conta na caixa é com estes pacotes. fiquei surpreso, pois eu queria apenas uma conta para sacar meu pagamento através da portabilidade, pergunto é legal, a atitude da caixa em exigir venda casada de pacote de serviços, a portabilidade como prevê resolução do cliente receber seja qual for o banco, não está ai servidor tendo seu direito, lesado!

    Curtir

    • Olá Ernandes,

      O seu pagamento já é feio diretamente em conta salário junto ao BRB. Os bancos, de forma prevista em lei, podem realizar ofertas de serviços para abertura de conta corrente, com ou sem cobrança de tarifas.

      Sendo assim, a Caixa pode oferecer pacotes vinculados a abertura da conta, podendo o cliente aceita´-las ou não. O banco somente seria obrigado a abrir a conta corrente sem a cobrança ou oferta de serviços, se o agente pagador de sua aposentadoria ou salário, fizesse a solicitação para abertura.

      Se houver outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  68. Andrea says:

    a empresa em que trabalho faz pagamento pelo banco do brasil e eu tenho uma conta corrente no itau e uma poupanca na caixa mas eles me disseram que nao posso usar nenhuma das duas para receber meu pagamento e que devo abrir uma conta poupanca no banco do brasil para poder receber. isso e correto, gostaria de usar a minha conta do itau

    Curtir

    • Olá Andrea,

      A empresa é livre para escolher o banco onde fará o pagamento de seus funcionários. Neste caso, voce pode abrir uma conta salário (não conta poupança) no Banco do Brasil a pedido da empresa para receber e fazer a portabilidade de seu pagamento para a sua conta no Itau.

      Assim determina a lei.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  69. Ferreira says:

    Tenho conta no santander com um empréstimo pessoal em debito automatico, como faço para tirar de debito automático e caso opte pela portabilidade bancaria ele poderá ainda cobrar o emprestimo? Pois a empresa que trabalho só deposita nele.

    Curtir

    • Olá Ferreira,

      No contrato de empréstimo assinado com o banco, consta clausula para débito automático. Para revoga-la, somente com a concordância do banco ou que voce apresente garantias de pagamento vinculadas a conta corrente. Em caso de optar pela portabilidade do salário, o banco poderá reter o valor da parcela referente ao empréstimo.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente

      Curtir

  70. Felipe Cortez says:

    Olá, boa noite, tenho conta corrente no Banco Itaú e a empresa que estou trabalhando agora solicitou uma conta na Caixa para que eu possa receber meu salário. Gostaria de receber meu salário na conta do Itaú, mas terei que abrir uma conta corrente na Caixa.Vi que apenas a empresa pode abrir uma conta salário e gostaria de saber se é possível fazer a portabilidade de conta corrente para outra conta corrente? Ainda não fui até uma agência da caixa para abrir a conta pois estou com dúvidas em relação à como poderei fazer para receber meu salário no banco Itaú.

    Curtir

    • olá Felipe,

      A solicitação da empresa para abertura da conta na caixa com propósito específico para recebimento do salário, lhe garante o direito da abertura da conta salário e também o direito de fazer a portabilidade do seu pagamento.
      Eventualmente, o gerente da Caixa poderá fazer algum esforço comercial no sentido de reter a sua movimentação no banco. Isto é normal assim como é normal o direito de recusar e persistir na portabilidade, porque é sei direito e esta previsto em lei.
      Para maiores informações sobre a conta salário, consulte post específico aqui no blog no link http://wp.me/p2hxwj-7z .
      Se as dúvidas persistirem, fale com a gente novamente.

      Curtir

  71. Luis antonio says:

    Ola amigo boa noite
    Bem gostaria de uma informação,
    A firma ao qual trabalho faz os pagamentos “conta salario” no banco do brasil, mas os emprestimos consignados são feitos somente no banco santandher, não sei o por qual motivo isto ocorre, mas isto ocorre, Bem fiz um emprestimo consignado no banco santhander, mas continuo a receber o salario no banco do brasil, a pergunta é eu posso fechar a conta do Santhander, ja que eu não tenho vinculo nenhum com ele, somente o emprestimo em folha ao qual ele debita diretamente do meu salario?

    Curtir

    • Olá Luis,

      Sim, nem o banco nem a sua empresa pode obriga-lo a manter a conta aberta em decorrência do empréstimo consignado. Caso haja alguma clausula contratual que mencione a abertura e manutenção da conta corrente, voce pode solicitar o cancelamento conforme determina a lei.

      Se houver outras questões, fale com a gente novamente.

      Curtir

  72. Gabriela Mainenti says:

    Boa tarde! Gostaria de tirat uma dúvida: para fazer a portabilidade do Santander para um outro banco, preciso ir até a agência de origem, ou posso solicita-la em qualquer agência Santander? Obrigada!

    Curtir

    • Olá Gabriela,

      O processo sempre é mais assertivo quando voce solicita diretamente na agência onde voce possui a conta salário, independente da possibilidade de poder fazer em qualquer agencia. Para mais informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      estamos a disposição.

      Curtir

  73. Angela says:

    Gostaria de saber se é verdade tem um amigo que quer faser uma transferência em minha conta mas i banco dele e fora do Brasil e o banco dele exigiu eu pagar as taxas antes do dinheiro entrar em minha conta o banco dele falou que assim que eu pagar com 24 horas o dinheiro entrar em minha conta gostaria de saber se isso existe mesmo ou e uma fraude

    Curtir

    • Oi Angela,

      Não existe este procedimento, isso é uma fraude. O processo de transferência de recursos internacionais são feitas sem nenhuma tarifa ou taxa para quem recebe o depósito.

      Se tiver mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  74. vaimor leal figueira says:

    ola, sou aposentado pela previdencia e recebo no b Bradesco e infelizmente aconteceram coizas que nao foram de meu agrado incluzive um mal atendimento, e entao eu gostaria de fazer a portabilidade. quais seriam o procedimento para que eu passe a receber no b Brasil.aguardo muito obrigado

    Curtir

    • Olá,

      Voce deve procurar o posto de atendimento da previdência e solicitar a transferencia do pagamento do benefício. O processo pode demorar até 2 pagamentos para que seja efetivado, mas é a maneira mais segura.

      Estamos a disposição

      Curtir

  75. Primeiramente parabéns pela atenção que você dá aos comentários e dúvidas do pessoal. Muito legal! Parabéns.

    Minha dúvida é a seguinte: eu tenho duas contas correntes: uma no SANTANDER e outra no ITAU. A empresa que eu estou trabalhando precisa de uma conta no SANTANDER para depositar meu salário. O que eu fiz, foi dar minha AG/CC do SANTANDER para que eles o depositassem. Perfeito, logo na primeira semana, eu fiz portabilidade do meu salário para o ITAU. O que eu queria saber é o seguinte: caso eu CANCELE minha CC no SANTANDER, a empresa conseguiria, mesmo assim, depositar meu salário, devido à portabilidade?

    Obrigado! e Sucesso!

    Curtir

    • Olá Matheus,

      Não há possibilidade de ser efetuado a portabilidade se não houver a conta corrente ou conta salário. O que deve ser ressaltado é que uma vez registrado a portabilidade na sua conta no Santander, o banco não pode cobrar nenhuma tarifa de manutenção ou serviços, desde que todos estejam cancelados.

      Em caso de outras dúvidas, fale com gente de novo.

      Obrigado pelo elogio e se tiver críticas e sugestões para que possa melhorar o blog, serão bem vindas.

      Curtir

  76. Kelli Alves Leme says:

    Bom dia
    No dia 15 de março de 2016, solicitei ao Banco Bradesco a Portabilidade de minha Conta Salario para outro banco,pois bem o Bradesco estava realizando normalmente agora no mês de setembro ele cancelou a solicitação de portabilidade de conta salario, fiz reclamação no BACEN, eu nunca solicitei nem senha nem cartão da minha conta salario no Bradesco pois não queria meu salario la, o que devo fazer para o banco não ficar todos os meses com meu salario, tenho o pedido Protocolado pelo Bradesco,tive que ir na agencia a moça do caixa me disse que nunca ouve o pedido de cartão,os bancos estão de greve e não sei como resolver tenho protocolado o pedido, mais eles si negão a fazer a portabilidade.

    Curtir

    • Olá Kelli,

      De acordo com a Lei, o banco não pode cancelar ou se recusar a fazer a portabilidade. Faça uma reclamação na ouvidoria do próprio Bradesco e também uma segunda reclamação no BACEN, esta já com o número de protocolo da reclamação feita na ouvidoria do bradesco.

      Se houver mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  77. Mariana says:

    Olá, fiz portabilidade do santander para o Itaú (onde tenho conta há muitos anos), e recebo meu salário todo dia 10 e ele cai no itau no mesmo dia. Esse mês porém meu dinheiro não caiu e eu recebi um e-mail do santander falando que minha conta está bloqueada (achei que no momento da portabilidade a conta já tivesse sido encerrada). Eles podem deixar de transferir meu salário? Como resolver isso em época de greve dos bancos?

    Curtir

    • Olá Mariana,

      Voce deve verificar qual o motivo para que o salário não foi transferido. Se o processo estiver registrado corretamente e não houver nenhum débito pendente no Santander, a portabilidade deve ser feita.
      Em tempos de greve bancária, procure efetuar o atendimento através da central de atendimento no telefone 4004 – 3535 (capitais) ou demais localidades 0800 – 702 -3535

      Se houver mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  78. alana bonini says:

    Boa noite ..
    Eu estou querendo fazer a portabilidade da caixa federal onde possuo conta poupanca ha 9 anos para o bradesco onde abri recentemente a conta corrente e poupanca..
    No bradesco me informaram que logico que eles nao vao querer mas e um direito meu…sera que vai ter algum problema?
    Obrigada

    Curtir

    • Olá Alana,

      O banco não pode negar o seu direito a fazer a portabilidade ou a transferência de sua conta, a lei não permite. O que deve ser avaliado, neste caso, são as vantagens que voce pode obter em serviços e tarifas analisando as propostas de ambos. Pare, reflita sobre os motivos que a levaram a abrir outra conta.

      Até mais

      Curtir

  79. Bom dia! ao fazer a portabilidade pra outro banco o cartao de credito é cancelado tbm?

    Curtir

  80. Preciso de ajuda,sou pensionista e tenho um consignado junto al banco pan.
    Venho tentando fazer a portabilidade a 4 meses e nao consigo,toda vez que coloca a proposta de portabilidade una parceira do banco pan a RFConsultoria cancela a portabilidade e entra com un refinanciamento sem meu conhecimento,autorizacao,documentos e assinatura.
    Agora tentei cancelar esse refi junto ao banco pan o mesmo se recusou,liguei em 3 números nenhum é dessa RF.
    O que devo fazer agora,

    Curtir

    • Olá José,

      Este procedimento não pode ser feito sem a sua autorização expressa. Entretanto, se existe parcelas em atraso, o banco pode num primeiro momento negar a portabilidade ate que o saldo devedor seja quitado ou o banc pode amortizar o valor das parcelas antes de efetuar a portabilidade.

      Quanto a empresa, verifique se ela não atua de forma ilegal. Questione o Banco Pan através de sua ouvidoria. Caso não obtenha esclarecimento satisfatório, registre uma queixa na ouvidoria do Banco Central.

      estamos a disposição.

      Curtir

  81. jose pedro says:

    Boa noite preciso de ajuda estou tentando fazer uma portabilidade do banco pan a 4 meses,toda vez que coloco a proposta uma representante do banco pan a RF Consultoría cancela a portabilidade e entra com refinanciamento sem meu conhecimento pois moro ha 500km de Sao Paulo e a RF Consultoría fica na capital.
    Agora o banco pan nao quer cancelar esse refi,falam que tem que ser a RF só que os 3 telefones que me deram nenhum e da RF e nao acho em lugar nenhum.
    O que devo fazer?
    Ja que o banco pan se revisa a cancelar.mauei

    Curtir

    • Olá Jose Pedro,

      Para entender seu problema é necessário saber se você possui algum empréstimo consignado, no banco Pan ou na RF consultoria. Somente se for este o caso, o banco Pan pode recusar a fazer a portabilidade.

      Verifique o contrato de empréstimo, caso haja, e volte com a gente.

      Curtir

  82. Por favor, me tire uma dúvida:
    Eu tenho conta poupança na Caixa Econômica, e a empresa onde trabalho, abriu conta salário no Santander.
    Para não ter que sacar todo mês o dinheiro da conta salário (Santander) e andar com esse dinheiro pela rua pra depositar no meu banco (Caixa Econômica), o Santander me sugeriu que eu abrisse outra conta na Caixa Econômica, porém deveria de ser conta corrente, pois a portabilidade do dinheiro não poderia ser feita de conta salário para conta poupança!
    Abri a conta corrente na caixa, e ai começaram as surpresas, todos os dias eles me cobram iof, juros e outras taxas sendo que, o máximo que eu uso, é o cartão de débito e transferência entre minha duas contas, ambos no mesmo banco (Caixa Econômica.)

    Essas informações que o Santander me passou procede, ou eu tenho o direito de pedir a portabilidade pra receber meu salário usando minha conta poupança da Caixa?

    Curtir

    • Olá Alan,

      O Santander lhe informou errado. A portabilidade pode ser feita para uma conta depósito em outro banco, seja ela poupança ou corrente, individual e do mesmo titular da conta salário.
      Quanto as débitos, confronte o extrato de movimentação e, caso não tenha ocorrido saldo devedor, faça uma reclamação na ouvidoria da Caixa e do Banco Central solicitando o estorno das taxas cobradas indevidamente.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente

      Curtir

  83. vaimor leal figueira says:

    ola estou tendo problemas com o banco devido a movimentos q desconheço o banco se faz parecer q a culpa e minha por acessar a conta via internet, entao pra evitar transtornos futuro preciso imediatamente mudar de banco e uma conta corrente porem pra receber o beneficio pois sou aposentado penso no bBrasil pois poderia receber pelo correio ou a Caixa qualquer um ajudaria. como devo proceder pra q isso seja feito
    muito obrigado

    Curtir

    • Ola Valmor,

      A portabilidade pode ser feita de duas maneiras. A primeira, é fazer a solicitação no banco onde você recebe o benefício, preenchendo e protocolando formulário específico fornecido pelo próprio banco. A segunda é você procurar um posto de atendimento do INSS e solicitar a mudança de banco e agencia para o depósito de seu benefício.

      Outras dúvidas, volte com a gente.

      Curtir

  84. Olá,
    Recebo meu salário pelo Itau, mas a conta não é salário, pois o GPA não aceita este tipo de conta. Posso solicitar portabilidade? O banco continua cobrando taxa de manutenção?

    Curtir

    • Olá Hélio,

      Em primeiro lugar é preciso verificar qual o acordo entre empresa e banco para que o pagamento seja feito e do contrato de abertura da conta que você assinou. A lei permite que você possa transformar a sua conta em salário e fazer a portabilidade quando lhe convier. Entretanto, é necessário verificar os contratos primeiro. Fale com o RH de sua empresa e esclareça estes detalhes.

      Se houver outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  85. alexsandre says:

    tenho uma cota salario quero fazer a portabilidade para uma conta poupança
    pode?

    Curtir

  86. Eu paguei minha divida no bradesco pq estava precisando urgente de um emprestimo,depois que paguei a gerente me disse que eu so podia fazer o emprestimo com trinta dias,e nesta conta eu recebo do inss pensao por morte,eu posso fazer a portabilidade me ajude

    Curtir

  87. Eduardo says:

    Eu fiz a portabilidade do empréstimo consignado do banco Itaú para o Santander, no caso tinha 38 parcelas que faltava, o Santander quitou o Itaú então devo para o Santander, a minha dúvida é: descontou essa parcela 38 do Itaú eu terei o estorno desse valor?

    Curtir

    • Eduardo,

      No ato da portabilidade, o banco quita o saldo devedor total e, através de um extrato de quitação, você consegue verificar quantas parcelas foram baixadas e transferidas para o outro banco. Solicite o extrato e confronte os valores e parcelas.

      Em caso de mais dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  88. Cristiane says:

    Ola boa tarde. Primeiramente agradeço pela orientação quanto a outra pergunta que eu fiz. Bom realmente a gerente do santander estava me enganando…quanto a portabilidade de crédito que ela diz que estava fazendo do BB para o santander. Bom minha pergunta é o seguinte mandei um email para o banco central para abrir uma reclamação e eles me pediram o CIP, o numero do contrato da operação de crédito, a data da requisição e o motivo da recusa…o caso é que a gerente do santander está se recusando a fornecer esses números para mim. Está correto isso. Estou desesperada e indignada com oque ela me fez. E estou pensando em mover um processo contra ela. Ela confessou ontem que mentiu que ja sabia que poderia não dar certo e mesmo assim ela me fez gastar mais de 5 mil reais para limpar meu nome e mais me fez fazer seguro e tudo mais na promessa de dar certo. Agora ela esta dizendo que vai ser mandanda embora por justa causa se me fornecer esses documentos…e sem esses números eu não consigo nem registrar uma reclamação no banco central. Por favorr me responda o mais breve possível estou sem saber oque fazer. Obrigada.

    Curtir

    • Olá Cristiane,

      Em primeiro lugar, sua resposta ficou no Spam, me desculpe pela demora na resposta.
      Mas vamos lá. Voce não pode ser prejudicada por erro intencional de uma outra pessoa pois, mais tarde esse erro pode prejudica-la mais ainda. Então, procure o gerente principal da agência e resolva sua questão.

      Até mais

      Curtir

  89. tenho conta no mercantil migraram minha conta para outra agencia, mas tenho cheques a entrar, os cheques vão voltar, ou entram normalmente?

    Curtir

    • Olá Igor,

      O Cheques devem ser compensados normalmente. Porém é importante verificar com o banco, qual o prazo para que a compensação dos cheques com a antiga agência continue sendo feita.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato.

      Curtir

  90. Levi Castro Moreira dos Santos says:

    Olá. Gostaria de saber se posso protocolar meu pedido de portabilidade em qualquer agência do meu banco, ou somente na agência da conta. Obrigado.

    Curtir

    • Oi Levi,

      Este processo varia de banco para banco. O que recomendo é que o processo seja feito diretamente na agência onde voce possui conta corrente para que a solicitação seja protocolada pelo gerente de sua conta.

      Até mais.

      Curtir

  91. Victor Andrade says:

    Perguntei pro gerente (Brasdesco) se teria taxa de portabilidade da conta salário se transferisse minha conta da Caixa pro Bradesco e ele me informou que não, isso é vdd ?

    Curtir

    • Olá Victor,

      A portabilidade somente se aplica a salário, empréstimos e outros produtos financeiros. Em relação a conta corrente, trata-se de abertura de uma nova conta que esta sujeita a cobrança de tarifas descritas no contrato de abertura de conta.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  92. Cristiane says:

    Boa tarde, sou pensionista do spprev e recebo pelo BB, tenho consignados…fiz a portabilidade para o banco Santander com a promessa de que o banco santander compraria minha dívida com o BB e refinaciaria com taxa menor e sobraria uma margem de crédito para mim estar pegando algum dinheiro…. mas ja faz mas de um mês isso…a gerente fala que está aguardando a resposta do BB e que eles podem recusar…mas antes de abrir a conta ela tinha me dado certeza de que daria certo. Gostaria de saber se está correto esses procedimento ou se fui enganada apenas para estar abrindo a conta no santander, que no meu caso me pediu até pra fazer um seguro…coisa que eu não queria…dizendo que se o fizesse seria mais fácil para o banco estar comprando a minha dívida…além de me fazer gastar oque eu não tinha para estar limpando meu nome que estava restrito com a garantia que iria dar certo e até agora nada. Obrg

    Curtir

    • olá Cristiane,

      O processo de transferência de dívida entre bancos também é chamado de portabilidade de crédito. Este processo é amparado por lei e não CABE AO BB recusar a sua solicitação. Verifique com sua gerente no Santander se o processo foi feito corretamente e caso a resposta não seja adequada, registre uma reclamação na ouvidoria do próprio Santander e na ouvidoria do Banco Central. Esta prática adotada pela gerente não condiz com a realidade do processo.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  93. Ola!
    Tenho uma dívida com o banco santander, um credito pessoal, só que por eu ter sido desligado da empresa nao consegui honrar com as parcelas. Consegui me reempregar após 8 meses e entrei em contato com o banco tentando uma renegociação mas os valores sao exorbitantes. Posso fazer a portabilidade do Santander para outro banco sem que meu salario venha a ser retido? Pois a moça da agencia que fica dentro da empresa disse que meu salario será retido e que eu serei obrigado a renegociar. Mas o valor da parcela esta fora totalmente do meu orçamento. Esposa desempregada e gravida de uma filha nao planejada. Estou a ponto de morrer. Me ajude. Obrigado. O que devo fazer?

    Curtir

    • Olá Felipe,

      Em primeiro lugar, abra uma conta salário e não conta corrente normal, conforme detalhes a seguir.

      De acordo com as resoluções 3.402 e 3.424 do Bacen (resoluções que normatiza a utilização de serviços bancários) existem condições que salvaguardam o direito de posse do crédito do salário / benefício. Segue abaixo, trecho das resoluções e a minha interpretação:

      As duas resoluções falam sobre os procedimentos (direitos e obrigações) para utilização da conta-salário. De acordo com o art 5, parágrafo 1 da resolução 3.402 do bacen, os recursos SOMENTE PODEM SER MOVIMENTADOS PELO BENEFICIÁRIO. Logo o banco, de acordo com a resolução, NAO PODE efetuar débito ou bloqueio de recursos na sua conta salário POR INICIATIVA PRÓPRIA.

      Em referência a resolução 3.424, no artigo 4 diz que…” a instituição financeira pode transferir automaticamente para conta de depósitos da qual o beneficiário seja titular, ou um dos titulares, aberta por sua iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de pagamento em 5 DE SETEMBRO DE 2006. Logo, se a conta foi aberta após esta data, o banco deve seguir o que determina a resolução 3.402, mesmo que a modalidade da conta não tenha sido salário.

      Já de acordo com art 5 que segue na resolução 3.424, cabe ao titular da conta salário manifestar-se por escrito, bloqueando a autorização (caso tenha sido feita) do débito das parcelas, cartões de crédito e empréstimos desvinculando do crédito do salário/benefício.

      Em complemento ao processo, registre por carta, um pedido de renegociação de seus débitos alegando alto comprometimento da renda familiar e protocole junto ao banco. A renegociação deve ser feita de forma a não prejudicar o orçamento familiar.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente.

      Curtir

  94. Daniela says:

    Olá estou querendo fazer um consignado, e o banco quer que o meu salário seja depositado no banco deles, eu não quero mudar de banco sendo que consignado e descontado em folha. Eles falaram que se o salário não cair no banco deles o empréstimo não será liberado! Isso está certo???

    Curtir

    • Olá Daniela,

      A concessão de crédito é de caráter discricionário da instituição financeira e um produto bancário. Sendo assim, o banco pode exigir contrapartidas para liberação de empréstimos ou até mesmo nega-los.. Neste caso, recomendo a voce, solicitar no próprio banco onde recebe o pagamento.
      Lembro que o limite de endividamento no consignado é de 35% de sua renda.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente.

      Curtir

  95. Edigar Martins says:

    Bom dia!!

    Fiz a portabilidade do banco Santander para o Bradesco, porem mantive um empréstimo consignado com o Santander. O que eu quero sabe é; o Santander pode descontar o total devido do meu empréstimo consignado da minha verba rescisória. ***Fui demitido pela empresa*** ?

    Curtir

    • Olá Edigar,

      É comum aos bancos, quitar o saldo devedor de todos os créditos consignados, caso ocorra rescisão do contrato de trabalho.

      Porém, é necessário avaliar o contrato de empréstimo e verificar se há clausula que conste esta situação. Conforme descrito na lei, entende-se que a verba rescisória ou indenizatória, é composta por:

      saldo de salário;
      salário-família proporcional;
      13º salário proporcional;
      férias proporcionais;
      férias vencidas, se tiver mais de um ano de serviço na empresa;
      aviso prévio;
      montante do FGTS, recebendo em mãos o que ainda não foi depositado;
      40% sobre o montante do FGTS.

      Neste caso, o banco poderá efetuar descontos proporcionais somente aos valores referentes ao salário, excluindo valores referentes ao FGTS, salário-família e 13o salário.

      Em alguns casos, a justiça acionada, proibiu o banco de efetuar a quitação antecipada ou descontos proporcionais sobre a dívida consignada. Sendo assim, se for necessário, acione um advogado.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  96. Veranice says:

    Olá boa tarde, posso fazer portabilidade da minha conta salário no HSBC para uma conta poupança na caixa? Desde já agradeço

    Curtir

  97. Fernando says:

    Bom dia. Sou Fernando. Recebi um telefonema de um banco para fazer a portabilidade de um empréstimo . À princípio achei vantajoso pois iria diminuir o saldo devedor e teria ainda um retorno financeiro de volta. Por telefone autorizei e assinei os contratos enviados por e-mail. Devolvi. Dias depois recebi um telefonema do banco onde tenho o empréstimo e eles me fizeram uma contra-proposta muito melhor por ser cliente antigo no banco. O outro banco que assinei a portabilidade pode criar problemas ou eu tenho direito a essa desistência?
    Obrigado.

    Curtir

    • Olá Fernando,

      Voce pode cancelar a portabilidade do empréstimo, desde que observado o contrato assinado. Verifique se existe alguma clausula restritiva ou punitiva em relação ao cancelamento.
      Perante os dispositivos do banco central, é possível o cancelamento, desde que observado o contrato.

      Se houver outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  98. Boa tarde!! Recebo meu salario pela caixa e queria pedir portabilidade pra outro banco mais estou devendo cheque especial.. mesmo assim posso pedir portabilidade? A dívida do cheque especial vai continuar sendo descontada? Desde ja agradeço.

    Curtir

    • Olá Maria,

      Voce pode solicitar a portabilidade a qualquer momento e o banco não pode negar. Porém, é de direito do banco efetuar o desconto de saldos devedores, parcelas de financiamento em atraso ou outros débitos antes de efetuar a portabilidade do salário.

      Para que voce resguarde seu salário, recomendo procurar o seu gerente e renegociar o saldo devedor do cheque especial e cancelar o limite.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  99. Olá eu fiz portabilidade de salario do banco santander para itau
    Mais tenho uma duvida
    Marca no extrato itau ted.
    Isso é normal ?
    E o banco itau fica sabendo que esse ted é salario
    Oque devo fazer.para que o banco saiba que é meu salario para que eu consiga credito no banco

    Curtir

    • Olá Souza,

      O processo é assim, registrado o crédito como TED. Para que voce possa solicitar liberação ou aumento de suas linhas de crédito, voce deve apresentar sua comprovantes de pagamento junto ao banco.

      Ate mais

      Curtir

  100. mateus says:

    Ola meu nome é mateus ,fiz a portabilidade bancaria de salario mais meu salario nao caio pois meu vale caio dia 20 no sabado ai eu tenho que recebe na segunda dia util mais fui de manha nao caio nada ainda ? Dwmora assim para cair o meu vale

    Curtir

    • Olá Mateus,

      Se voce solicitor a portabilidade com no mínimo 5 dias úteis de antecedência, o salário deveria ser transferido no mesmo dia do depósito em sua conta. Verifique junto a sua agência o prazo que foi registrado o processo.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente.

      Curtir

  101. Boa noite! Fiz uma portabilidade do banco do Bradesco para o banco do Brasil, precisei trocar a agência do banco do Brasil e foi trocada o número da conta e da agência. Quando o meu salário cair ele vai ficar na conta do Bradesco?

    Curtir

  102. Alisson says:

    bom dia quero tira uma duvidas tinha uma conta corrente no bb e agora tenho uma conta salario e fui pedir pra fazer portabilidade pra o bradesco e o bb que que eu quito um debito da conta corrente pra libera a portabilidade isso pode

    Curtir

  103. Boa tarde meu nome é Admir fiz a portabilidadedo banco Itaú para caixa devido estar tentando um financiamento de uma casa mas estou com problemas toda vez q preciso sacar ou pagar contas preciso ir ao banco para desbloquear o cartão da caixa já reclamei a gerência já fiz a digitaluzação dos documentos para a central q fica em Poços de Caldas mas não adiantou o q devo fazer?

    Curtir

    • Olá Admir,

      Neste caso faça uma reclamação na ouvidoria da CEF e também na ouvidoria do Banco Central a respeito do problema. De acordo com as normativas do próprio Banco Central, os bancos tem um prazo de 10 dias úteis para solução do problema.

      Curtir

  104. Alberto Fadini says:

    Bom dia,

    Fiz a portabilidade da minha conta do Banestes onde uso apenas para receber meu salario para a minha conta corrente do Santander, porem o Banestes ainda continua me cobrando taxa de manutençao. Isso é legal??

    Curtir

    • Olá Alberto,

      O banco não pode cobrar tarifas de conta salário, conforme determina a normativa do Banco Central do Brasil. Consulte o post sobre conta salário aqui no blog para maiores informações.

      Persistindo as dúvidas, entre em contato com a gente novamente.

      Curtir

    • Jose paulo says:

      A taxa conbrada deve ser acesta de serviços, basta vo e ligar no SAC do seu banco e fazer o cancelamento, ficando assim isento dessa cobrança.

      Curtir

  105. welington barros says:

    bom dia´tenho conta corrente no santander no qual estoou devendo cheque especial e emprestimo,se eu pedir a empresa que trabalho para depositar meu salario em uma conta salario ,o banco pode continuar a descontar os valores mesmo sendo uma conta salario.

    Curtir

    • Olá Wellington,

      Voce pode e DEVE solicitar ao banco a mudança de sua conta para Conta Salário. Porém, uma vez incorporado outros serviços a sua conta, o banco vai poder exercer o direito de cobrança de eventuais saldos devedores. Neste caso, voce deve negociar o cancelamento do cheque especial através da quitação do saldo devedor ou parcelamento do mesmo.
      O pagamento do cheque especial e das parcelas do financiamento não devem ultrapassar 35% do seu salário bruto, conforme descreve a lei do consignado e por decisões judiciais. Entretanto, o banco pode negar o acordo e, caso isso aconteça, voce deve procurar um advogado e forçar uma renegociação de suas dívidas.

      Em caso de outras duvidas, entra em contato com a gente.

      Curtir

  106. Boa tarde, recebo pelo bradesco e nele tenho um empréstimo consignado, tive que me operar em abril e atrasei as parcelas até hj, fui tentar negociar e o banco n teve solução, minha conta está 4 mil negativo, assim quando meu salário Cair n sobrará nada pra mim. Minha pergunta é se eu fizer a portabilidade para outro banco quando o eu salário cair o bradesco pode comer tudo ou tem que depositar o mesmo valor pra nova conta ?

    Curtir

    • Oi Cezar,

      O salário va abater o saldo devedor pois ao aceitar cheque especial, empréstimos, cartões, etc. a conta salário perde a característica de ser uma conta depósito somente para recebimento de sua remuneração.

      Porém, se o abono ainda mantiver o status de conta salário, voce pode solicitar a portabilidade. De acordo com a lei do consignado, o limite máximo a ser descontado do seu salário direto na folha de pagamento, é de 30%.

      Verifique na sua agência e exija o cumprimento da lei e, caso não seja atendido, registre uma reclamação na ouvidoria do Banco Central.

      Curtir

  107. Evelyn Gomes says:

    Ola, Boa Noite! Fiz a portabilidade da minha conta salário do Itaú,p ara que toda vez que cair, ir direto para minha conta corrente da Caixa. Fiz a solicitação na quarta dia 03/08/16, mas até hoje o meu salário não caiu na minha conta da Caixa. O que vc acha que pode ser ?

    Curtir

    • Oi Evelyn,

      O pedido de portabilidade deve ser feito com no mínimo 5 dias úteis de antecedência da data do seu pagamento para que o processo funcione. Este prazo pode variar de banco para banco e recomendo que verifique na sua agência qual o prazo que a portabilidade vai ser efetivada.

      Curtir

  108. debora silverio says:

    Olá boa noite queria tirar uma dúvida ; fiz a portabilidade do BB para Caixa ; no holerite a data de pagamento está dia 05/08, fui pagar conta às 16:30 no caixa eletrônico e meu pagamento não tinha caído em minha conta. Liguei na Caixa e me informaram que tinha dado problema nos depósitos e que mais tarde o dinheiro estaria na conta. Fui ao banco à noite e nada. Fiquei sem pagar contas e terei que pagar juros. Gostaria de saber se posso entrar com ação contra isso?

    Curtir

    • Olá Debora,

      Em primeiro ligar, entenda se o problema foi no depósito do pagamento feito pela empresa ou na transferência via portabilidade. Caso o problema seja do banco, voce tem o direito a ressarcimento. Para isso, registre uma reclamação na ouvidoria da Caixa e no Banco Central registrando o fato e exigindo ressarcimento.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  109. Suzana says:

    Olá boa noite.
    Gostaria de sua ajuda perante uma dúvida, eu sou aposentada e recebo meu beneficio através do cartão magnético branco, (onde recebi uma ligação do banco CAIXA onde recebo informando que o INSS não iria mais fazer os pgtos neste cartão branco, então a pessoa que me atendeu informou que era possível fazer a vinculação com a conta poupança para cair o valor direto nesta conta) porém neste mês fui fazer o saque do beneficio no cartão branco e recebi uma extrato informando BENEFICIÁRIO OPTOU POR CREDITO EM CONTA, porem fui conferir o valor na conta poupança e não estava depositado.
    Bom entrei em ctt com o INSS onde e informara que as vezes o banco bloqueia o valor por 30 dias, agora lhe pergunto ISSO É POSSÍVEL?
    Desde já obrigada pela atenção.

    Curtir

    • Olá Suzana,

      Não, o pagamento da aposentadoria DEVE ser liberado pelo banco no mesmo dia. Verifique em sua agência e faça uma reclamação na ouvidoria da Caixa pois este procedimento não é usual. Certifique-se de que todo e qualquer contato entre voce, o banco e o INSS deve ser feito através de correspondência ou contato pessoal na agência pagadora do benefício.

      Qualquer dúvida adicional, estamos a disposição.

      Curtir

  110. Rosane Silva says:

    Bom dia, gostaria de fazer uma pergunta!

    Curtir

  111. Maiara says:

    Olá bom dia, tenho conta corrente no Bradesco pela empresa que trabalho , consigo fazer a portabilidade para CEF ?

    Curtir

  112. Oi,boa noite,
    Gostaria de saber se quando a gente faz a portabilidade a conta fica bloqueada?por exemplo fiz a portabilidade do bb para a caixa e agora não tenho mais acesso ao caixa eletrônico do bb e nem ao cartão pois esta bloqueado e é um cartão que eu não usei ele e novo isso pode acontecer?

    Curtir

  113. welington barros says:

    Ola boa tarde,sou correntista no banco santander mas a minha conta era salario,estou devendo cheque especial e emprestimo,posso exigir o banco uma conta salario novamente ja que alguns anos atras a minha conta era salario.

    Curtir

    • Olá Wellington,

      Voce pode solicitar a reativação da conta salário somente se voce tiver o crédito do seu pagamento vinculado a conta. Caso contrário, o banco pode negar.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  114. Bom dia meu nome é Daniel tenho uma conta no Santander na qual a empresa light paga os nossos respectivos salários por ela e devido a isso o banco me liberou um empréstimo pois então fiz o empréstimo e mês passado solicitei a portabilidade e no ato da portabilidade a atendente me disse que o banco Santander não poderia descontar nada e veio o primeiro salário descontando o valor do empréstimo .
    Fiz contato com o banco e o mesmo se diz amparado por lei que em caso de empréstimo eles podem sim descontar o valor da mensalidade .
    Necessito de uma ajuda lembrando que o valor descontado é mais do que 30% do meu salário .

    Curtir

    • Olá Daniel,

      Sim o banco pode descontar o valor da parcela antes de fazer a portabilidade. Verifique o contrato e procure clausula especifica de autorização.
      Quanto ao valor acima de 30% do seu salário, o banco pode (caso seja consignado) descontar até 35% do valor bruto do salário. Entretanto, voce pode questionar judicialmente este percentual.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  115. Guiomar says:

    Boa tarde,tenho uma conta corrente no banco Itau,mas tenho emprestimo consignado nessa conta,quero pagar essa divida por boleto e transferir minha conta para conta salario no mesmo banco,o banco pode negar a fazer a mudança?

    Curtir

    • Olá Guiomar,

      De acordo com a lei do consignado, o desconto deve ser feito em folha de pagamento apenas. Caso o débito esteja sendo feito em conta corrente sem o registro no Holerith, voce pode pleitear o boleto. Porém, o banco pode se recusar a faze-lo.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  116. Ronaldo says:

    Tenho conta-salário no banco do Bradesco, e tenho conta-salário no BB, e tenho poupança na CEF, a dúvida é se eu posso pedir portabilidade só para a conta poupança da CEF, ou posso pedir para a conta-salário do BB, por que para mim, a do BB ficaria mais fácil. att.

    Curtir

    • Olá Ronaldo,

      A lei da portabilidade permite a transferência para uma conta depósito, corrente ou poupança. A conta salário também se enquadra nesta definição, porém não é usualmente utilizada para receber um crédito de outra conta salário.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  117. Francieli Fernandes says:

    Boa tarde. Pedi a portabilidade do Santander para o bradesco. Só que fiquei com uma dúvida o Santander me cobra a taxa de manutenção da conta corrente. Se eu fizer a portabilidade ele vão continuar me cobrando? Devo primeiro transferir de conta corrente pra conta salário? Me ajudem???

    Curtir

    • Olá Franciele,

      Se a sua conta no Santander for conta salário, o banco não pode cobrar tarifas mesmo com a portabilidade ativa. Lembro, que a portabilidade somente é permitida a partir de uma conta salário.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  118. Solange says:

    Eu fiz a portabilidade de um banco para outro só q eu tenho empréstimo pessoal não é consignado minha conta e salário e estão descontando antes de transferir meu salário não autorizei a fazerem isso, quero uma resposta de vcs se isso é legal Agradeço desde já é preciso um retorno urgente

    Curtir

    • Oi Solange,

      O banco não pode efetuar nenhum débito em sua conta salário sem sua autorização. Neste caso, verifique o contrato do empréstimo e verifique se existe clausula que conceda esta autorização.

      Provavelmente deve existir.

      Em caso de outras dúvidas, volte conosco.

      Curtir

  119. jose luiz says:

    boa noite, hj veio uma carta do BB dizendo que minha conta foi encerrada, como estava em viagem a trabalho não vi a carta de aviso antes, sou pm e recebo o salario nessa conta do bb, mas fiz portabilidade para caixa!!o que acontece agora?esta dizendo que foi fechada por nao haver movimentação, terei que abrir outra conta para receber o salario?

    Curtir

    • Oi Jose Luiz,

      O banco não pode fazer o encerramento de uma conta salário, em hipótese alguma. Faça uma reclamação na ouvidoria do Banco Central e acione judicialmente, se for o caso.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  120. Olha fiz o empréstimo só que o no extrato nostra asim ags 000maq0000seq0000 aqui significa isso

    Curtir

  121. jose nilton ribeiro junior says:

    Boa noite,minha conta corrente enpressa é em outro estado,mas meu cartão venceu e eu só consigo sacar 100 por dia,tenho uma conta poupança na cida de que eu moro,tanto a conta enpressa como a minha conta poupança é da caixa tem como eu fazer portabilidade?

    Curtir

  122. VANDERLEY RONALDO TEIXEIRA says:

    Está carta tem validade de quantos dia pra vc levar ao banco

    Curtir

  123. Daiana cassia kouta says:

    Boa tarde fix a portabilidade do BB para caixa econômica porém gostaria de voltar para o BB pois não gostei da caixa como devo proceder?

    Curtir

  124. André says:

    Queria fazer a portabilidade para que meu salário que cai na Caixa (conta-salário) seja transferido para minha conta poupança no Bradesco. Fui até o Bradesco para solicitar o papel para levar até a caixa porém ele me disse que não posso por ser conta poupança. No post está dizendo que pode, como devo proceder?

    Curtir

  125. Deivid says:

    Olha eu tenho conta corrente no Bradesco e pedi a portabilidade para outro banco mais eles estão me enrolando sera que eu tenho mesmo o direito mesmo sendo correntista e não ter conta salario?

    Curtir

  126. leonardo muniz says:

    Bom dia, tenho um empréstimo consignado pelo banco do Brasil e minha empresa trocou para o banco Itau nesse caso as parcelas do empréstimo continuam sendo descontadas em folha ou terei de pagar diretamente ao banco do Brasil já que meu salário será pago em outro banco.

    Curtir

  127. Edigar Martins says:

    Bom dia!!

    Preciso de umas informações..

    Realizei a portabilidade do Santander para o Bradesco , já faz uns 8 meses. Porem não estou satisfeito com os serviço prestado e quero transferir para o banco do brasil. A minha duvida é; posso fazer a portabilidade mais de uma vez? Como devo proceder com a solicitação, no banco Santander ou Bradesco?

    Desde já Agradeço pela ajuda.

    Curtir

  128. Olá boa tarde! Tenho uma conta no banco bradesco e minha agência fica em Curitiba, prêmio me mudei de cidade e fica complicado para resolver algumas questões, então gostaria de transferir minha agência para a da minha cidade. Mas, eu estou com restrições no meu nome. Não é nenhuma restrição no bradesco, mas sim em outro banco. A agência da minha cidade, pra onde quero fazer a transferência, pode negar a transferência da minha conta? Obrigada!

    Curtir

    • Olá Jo,

      Neste caso, voce apenas vai transferir a conta corrente de uma agência para outra, não havendo necessidade de abertura de uma nova conta corrente. Porém, é possível que a nova agência faça as consultas de crédito novamente. Sendo assim, verifique com o gerente da nova agência quais são os procedimentos a serem adotados.

      Estamos a disposição

      Curtir

  129. Tatiane says:

    Olá, a empresa em que trabalho sempre depositou meu salário na conta poupança da caixa. Agora, vamos abrir a conta salário no Itaú, a pedido da empresa, que já havia negociado conosco que a portabilidade poderia ser realizada quando fôssemos abrir a conta. Acontece que o Itaú alega que não pode fazer a portabilidade para conta poupança. Está certo?
    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Tatiane,

      O Itaú está errado. A portabilidade pode ser feita a partir de uma conta salário para uma conta corrente ou poupança de um único (ou mesmo) titular, conforme resolução do Banco Central 3.402/06.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  130. melcky says:

    Olá bom dia! Minha empresa está com débitos com o Banco Santander e por isso não consegue novos empréstimos até a quitação total da dívida. Posso pedir a portabilidade para outro banco que compre e ainda consiga um novo empréstimos? Esse sistema funciona para empresas de pequeno porte?

    Curtir

    • Olá Melcky,

      A portabilidade de empréstimo é permitida para pessoas físicas e/ou jurídicas. Procure um novo banco e verifique quais os procedimentos para que a dívida seja transferida. Quanto a concessão de novos empréstimos e até mesmo o aceite da transferência do empréstimo, serão feitas depois duma análise de crédito, podendo o banco negar novos limites.

      Caso surja outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  131. Fernando says:

    Ola eu sou Fernando fiz um reescalonamento no bb e fiz a portabilidade da conta corrente para o banrisul meu salario vai do bb pro banri meu reescalonamento ta atrasado entrou 1600 na minha conta corrente de proventos mas foi repassado pro banrisul soh 950
    O bb pode descontar algo do meu salário antes de repassar?

    Curtir

    • Olá Fernando,

      Sim, nos documentos de abertura de conta, consta clausula que permite ao banco efetuar descontos de parcelas e/ou saldos devedores antes de efetuar a portabilidade.
      Verifique tanto o contrato de conta de corrente como o de empréstimo.

      Estamos a disposição.

      Curtir

  132. Bom dia, tire-me uma dúvida. Abri uma conta no Bradesco em minha cidade e solicitei que a agência de outra cidade fosse transferida para esta. No outro dia foi feito um depósito na conta antiga. Gostaria de saber se o valor vai ser transferido junto com a conta para a nova. Obrigada!!

    Curtir

    • Olá Wilma,

      Cada banco tem um procedimento diferente para transferência de contas. Dado a integração dos sistemas a melhor maneira é verificar junto ao banco quais os procedimentos que devem ser feitos para que sua conta seja transferida. Os recursos direcionados para a conta antiga não são automaticamente transferidos.

      Estamos s disposição.

      Curtir

  133. Conceição says:
  134. Ailton Lisboa says:

    Boa tarde!

    Fiz portabilidade do BB para Caixa, acabei fazendo um consignado que não está sendo descontado em folha. Esse mês meu cartão bloqueou e o gerente acabou descontando duas parcelas do meu salário sem minha autorização.
    Duas perguntas:
    O gerente poderia fazer isso?
    Posso pedir cancelamento da portabilidade mesmo com essa dívida?

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Ailton,

      O crédito consignado é aquele que é descontado diretamente em folha de pagamento, conforme determina a lei, não sendo reconhecido como tal qualquer outra modalidade de crédito com débito diretamente em conta. A esta modalidade damos o nome de crédito pessoal. Recomendo que você verifique o contrato deste empréstimo.

      Bem, mas em relação aos débitos. Sim, o banco (na figura do gerente) pode efetuar os descontos de parcelas em atraso havendo saldo disponível em conta corrente.
      Em relação a portabilidade, você pode solicitar o cancelamento no banco de origem a qualquer momento.

      Estamos a disposição.

      Curtir

  135. Marcella Souza de Oliveira says:

    Boa noite, tenho a seguinte duvida atualmente recebo meu salario no santander ( pago taxa de cliente van gogh) que nada adianta pois devo para eles e nem para negociar com eles eu consigo. Enfim esse ano faz 5 anos da minha divida com eles, ou seja eles teram que retirar meu nome do SPC. Se eu solicitar portabilidade para o Bradesco essa divida começa a contar do zero tudo de novo ( como se eu tivesse renegociado ela). E a restituição do IR irá cair normalmente na minha conta e ser transferida para o bradesco ou vou ter que ir na Receita informar a mudança de conta? Obrigada, Marcella

    Curtir

    • Olá Marcella,

      Em primeiro lugar, o banco somente dará baixa no SCPC após o pagamento da dívida. Não existe prazo para caducar qualquer restrição devido ao não pagamento de títulos de crédito, empréstimos, saldos devedores, etc..
      Em segundo lugar, a portabilidade somente é possível a partir de uma conta salário, ou seja, conta corrente normal não tem esse benefício. Em relação a sua restituição, você deve fazer uma retificação da conta corrente junto a receita federal.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtido por 1 pessoa

  136. Uma dúvida, eu tenho um empréstimo consignado com a empresa.
    Só que infelizmente tenho umas dividas com o santander.
    Tive que negociar e eles colaram juros abusivos que elevaram a divida em 3 vezes.
    Solicitei o desvinculo da minha conta salario da conta corrente, mas ao efetuar isso eles informaram que o banco pode descontar os valores de empréstimo e dividas da minha conta salario. Pois quando eu abri a conta corrente existe uma clausula
    que assinei que libera isso e eu não posso desautorizar isso.
    Minha dúvida é se isso pode ser feito realmente. Juntando minha divida e o consignado o banco leva 52% do meu salário.

    Curtir

  137. Pode me ajudar com uma dúvida. Tenho uma divida no cartão de credito + empréstimo bancário + Cheque especial infelizmente não pude arcar com tudo. Fui no Santander tentar renegociar para poder ter algum salário no final do mês e só me empurraram uma renegociação com juros absurdos que eleva a minha divida em 3 vezes (seria mais fácil ficar devendo o banco e juntando o dinheiro e dentro de 1 ano eu quitaria a divida). Infelizmente tive que aceitar para poder ter algum dimdim. Tentei rever essa renegociação mas eles são irredutíveis. Como tenho uma conta salário fui no banco desvincular da conta corrente para poder ver o que faria com as dividas. Fui informado que mesmo desvinculando as contas o banco pode descontar normalmente a divida da minha conta salário pois no ato da abertura da conta corrente+conta salário consta a clausula que eu autorizava o desconto em qualquer conta minha (poupança, corrente ou salário) e mesmo desvinculando as contas eu não posso desautoriza-los. Gostaria de saber se isso procede, pois eu já tenho um consignado que é descontado direto na empresa que somado a essa renegociação o banco abocanha quase 60% do meu salário.
    Fico no aguardo pela ajuda.
    Obrigado.

    Curtir

    • Olá Farias,

      Primeiro, desculpa pela demora em responder sua pergunta.
      Bem, realmente a clausula que permite ao banco efetuar os descontos tem validade jurídica, dado que a solicitação de empréstimo é sempre feita pelo correntista. Sendo assim, cabe ao banco somente efetuar os descontos.

      Entretanto, voce pode questionar judicialmente e demostrando a incompatibilidade de retenção do salário com o seu orçamento familiar. Se por um lado você extrapolou na demanda por crédito, do outro o banco concedeu limites acima da sua capacidade de pagamento.

      A posse do salário é somente do trabalhador, conforme está previsto em lei. Neste caso cabe medida judicial de salvaguarda do seu pagamento.

      Procure um advogado.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  138. marcelo says:

    ola, eu tinha uma conta corrente que usava para receber o salario. porem mudei apenas para salario na qual a empresa que trabalho possui convenio para tal. porem devido a algumas complicaçoes financeiras nao consigo mais honrar o pagamento da fatura do cartao que aumenta com juros. no caso o banco esta pegando meu deposito do salario e descontando determinado valor. o banco tem o direito de fazer isso???

    Curtir

    • Olá Marcelo,

      O banco tem o direito de descontar o valor do pagamento mínimo em conta corrente, caso não ocorra o pagamento na data do vencimento. Isto deve estar previsto no contrato que você assinou na solicitação e recebimento do cartão de crédito.
      Neste caso, o melhor a se fazer é procurar o gerente de sua agência e propor uma renegociação da dívida de maneira que seja descontado no máximo 35% do seu salário, conforme é previsto em lei.

      Se houver outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  139. Geanice says:

    Boa tarde! Um banco pode exigir q eu faça portabilidade da minha conta salário para que eu possa fazer o financiamento de uma casa no mesmo, essa exigência é legal?

    Curtir

    • Olá Geanice,

      Não é legal porém, o banco pode usar como estratégia comercia já que não obrigação na concessão de crédito. Esta concessão não pode ser feita somente se o financiamento seja via programa governamental, como minha casa minha vida, o Banco não pode fazer esta exigência.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  140. Anderson Soares says:

    Olá , bom dia .
    Pedi a portabilidade desde 22 de março e até agora nada do Bradesco repassar para a CEF.
    Posso entrar com processo ??

    Curtir

    • Olá Anderson,

      Voce pode, de posso do protocolo de solicitação de portabilidade, registrar uma ocorrência junto a ouvidoria do Banco Central do Brasil e do Bradesco.
      Acredito que seja suficiente para que o processo seja regularizado.
      Caso necessite de outras informações, estamos a disposição.

      Curtir

  141. Emerson says:

    Prezado, bom dia!
    Fiquei afastado por 7 meses devido a uma greve do INSS, com isso sem renda de minha fonte pagadora e nem do INSS, pois não consegui fazer a pericia.

    Agora, após esse tempo, obviamente fiquei muito enrolado financeiramente junto ao ITAU e estou tentando renegociar dentro das minhas condições, porém está muito complicado conseguir junto a eles, um acordo.

    Entretanto, meu salario está sendo consumido pelo debito e nem consigo dar andamento as minhas obrigações como chefe de familia e nem liquidar debitos junto a instituição, uma vez que meu salario entra pra cobrir o especial… ou parte dele e os juros.

    Estou desesperado, e minha empresa paga via banco Itau, tentei abrir uma conta no Bradescon, negaram, devido as restrições em meu CPF, com isso permaneço no ITAU com esse problema, o que você me orienta a fazer Dr?

    Curtir

    • Olá Emerson,

      Voce pode solicitar a portabilidade do seu salário para uma conta corrente ou poupança em outra instituição. O banco não é obrigado por lei a renegociar dívidas vencidas porém, não pode dispor de sua renda familiar integralmente.

      Outro ponto importante, recomendo voce fazer uma reclamação na ouvidoria do Banco Central e na ouvidoria do própria Itaú, alegando a violação das seguintes leis:

      De acordo com as resoluções 3.402 e 3.424 do Bacen (resoluções que normatiza a utilização de serviços bancários) existem condições que salvaguardam o direito de posse do crédito do salário / benefício. Segue abaixo, trecho das resoluções e a minha interpretação:

      As duas resoluções falam sobre os procedimentos (direitos e obrigações) para utilização da conta-salário. De acordo com o art 5, parágrafo 1 da resolução 3.402 do bacen, os recursos SOMENTE PODEM SER MOVIMENTADOS PELO BENEFICIÁRIO. Logo o banco, de acordo com a resolução, NAO PODE efetuar débito ou bloqueio de recursos na sua conta salário POR INICIATIVA PRÓPRIA.

      Em referência a resolução 3.424, no artigo 4 diz que…” a instituição financeira pode transferir automaticamente para conta de depósitos da qual o beneficiário seja titular, ou um dos titulares, aberta por sua iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de pagamento em 5 DE SETEMBRO DE 2006. Logo, se a conta foi aberta após esta data, o banco deve seguir o que determina a resolução 3.402, mesmo que a modalidade da conta não tenha sido salário.

      Já de acordo com art 5 que segue na resolução 3.424, cabe ao titular da conta salário manifestar-se por escrito, bloqueando a autorização (caso tenha sido feita) do débito das parcelas, cartões de crédito e empréstimos desvinculando do crédito do salário/benefício.

      Em complemento ao processo, registre por carta, um pedido de renegociação de seus débitos alegando alto comprometimento da renda familiar e protocole junto ao banco.

      Se houver outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  142. MARCELO PORTO ALENCAR says:

    Olá Bom Dia!
    tenho uma conta no banco itaú e estou pagando um refinanciamento de um empréstimo que tinha feito e me atrasei e voltei a pagar, esta todas as parcelas em dias, mais mesmo assim o banco não me libera meu cartão de credito e limite de conta estou amarrado, então quero fazer a portabilidade para o banco Bradesco que com certeza vai me dar essas oportunidades la, pois meu nome esta sem restrições. vai ocorrer algum problema se eu fizer a portabilidade? ou ficarei amarrado no Bradesco também?

    Curtir

    • Olá Marcelo,

      O banco pode ou não conceder limite de crédito após realizar uma análise financeira de seus clientes. Isso inclui a liberação de cartões de crédito, limite de cheque especial e outros produtos. Verifique com seu gerente se a sua renda é compatível para o limite que você possui atualmente. Caso você não esteja satisfeito com o atendimento, você pode migrar para outro banco.
      Em relação a portabilidade, você pode solicita-la quando quiser, não havendo nenhum impedimento legal para isso.
      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  143. Marcia says:

    Olá, tenho conta corrente no BB onde recebo meu salário tenho crédito consignado, que atualmente ultrapassa o limite de 30% e tem um parte debitada em folha e outra parte direto na conta. Já tentei diversas vezes a renegociação, e devido terem feito um reescalonamento de dívida, não permitem. Registrei uma ocorrência junto ao Banco Central e estou aguardando a resposta que está no prazo determinado. Hoje solicitei portabilidade do salário para a CEF, minha dúvida é, com essa portabilidade, continuaram descontando da folha e da conta no BB? Sei que do holerite sim, mas é o que cai na conta também desconta?
    Solicitei hoje à poet

    Curtir

    • Olá Marcia,

      Em primeiro lugar nos desculpamos pela demora da resposta.

      Bem, o crédito consignado somente pode ser feito com o desconto direto na folha de pagamento e respeitando o limite de 35% da renda. O banco não pode conceder, nesta modalidade, empréstimos que ultrapassem este limite. Acredito que no seu caso, os valores que ultrapassam este limite não foram feitos na modalidade consignado que, inclusive deve ter uma taxa de juros menor. Verifique com seu gerente.
      Em relação a portabilidade, ela pode ser solicitada a qualquer momento sem nenhuma restrição por parte do banco. As parcelas que são debitadas em conta não podem ser descontadas previamente.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  144. Fiz portabilidade do Santander para o bradesco afff já fazem 2 meses…estou me sentindo humilhada! !!todos no meu serviço recebem o pagamento e vale 3 dias antes de mim…e o pior é que o Santander nem ativou a portabilidade.O que devo fazer??estou muito chateada com tudo!!!

    Curtir

    • Olá Dolores,

      Os bancos tem o prazo de 5 a 20 dias úteis para efetivar o processo de portabilidade. Uma vez feito, o banco é obrigado por lei a enviar o pagamento para outro banco no mesmo dia, sem a cobrança de tarifas. Neste o caso, o Santander está a margem da Lei, logo você DEVE registrar uma ocorrência na ouvidoria do banco e também na ouvidoria do Banco Central.
      Acredito que as providências serão tomadas o mais urgente possível.
      Para outras informações sobre conta salário, consulte aqui no blog o post exclusivo. Ou, se preferir, entre em contato com a gente novamente.

      Curtir

  145. Olá, achei super interessante, pois até ontem não sabia da portabilidade bancária! Minhas dúvidas – tenho poupança na Caixa e no BRB e C/C no BB (todas bem antigas), porém a minha conta do BB tem dívidas – então abri uma C/C no Itaú – posso transferir o tempo de conta do BB mesmo com dívidas para o Itaú? Ou posso transferir da Caixa que é poupança para essa nova conta do Itaú?
    Aguardo ansiosa …
    Obrigada

    Curtir

    • Olá Claudia,

      O Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS) é um sistema destinado ao registro de informações relativas a correntistas e clientes de instituições financeiras, bem como a seus representantes legais ou convencionais. O cadastro contém dados de pessoas físicas e jurídicas com bens, direitos e valores vigentes em 1.1.2001, bem como de todo relacionamento iniciado a partir desta data. Portanto, não há registro de contas que tenham sido encerradas antes de 1.1.2001. O CCS informa a data do início e, se for o caso, a data do fim do relacionamento com a instituição, mas não contém dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas/aplicações.
      Estes dados podem ser acessados automaticamente pelo banco onde você mantém conta corrente, sendo obrigatório a informação no rodapé das folhas de cheque, conforme normativa do CMN.
      Portanto, não é algo que o cliente possa pedir, mas sim uma questão de transparência do sistema financeiro Nacional e obrigatório a sua publicidade pelas instituições financeiras.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

      • Isabel Santos says:

        Boa noite!
        Estou desesperada. Tenho uma conta corrente no Banco do Brasil e recebo meu salário nela. Porém, estou com dívidas no mesmo e se recusam a renegociar. Já solicitei a renegociação várias vezes, todavia só passo por constrangimentos. Tentei levar o meu salário para outro banco, mas o Banco do Brasil se recusa a fazer a portabilidade devido as dívidas que tenho. Preciso preservar meu salário para equilibrar minhas dívidas e convencer o banco a negociação. Como posso proceder?

        Curtir

        • Olá Isabel,

          Em primeiro lugar, o banco não pode bloquear a portabilidade do salário. Em relação as suas solicitações de renegociação dos seus débitos pendentes, faça uma carta em duas vias solicitando a renegociação de seus débitos pendentes, protocole uma via e guarde. Abaixo segue detalhes de 2 leis que podem ajudá-la na discussão com o gerente de sua conta. Caso o banco ou gerente não cumpram o determinado ou não estabeleçam uma renegociação respeitando os limites impostos pela Lei, registre um boletim de ocorrência de apropriação indébita e notifique o seu gerente.

          De acordo com as resoluções 3.402 e 3.424 do Bacen (resoluções que normalizam a utilização de serviços bancários) existem condições que salvaguardam o direito de posse do crédito do salário / benefício. Segue abaixo, trecho das resoluções e a minha interpretação:

          As duas resoluções falam sobre os procedimentos (direitos e obrigações) para utilização da conta-salário. De acordo com o art 5, parágrafo 1 da resolução 3.402 do bacen, os recursos SOMENTE PODEM SER MOVIMENTADOS PELO BENEFICIÁRIO. Logo o banco, de acordo com a resolução, NAO PODE efetuar débito ou bloqueio de recursos na sua conta salário POR INICIATIVA PRÓPRIA.

          Em referência a resolução 3.424, no artigo 4 diz que…” a instituição financeira pode transferir automaticamente para conta de depósitos da qual o beneficiário seja titular, ou um dos titulares, aberta por sua iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de pagamento em 5 DE SETEMBRO DE 2006. Logo, se a conta foi aberta após esta data, o banco deve seguir o que determina a resolução 3.402, mesmo que a modalidade da conta não tenha sido salário.

          Já de acordo com art 5 que segue na resolução 3.424, cabe ao titular da conta salário manifestar-se por escrito, bloqueando a autorização (caso tenha sido feita) do débito das parcelas, cartões de crédito e empréstimos desvinculando do crédito do salário/benefício.

          Se tiver mais dúvidas, volte com a gente.

          Curtir

  146. Estou em dúvida! O Banrisul nega dar a restituição de 2016 porque estou inadimplente com um banco isto pode

    Curtir

    • Olá Lídia,

      Se a pergunta é sobre a antecipação da restituição do IR, sim. O banco pode negar a efetuar a antecipação do valor pois trata-se de uma operação de crédito. Se, o crédito da restituição for feito em sua conta corrente, o banco pode efetuar o débito de dívidas pendentes ou cobrir eventual saldo devedor.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  147. Vanessa says:

    Ola boa tarde, sou pensionista e eu fizz uma portabilidade do banco Bradesco para o Itaú, porém minha conta no Itau não foi finalizada devido há um erro ocasionado pelo funcionario que abriu a conta no banco.
    Então minha dúvida e se meu salário cai na minha antiga conta do Bradesco ou ele fica retido na conta salario.????

    Curtir

    • Oi Vanessa,

      A conta no Itau precisa estar regularizada com no mínimo 5 dias úteis de antecendência do crédito de sua pensão, este é o prazo que o Bradesco tem por lei para que o processo de portabilidade seja finalizado. Caso o banco Itaú não regularize a conta, a pensão ficará em sua conta no Bradesco.

      Em caso de outras dúvidas, fale conosco novamente.

      Curtir

  148. Show de bola

    Curtir

  149. Euripedes says:

    Olá boa tarde!
    Sou cliente do Banco do Brasil há 10 anos, estou satisfeito com minha conta. Porém nessa semana a prefeitura, minha empregadora, vendeu a folha de pagamento para a Caixa. Posso fazer a portabilidade? Continuando a receber na mesma conta no Banco do Brasil? Tenho cartão, empréstimo no Banco do Brasil, isso influencia? A Caixa pode se negar a fazer essa portabilidade? Existe prazo para isso ou já posso solicitar no momento de abertura da conta na Caixa? Eles disseram no momento de abertura da conta que nos 3 primeiros meses não será cobrada nenhuma taxa, porém após esse período será cobrado, ou seja, isso não é conta salário não é? Pelo que pesquisei conta salário não tem taxas. Obrigado.

    Curtir

    • Olá Eurípedes,

      Em primeiro lugar, na abertura da conta você deve exigir que seja aberta uma conta salário, conforme determina a Lei. Em relação a portabilidade,não há obrigatoriedade de prazo mínimo de permanência, você pode solicitar no ato da abertura da conta, conforme esta regulamentado pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, a Caixa não pode negar a portabilidade, cobrar tarifas ou reter seu salário.
      Para outras informações, consulte o post exclusivo sobre conta salário aqui no Blog. Se houver outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  150. vanusa reis says:

    Olá boa tarde! Gostaria de tirar uma duvida, sou funcionaria publica efetiva e recebo meu salario pelo banco itau, onde tenho emprestimos que sao descontados direto da minha conta. Estou querendo sair do Itaú e pasar para o Bradesco, Porém a atendente me disse que não consigo fazer essa portabilidade pois eles nao tem convenio com a prefeitura. Isso é correto??

    Curtir

    • Oi Vanusa,

      A atendente não esta corretamente informada. O processo de portabilidade é apenas uma transferência do crédito do seu salário, do banco onde recebe para o banco onde você deseja movimentar seus recursos, conforme determina a lei 3.402/06 do Banco Central do Brasil.
      Para informações complementares, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.
      Se houver outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  151. Luiz Cláudio simões says:

    Boa tarde,tenho conta no Itaú,se eu portabilizar para o banco do Brasil,minha conta no Itaú será cancelada automaticamente?

    Curtir

    • Olá Luiz,

      Não, o processo de portabilidade consiste na transferência do crédito do seu salário, bônus, comissões ou eventuais créditos referentes a sua remuneração para outro banco. Sendo assim, a conta onde é realizado o crédito deve permanecer aberta enquanto seu pagamento estiver sendo creditado.
      Para outras informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.
      Até mais

      Curtir

  152. Gostaria de saber se tendi divida no banco do Brasil eles podem se negar a fazer conta salario ou portabilidade? E se na portabilidade do banco do Brasil para a caixa eles mexem no meu salario ??

    Curtir

    • Olá Charliell,

      A abertura da conta salário é feita mediante solicitação da empresa onde você trabalha e banco não pode negar, mesmo você tendo dívida a saldar. O restante foi respondido no seu comentário anterior.

      Curtir

  153. Eu tenho poupança na caixa e tenho pendências no banco do brasil e a empresa que trabalho só faz o pagamento no banco do Brasil se eu fizer a portabilidade do banco do Brasil para caixa o banco mexera no meu salário??
    Ou quem tem divida no banco ele nao faz portabilidade?

    Curtir

    • Ola Charliell,

      O banco não pode negar ou proibir a sua decisão de fazer a portabilidade do salário mas, ele poderá descontar débitos anteriores. O processo é burocrático e, eventualmente, o banco possa demorar para cruzar os dados porém, isso será feito. Para que você não tenha seu salário comprometido, procure o seu gerente e proponha um acordo para pagamento, inclusive tentando renegociar por valor menor, o banco tem interesse em liquidar as pendências de seus clientes. Neste caso, a lei limita o valor das parcelas renegociadas em 35% do seu salário o que pode ajudá-lo a equilibrar sua finanças.

      Se houver outras perguntas, estamos a disposição.

      Curtir

  154. herbert says:

    Quero mudar o meu salário da Caixa Econômica Federal para o Itaú. Já tenho toda a documentação do Itaú. Eu tenho uma conta em débito em Conta, que não é ligada a caixa. Eu quero saber se por acaso a caixa tiraria o valor que eu devo antes de enviar meu salário, ou o meu salário é repassado inteiro para o Itaú?

    Curtir

    • Olá Hebert,

      Caso seja uma conta normal de telefone, água, luz, etc…a Caixa continuará fazendo o débito enquanto houver saldo ou limite cheque especial disponível para o débito. Neste caso, é importante monitorar para que o saldo não fique devedor e em futuros créditos, como o do salário, este valor não seja abatido. Se o débito se referir a parcelas de cartão de crédito, empréstimos pessoal ou consignado, o banco poderá reter o valor correspondente do valor mensal. Entretanto, o mais correto a se fazer é verificar se conta em contrato clausula que defina a retenção do salário.
      Se houver outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  155. gugaszdiniz says:

    Fiz a portabilidade da minha conta salário do HSBC para o Santander há 2anos e gostaria de revertê-la, há algum empecilho neste tipo de operação.

    Curtir

  156. Michele says:

    Olá, boa tarde.
    Eu tenho uma dúvida:
    Tenho uma conta de um banco x, cuja agência de origem fica em uma cidade, porém estou residindo em outra cidade. Agora estou sendo obrigada a receber o salário por outro Banco e quero fazer portabilidade. Eu consigo solicitar a portabilidade na agência da cidade onde estou residindo ou será necessário fazer a transferência para a agência da cidade onde resido? (Não sei se ficou clara a minha dúvida rs).

    Grata.

    Curtir

    • Olá Michele,

      O procedimento de solicitação da portabilidade pode variar de um banco para o outro. Porém aa regras para fazer fazer a portabilidade são muito claras. O correntista deve sempre procurar a agência bancária onde possui a conta corrente e fazer a solicitação por escrito e em duas vias. Para mais detalhes sobre portabilidade e conta salário, pesquise no post sobre conta salário.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  157. Fiz portabilidade entre bancos para receber meu salario. Há algum prazo de carência para que eu retornar para o banco anterior?? É que estou insatisfeito e em prejuízo.

    Curtir

    • Olá Henio,

      Voce pode cancelar a portabilidade no momento em que desejar, sem nenhuma restrição. Basta para isso, procurar a agencia onde você solicitou e pedir o cancelamento.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  158. Sipinheiro says:

    Ola…
    Trabalha em uma empresa fiz um emprestimo consignado com o santander e fiquei desempregada..
    Apos 6 meses voltei a trabalhar e renegociei minha divida e eles tiram da minha conta esse valor mensal.
    Posso fazer portabilidade para uma conta poupança q tenho na caixa e o santander ainda vai conseguir descontar esse valor da minha conta?pois tentei fazer um novo emprestimo cobsignado e eles nao autorizaram sendo q estou em dia.
    E esse emprestimo q tenho n é mais consignado e ja esta no final.como devo proceder?

    Curtir

    • Olá Sirlene,

      Voce pode solicitar a portabilidade independente do empréstimo e o banco não pode restringir este seu direito. Em relação ao empréstimo, você deve analisar o contrato e verificar se existe cláusula que autorize o banco a reter o valor da parcela em sua conta corrente para débito da parcela. Embora o novo empréstimo não seja consignado, ele é fruto de uma renegociação de consignado.
      Para solicitar novos empréstimos consignados você deve respeitar a margem que está prevista em lei, que é de 35% do valor do seu salário. Caso o valor do novo empréstimo supere este percentual, o banco pode negar.
      Em caso de otras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  159. Olá, A portabilidade pode ser solicitada no ato de abertura da conta? Pois a empresa em que trabalho tem convênio com o Santander em uma agência muito longe e quero receber pela Caixa! Estarei indo realizar a abertura da conta e já posso levar o documento solicitando a portabilidade?

    Curtir

    • Olá Hélio,

      Voce pode solicitar a portabilidade no momento da abertura da conta corrente. Ela deve ser feita através de formulário especifico do banco, em duas vias e protocolado.
      Para mais detalhes, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.
      Até mais.

      Curtir

  160. rubens says:

    Olá, boa tarde
    Tenho uma conta salário na caixa, estou querendo fazer a portabilidade para o banco do Brasil, no entanto a minha agência da caixa não permitiu que eu fizesse a portabilidade porque estou em.divida com.o cheque especial, o que faço?

    Curtir

    • Olá Rubens,

      A Caixa não pode indeferir uma solicitação de portabilidade do salário.

      De acordo com as resoluções 3.402 e 3.424 do Bacen (resoluções que normalizam a utilização de serviços bancários) existem condições que salvaguardam o direito de posse do crédito do salário / benefício. Segue abaixo, trecho das resoluções e a minha interpretação:

      As duas resoluções falam sobre os procedimentos (direitos e obrigações) para utilização da conta-salário. De acordo com o art 5, parágrafo 1 da resolução 3.402 do bacen, os recursos SOMENTE PODEM SER MOVIMENTADOS PELO BENEFICIÁRIO. Logo o banco, de acordo com a resolução, NAO PODE efetuar débito ou bloqueio de recursos na sua conta salário POR INICIATIVA PRÓPRIA.

      Em referência a resolução 3.424, no artigo 4 diz que…” a instituição financeira pode transferir automaticamente para conta de depósitos da qual o beneficiário seja titular, ou um dos titulares, aberta por sua iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de pagamento em 5 DE SETEMBRO DE 2006. Logo, se a conta foi aberta após esta data, o banco deve seguir o que determina a resolução 3.402, mesmo que a modalidade da conta não tenha sido salário.

      Já de acordo com art 5 que segue na resolução 3.424, cabe ao titular da conta salário manifestar-se por escrito, bloqueando a autorização (caso tenha sido feita) do débito das parcelas, cartões de crédito e empréstimos desvinculando do crédito do salário/benefício.

      Para outras dúvidas, consulte o post sobre renegociação de dívidas ou entre em contato novamente.

      Curtir

  161. Ola! Com a portabilidade para outro banco ,o banco atual pode descontar do meu salário alguma dívida pendente?

    Curtir

    • Olá Aecio,

      No geral, o banco pode cobrir o débito pendente em conta corrente através do crédito do salário, amortizando eventual saldo devedor. Em outra situação, os bancos fazem a retenção de parte do crédito do salário para débitos futuros. Em ambos os casos, este procedimento fere a lei que garante a posse do seu pagamento mas, na abertura da conta corrente e/ou nos contratos de empréstimos constam clausulas que autorizam o banco a proceder desta forma.
      Recomendo que voce verifique tanto o contrato de abertura da conta-salário e dos empréstimos.
      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  162. Godinho says:

    Ola! Tenho uma conta no Itau, estou devendo o LIS, e fui tentar uma portabilidade para a CEF, mas a funcionária disse que eu teria que abrir uma Conta Corrente e fazer um depósito de R$100,00, para então poder pedir a portabilidade. Isso esta correto? Tenho CPoupança na Caixa.

    Curtir

    • Olá Godinho,

      Se voce já tem uma conta no Itau, não há necessidade de abrir uma outra conta. Para que a portabilidade do salário seja possível de ser realizada, a conta deve ser Conta Salário.

      Se houver outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  163. Ana Rosa Neves Franco says:

    Gostei muito do que li aqui, mais quero saber se pode ser feita a portabilidade de conta corrente pra conta corrente ou de conta corrente pra conta poupança.
    Por favor, preciso muito dessa informação. Obrigada!

    Curtir

    • Olá Ana Rosa,

      A portabilidade pode ser feita a partir de uma conta salário para uma conta-corrente ou conta poupança individual do mesmo titular da conta salário.
      Para mais informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      Até mais

      Curtir

  164. Juliana says:

    Ola preciso q me ajude…
    Tenho uma conta corrente no itau e nessa conta recebo meu salario pela portabilidade q fiz de uma conta salario no santander.
    Estou c uma divida de 4.000 de cartao de credito no itau e eles p fazer um acordo querem q eu pague 15.000 o q e surreal.
    Eles comecaram a pegar dinheiro na minha conta devido a um acordo q n consegui pagar sem minha autorizacao.
    Minhas duvidas: posso voltar para minha conta salario no santander?…eles podem se negar a desfazer a portabilidade? Eles podem pegar dinheiro na minha conta salario no Santander?
    Pq esse valor de acordo esta sem condicoes ou poucas parcelas mto altas ou mtas baixas…absurdo…e sei q depois eles tomam vergonha E cobram o justo!
    Entao quero esperar um acordo descente!
    O q devo fazer?

    Obg.

    Curtir

    • Olá juliana,

      Voce pode cancelar a portabilidade do Santander para o Itau. Em relação aos empréstimos e dívidas contraídas no Itau, elas não poderão ser cobradas junto ao Santander sem sua expressa autorização.
      Recomendo que voce procure reduzir a utilização dos limites de crédito que eventualmente venha a obter antes de reduzir seu endividamento, assim você poderá equalizar seu orçamento.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  165. olá! ao financiar meu imvoel tive que abrir uma conta corrente como de costume da caixa,após 15 parcelas e tentando reduzir gastos fui orientado por um dos gerentes que eu poderia abrir uma conta universitaria,pela cobrança de taxa ser menor e transferir o debito que é descontado para a mensalidade do finaciamento. gostaria de saber se o meu financiamento sofrerá alguma alteração, tipo juros e parcelas????

    Curtir

    • Olá Tulio,

      Não, o banco não pode efetuar mudança na taxa de juros devido a troca de conta corrente vinculada ao empréstimo. Porém, certifique-se de que o gerente efetue corretamente a transferência.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição

      Curtir

  166. Boa noite! EU sou funcionário público de sp, e fiz portabilidade banco do brasil para caixa ,estou com dúvidas porque eu tenho empréstimos no bb 48× se eu não conseguir pagar ,o bb pode pode descontar a prestação antes de ir para caixa ou eles presizam da minha autorização?

    Curtir

    • Olá Aurino,

      O Banco pode efetuar o abatimento das parcelas antes de realizar a portabilidade. Caso o empréstimo seja na modalidade pessoal, voce precisa consultar o banco se existe a possibilidade de pagamento das parcelas via boleto bancário. Lembrou que esta condição pode não ser aceita pelo banco dado o contrato de empréstimo assinado prever o débito em conta.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  167. Paulo Felipe Fantacini says:

    Bom dia,
    Possuo um financiamento de veiculo no Itau, com prazo de 60 meses (atualmente estou na 12º parcela e é descontado em debito automático). Estou em uma empresa que trabalha com o Santander e quero pedir portabilidade do Itau, devido a este debito qual a dificuldade que eu teria em realizar? Só para constar quero trabalhar apenas com o Santander, pois no Itau as taxas estão altas na minha opnião e estou pagando algo que não estou usando de fato.

    Curtir

    • Olá Paulo,

      Voce pode solicitar a portabilidade do salário do Itau para o Santander (se este for o caso) e também fazer consultar o Santander sobre a portabilidade do financiamento do veículo. Consulte seu gerente do Santander para verificar se o banco tem disponibilidade para aceitar a portabilidade do financiamento do veículo.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  168. Merlissandro says:

    Tenho uma conta corrente no HSBC onde e depositado meu salário tenho limetes de credito que estou utilizando e cartão de créditos com parcela atrasada ai o banco debita o minimo tido mês sem minha autorização e o cartão esta virando uma bola de neve dois meses que não consigo receber nada posso pedir poetabilidade pra outro banco como devo agir

    Curtir

    • Olá,

      Efetuar a portabilidade não vai atenuar o impacto dos juros cobrados da sua conta corrente e do cartão. Neste caso, recomendo você cancelar o cartão e o cheque especial, que possuem taxas de juros altíssimas. Você pode fazer um empréstimo pessoal para quitar as duas dívidas, modalidade que possui um juros menor do que você paga atualmente.
      Fazendo isso, voce poderá planejar melhor o seu orçamento e, se preferir, fazer a portabilidade do seu salário.
      Estou a disposição para outras dúvidas.

      Curtir

  169. Michele says:

    Boa Tarde! a conta salário de do meu trabalho é com o Banco Itaú, porém eu tenho uma conta poupança no Santander fiz a portabilidade para minha conta poupança. Mas já faz 1 dia que saiu o pagamento e não caiu na minha conta Poupança.

    Agradeço.

    Curtir

    • Olá Michele,

      A lei determina que a transferência do salário seja feita no mesmo dia, até as 12 horas. O processo para ser efetivo deve ser solicitado com mínimo 5 dias úteis de antecedência da data do pagamento. Para mais informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog ou entre em contato novamente.

      Até mais

      Curtir

  170. boa noite tenho um empréstimo no bb atrasei parte das parcelas para ser exato 3 prestação mas coloquei em dia mas no meu extrato bancário aparece assim sua divida total foi terceirizada ai aparece algumas opções absurdas gostaria de saber se o banco pode continuar descontando as prestações já que terceirizou a divida total

    Curtir

    • Olá Edson,

      O banco pode terceirizar a cobrança do empréstimo em caso de atraso. Porém, caso o banco venha a negociar a sua divida, DEVE ser informado ao correntista de imediato.
      Neste caso, consulte o gerente de sua agência para que não ocorra pagamentos em duplicidade.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  171. Ricardo says:

    Boa tarde, a empresa que eu trabalho efetuava o pagamento no banco Bradesco e decidiu mudar para o Santander porém, tenho divida com Santander de empréstimo e cartão de crédito já fui até negativado más tento realizar um acordo com o mesmo com tudo ,fica inviável pois a taxa e muito alta.se a empresa que eu trabalho realizar essa portabilidade para o Santander o mesmo pode descontar a divida na conta antigo. a empresa pode solicitar uma conta salário para que não haja débitos.

    Curtir

    • Olá Ricardo,

      No seu caso, na abertura da conta salário, solicite a portabilidade do salário para seu antigo banco. A lei preserva o direito do trabalhador de autorizar débitos na conta salário. Verifique o contrato de abertura da conta e cheque se há clausula referente ao assunto. Se houver, cancele.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  172. Marcelo says:

    Olá, preciso saber por exemplo. Eu tenho uma conta corrente no HSBC e consequentemente um débito nessa conta corrente, agora minha empresa pediu uma conta salário como eu já tinha a corrente a conta salário ficou vinculada. A dúvida é quando o pagamento cair na conta salário tem como o banco desconta o débito sem minha autorização?

    Curtir

    • Olá Marcelo,

      Sim, na abertura de qualquer conta corrente existe uma clausula que permite ao banco resgatar débitos vencidos em outra conta do mesmo titular. Entretanto, você pode solicitar o cancelamento desta clausula conforme diz a Lei, onde somente o correntista da conta salário poderá autorizar qualquer débito.

      Estou a disposição.

      Curtir

  173. Bom dia,posso fazer transferências bancárias da conta salário para uma conta corrente??
    obg.

    Curtir

    • Olá Ruth,

      A conta salário pode ser usada como uma conta normal, com todos os direitos de transferências, débitos e demais serviços, caso seja esta a sua escolha. Se você optar pela portabilidade, ela somente poderá ser feita (sem o pagamento de tarifa) para outra conta de sua titularidade.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  174. Trabalho em uma empresa, e não sei o motivo a minha conta é conta corrente, quero solicitar a portabilidade para outra agência, não consigo por ser uma conta corrente q não pode ser feita portabilidade, isso procede?

    Curtir

  175. ola, tenho conta no banco santander, fiz um emprestimo de 4500 em 48x eles estão me cobrando o total de 19.680, gostaria de fazer a portabilidade para outro banco embora seja juros altos eu conseguiria fazer esta portabilidade para receber meu salario e ficar devendo no santander para esperar uma proposta de quitação com valor menor do que eles estão me cobrando.

    Curtir

    • Ola Mari,
      A portabilidade pode ser feita independente de haver empréstimos ou outros serviços vinculados a sua conta, para tanto o banco poderá ou não reter o valor das parcelas.
      Fiz várias consultas sobre o seu caso e será preciso verificar no contrato do empréstimo que você assinou (eletronicamente ou manualmente) se há clausula específica referente ao assunto.
      Outro ponto, todos os empréstimos são debitados em conta corrente, o que pode ao longo do tempo, gerar saldo devedor e no crédito de valores futuros, estes abatam o valor pendente.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente

      Curtir

  176. olá
    queria saber se tem como fazer um portabilidade de uma conta correte da caixa para outra conta corrente para o bradesco se os dois bancos irao me cobrar um taxa
    ou so entre conta salario para correntes

    Curtir

  177. Anderson says:

    Ola boa noite. EU tinha ima conta salario no Hsbc, que a minha empresa abriu. Porem me ofereceram ima conta corrente sem tarifas pois a empresa que trabalho possui conta na agencia e movimenta dinheiro. So que agora depois de um tempo estao cobrando ima tarifa de pacote mensal, e descontarao da minha conta corrente o valor minimo de um cartao de credito em atraso, sem me cosultar . Minha duvida é: Posso cancelar a portabilidade e continuar com a conta salario e permanecer com a conta corrente separadamente? E eles podem descontar esses debitos msm assim da conta salario?

    Curtir

    • Olá Anderson,

      Voce pode transformar a sua conta corrente em conta salário, como deveria ser feito desde o início. Entretanto, caso venha a fazer esta opção, você poderá ter os demais serviços, tais como cartão de crédito, empréstimos e todos os outros serviços cancelados. Para maiores detalhes do funcionamento da conta salário, consulte o post sobre o assunto aqui no blog.

      Em relação ao débito da parcela mínima de seu cartão de crédito, o banco pode fazer o lançamento em sua conta corrente. Na aquisição do cartão, o contato assinado deve constar uma clausula que autoriza este procedimento. Verifique.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  178. Airton says:

    ola boa tarde sou servidro publico do ceara fiz um portabilidade a mais ou menos dois anos do bradesco para caixa, onde o gerente do bradesco disse que eu tinha que permanecer com a conta no banco aberta pois se tratava de uma conta com o estado que eu nao poderia cancelar e que nao iria pagar mais nada por isso, era como se a conta nao existisse porem, nao movimentava ate por o meu imposto de renda na conta do bradesco, e comecou a cobrar tarifa bancaria, fui conversar com o gerente e o mesmo me informou que a conta so comecou a cobrar tarifa apos ser restituido o imposto de renda e a conta foi novamente movimentada por isso a cobranca falei com ele se nao tinha como me estorna os valores que foi cobrado, ele disse nao tinha como pois tinha movimentado a conta e teria que ser cobrado tarifas pelos servicos e que o unico jeito de cancelar as tarifas seria eu cancelando a portabilidade e voltasse a receber salario no bradesco. Gostaria de uma orientaçao como proceder. Desde ja agradeço!!!!!!!

    Curtir

    • Olá Airton,

      O banco esta respeitando a lei e cobrando as tarifas diante da movimentação da conta. Porém, conta salário tem isenções de tarifas dentro de alguns critérios estabelecidos por lei ou pelo acordo com o Estado. Verifique quais são.
      Quanto a continuidade da cobrança de tarifas, caso você não use novamente a conta o banco não poderá efetuar nenhum tipo de cobrança, conforme determina a lei.

      Para maiores informações, consulte o post sobre conta salário aqui em nossa página ou entre em contato novamente.

      Curtir

  179. Juliana says:

    Olá,
    Quando cancelamos um conta-corrente e abrimos uma conta-salário, qual o prazo para esse cancelamento ocorrer?
    Fiz o cancelamento da minha conta Van Gogh no Santander, solicitei abertura de conta-salário e portabilidade para o BB. No entanto, 4 dias depois ainda será cobrada uma tarifa bancária de 64,00 de pacote de serviços. E a gerente me falou que pode levar de 30 a 60 dias para esse processo acontecer. Isso procede??

    Curtir

    • Olá juliana,

      A lei determina que o baco efetive o processo de portabilidade em até 5 dias úteis, sendo importante verificar se este prazo antecede com folga a data do pagamento. Qualquer prazo acima deste cabe reclamação na ouvidoria do próprio banco e do Banco Central. Em relação a tarifa, as contas salários são isentas da cobrança de tarifas porém, é preciso verificar o acordo entre empregador e banco.
      Para finalizar, não existe cancelamento de conta corrente para abertura de conta salário, apenas a mudança de status da conta.
      Para outras dúvidas, consulte o post sobre conta salário aqui no blog ou entre em contato novamente.

      Curtir

  180. Ola´, em primeiro lugar quero te agradecer pelo seu Blog que é muito importante pra nós que estamos no momento com uma enorme carência de conhecimentos em leis e transtornos devido a essa crise sem fim…Que nos deixam atordoados com tanta mudanças…Muito obrigado mesmo por tudo.

    O meu caso é o seguinte: tive que cair na armadilha do crefisa e Agiplan por motivos de saúde com meu IRMÃO e EU mesmo, varios exames e ainda não consegui salvar meu IRMÃO, PERDI ELE, o que foi pior pra mim…Mais o caso é o seguinte, não sendo consignados, ultrapassou os 35 por cento, pois já possuo desconto em folha em 6 emprestimos permitidos por lei. Mais entrei em contato com os 2 bancos pra baixarem as prestações, já que não consigo pagar mais, disseram que não posso pois os contratos são novos. A crefisa depois me ligou e baixou só 100, 00 e voltou pra 12 x com 4 pagas as parcelas de 459,00, a minha gerente do bradesco me disse que posso bloquear, mais eu posso enfrentar uma serie de problemas. Até meu salário bloqueado judicialmente, isso é possível? Será que estarei cometendo um estelionato?
    pois , o que está me sobrando não pago o basico na casa de minha irmã , já que resido com ela , nem minha casa tenho. o que fazer, pensei em ligar para o Banco Central, mais me disseram que são legal esses juros abusivos pra pessoas restritas como eu…
    Estou desesperado pois preciso pagar minhas contas basicas, O Agiplan , eu alegando que precisava urgente baixar as prestações para exames fez outro ainda maior, eu no desespero aceitei pois precisava pagar contas… Se eu bloquear Dr. o que pode acontecer comigo?? Por favor me ajude, estou desesperado quase fazendo uma loucura…

    Grato pela atenção e preciso fazer tudo dentro da lei , estou restrito por conta dessa maldita crise. infração aumentando e salario defasando a cada dia mais…

    CARLOS

    Curtir

    • Olá Carlos,

      Em primeiro ligar, voce deve tomar ciência do contrato assinado de cada empréstimo e verificar as clausulas de garantia. Porém, como no seu caso existe um comprometimento de renda superior ao necessário para cobertura de suas despesas básicas, é possível questionar judicialmente a Agiplan e a Crefisa, que concederam um limite acima do que seu orçamento comportava. Este procedimento pode ser considerado como estelionato e conduta de má fé.
      Faça o cancelamento dos débitos e procure um advogado para negociar na justiça um novo acordo.

      Até mais

      Curtir

  181. MÁRIO CESAR DE S PEREIRA says:

    Tenho conta salário no Bradesco na qual é creditado meu salário, e uma poupança na CEF, quero fazer a portabilidade para receber meu salário na CEF pela poupança, mas quando fui lá, o gerente me informou que eu teria que abrir uma conta-corrente para aderir a portabilidade, pois não é possível com poupança. Achei que ele me coagiu a abrir uma conta corrente, mas disse que ñ me interessava pois não tinha intuito de movimentar a conta e teria várias tarifas. Ele agiu corretamente com esse procedimento?

    Curtir

    • Oi Mário,

      Não, o gerente agiu com pleno desconhecimento da Lei que trata este post. A portabilidade pode ser feita a partir de uma conta salário para uma conta corrente ou poupança em outra instituição. Neste caso, você pode exigir o fechamento da conta corrente aberta indevidamente sem qualquer custo ou despesa.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  182. Bom dia!
    Sou funcionário de uma estatal. A nossa empresa está reduzindo 30% em nossos salários. Possuo um empréstimo consignado no banco em que recebo o meu salário. Ocorre que, a partir do momento que for cortado 30% no meu salário, a empresa não vai mais conseguir consignar este empréstimo, pois se descontar este valor no meu contracheque eu não receberei o mínimo exigido pela legislação. Contudo, mesmo não sendo descontado diretamente no contracheque, quando a o dinheiro entrar na conta o banco vai descontar. Porém, não posso deixar isso ocorrer, pois perdendo 30% no salário, se eu deixar o banco descontar o empréstimo, vai me faltar dinheiro para contas básicas do dia a dia, ( aluguel, luz, comida, etc). Pergunto? Eu posso pedir a portabilidade para outro banco, sem levar a minha dívida, já que ela é consignada? Sei que é um calote planejado, mas neste momento trata-se se uma questão de manter a subsistência da minha família.

    Obs: A única relação que possuo com este banco é o meu empréstimo e que não possui parcelas atrasadas.

    Curtir

    • Olá Murilo,

      O empréstimo consignado tem como característica o desconto direto no contra-cheque. A prática de desconto em conta corrente desconfigura a característica da CONSIGNAÇÃO DO CREDITO e, sendo assim, passível de contestação que, na minha interpretação, o crédito passa a ser na modalidade PESSOAL. Neste caso, a portabilidade poderia ser solicitada sem o desconto das parcelas porém, é preciso consultar o seu contrato de empréstimo e verificar se existe uma clausula para débito em conta corrente. Se houver, voce pode até tentar revogar mas, teria que recorrer a justiça comum.

      Não há normativo editado pelo Banco Central ou pelo Conselho Monetário Nacional tratando de margem consignável, isto é, do valor máximo da remuneração recebida que pode ser comprometida com o empréstimo consignado. Há normas federais, como a Lei 10.820, de 2003, e leis estaduais e municipais fixando limites de descontos e retenções, comumente em 30% do valor do salário ou benefício, mas o Banco Central não possui competência legal para tratar do assunto.
      Neste ponto, com a redução do seu salário e considerando o seu empréstimo como consignado, você pode solicitar a re-adequação das parcelas de forma que não ultrapassem o novo limite de 35% do seu pagamento.

      Após verificar corretamente seu contrato e, se assim for necessário, entre em contato novamente.

      Curtir

  183. Lúcia says:

    Olá boa noite, quero tirar uma dúvida, teve uma proposta de uma portabilidade de um banco, gostaria de saber se eu aceitar continuarei a receber meu salário pelo banco do Brasil e fico só pagando a portabilidade do empréstimo no outro banco ou será transferido o salário junto com o empréstimo? Ultimamente pago uma prestação muito alta no banco do Brasil, e outro banco faz a portabilidade desse empréstimo com a prestação menor o que o Senhor me orienta? Obrigada

    Curtir

    • Olá Lúcia,

      Verifique se as condições que o outro banco oferece são realmente melhores. Para que a portabilidade do empréstimo seja feita, deve ser respeitado o prazo contrato no contrato original, havendo apenas, a redução do juros. Prestações menores nem sempre significam que as condições gerais serão mais vantajosas.
      Outro ponto, a portabilidade do empréstimo é um processo e do salário é outro processo. Caso a oferta seja condicionada aos dois, verifique com clareza as condições para que você não seja enganada.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  184. Boa tarde,solicitei junto ao banco a portabilidade para o itaú, e vieram com uma cartinha para que eu assine, ficando ciente que descontarão 30% do meu salário para cobrir um empréstimo pessoal que possuo lá, mas que está em dia. Porém não posso assumir esta porcentagem de desconto e eles não aceitam negociar!!!!O que posso fazer???

    Curtir

    • Olá Ruth,

      O Banco não pode condicionar o processo de portabilidade a nenhum comprometimento de renda, principalmente se não houver nada em atraso. A portabilidade do salário é um direito seu, garantido em lei. Faça uma reclamação na ouvidoria do banco onde você tem conta e, na sequencia, registre uma ocorrência na ouvidoria do Banco Central.

      Caso o gerente insista neste absurdo, diga que poderá registrar uma queixa na polícia por coação e desrespeito aos seus direitos.

      Se necessário, entre em contato novamente.

      Curtir

      • Não sei seu nome,mas as informações que vc me enviou são muitos importantes pra mim, obg. Estou me sentindo coagida pelo banco, vc poderia me enviar o numero desta lei, a qual me dá esse direito de portabilidade sem essa carta que eles exigem que eu assine??? Pretendo imprimi-la e leva-la ao banco. Mais uma vez obrigada.

        Curtir

        • Oi Ruth,

          A portabilidade e a contratação de empréstimos, são dois serviços bancários distintos e que são regidos por um conjunto de leis e sua devidas interpretações.
          Para melhor entendimento, a resolução do Banco Central que assegura ao correntista de conta salário a solicitar a portabilidade é 3.402/06 e nela, está claro que não existe impedimento algum para o correntista. Já para a contratação de empréstimos, existem um conjunto de normativas e resoluções do Banco Central e do CMN que tratam do assunto porém , por se tratar de um contrato bilateral (instituição financeira x cliente) a segurança jurídica baseia-se no código civil.
          No seu caso, está claro que não há vinculação contratual que lhe obrigue a garantir nenhum tipo de desconto.
          O melhor argumento é valer-se da lei acima descrita, acionando a ouvidoria do banco (ou até mesmo a justiça) para fazer valer o seu direito. Se não há atraso de pagamento nas parcelas, o gerente não pode presumir o não pagamento.
          Mais uma vez, faça valer o seu direito e se for necessário, registre um boletim de ocorrência.
          Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

          Curtir

  185. Maria Aparecida Mantovani says:

    Ola, gostaria de um esclarecimento, sou funcionária publica e a prefeitura vendeu nossa folha de pagamento do banco do Brasil para o Bradesco, pedi minha portabilidade no dia 24/02/2016 no primeiro mês não recebi diserão pra mim que o não tinha dado tempo de digitalizar o pedido , mas agora no dia 01/04/2016 foi nosso pagamento e não recebi novamente. o dinheiro está na minha conta no Bradesco e não fizerão a minha portabilidade.

    Curtir

    • Olá Maria Aparecida,

      O banco já extrapolou o prazo estipulado por lei para concretizar a portabilidade. Recomendo abrir uma ocorrência na ouvidoria do Bradesco e, logo após, registrar sua queixa na ouvidoria do Banco Central. Geralmente são agiliza a solução do problema.

      Caso seja necessário, entre em contato novamente.

      Até mais

      Curtir

  186. olá boa noite. quero esclarecer uma dúvida. Tem como cancelar a portabilidade ? o caso é o seguinte: A uns 6 meses atras, eu recebia no bradesco. fiz a portabilidade e passei a receber pelo santander. houve uns fatos e eu pedir para cancelarem minha conta do santander. sendo assim, automaticamente a portabilidade é cancelada ? em qual banco eu preciso ir para pedir o cancelamento da portabilidade, no bradesco ou no santander ?

    Curtir

    • Olá Paulo,

      Voce deve solicitar o cancelamento da portabilidade antes de encerrar a conta, caso contrário, o seu pagamento continuará sendo transferido. Procure o Bradesco e faça a sua solicitação.

      Em caso de outras dúvidas, consulte o post sobre conta salário aqui no blog ou entre em contato novamente.

      Curtir

  187. carlos Antonio santos de Jesus says:

    Olá bom dia tenho uma conta salário no Itaú mas devido as crises financeira resolvi fazer uma portabilidade para o bb.No qual o Itaú abriu outra conta para fazer a portabilidade,minha duvida é tenho dividas na conta salário o Itaú pode desconta o dinheiro.mesmo eu já recebendo no banco do Brasil

    Curtir

    • Oi Carlos,

      Sim, o banco Itaú pode abater eventuais saldo devedores antes de fazer a portabilidade do seu salário para o BB. Procure o seu gerente e verifique as possibilidades de renegociação de suas eventuais dívidas, se for o caso.

      Estou a disposição para outras dúvidas.

      Curtir

  188. Estou fazendo portabilidade de uma conta salário minha no Itaú para outra contra de outro CPF. Há problemas!? O banco faz mesmo sendo CPF diferente!?

    Curtir

  189. Sabrina Fonseca says:

    Olá boa tarde!
    Tenho uma conta salário no Santander.
    Preciso urgente de um emprestimo e me aconselharam a fazer a portabilidade para a caixa. Então , assim fiz.
    Um dos funcionários da caixa , informou que assim que fizesse a portabilidade , eu poderia pegar o empréstimo. Mas, quando fui hoje conversar com o gerente da caixa , ele disse que eu não poderia fazer esse empréstimo , pois passei pra lá agora. Isso é verdade? Quanto tempo devo esperar pra pegar esse empréstimo?

    Curtir

    • Olá Sabrina,

      A concessão de crédito é discricionária do banco, não é um direito do correntista. Logo, procure se informar sobre as condições que o banco exige para liberação de limites de credito.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  190. Ola eu recebo um benefício por morte no banco santander do qual o pai da minha filha faleceu e eu sou tutora
    E nesse mesmo banco santander tenho um empréstimo descontado em débito e eu gostaria de saber como faço para mudar o benefício para outro banco
    E também saber como fica a dívida
    Grata

    Curtir

    • olá Laudiceia,

      Em primeiro lugar, voce deve procurar um posto da INSS e solicitar a mudança de crédito do benefício. Em relação a sua dívida, ela continuará sendo descontada de sua conta corrente pois, como tutora, o benefício ou parte dele, é para usufruto de sua filha.

      Caso o banco retenha algum valor, procure um advogado para que possa ser feita a liberação.

      Outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  191. Sandra domingos de oliveira says:

    Boa tarde!
    Sou pensionista e recebo em conta corrente,fiz um empréstimo com o banco Itaú com desconta em conta e agora gostaria de fazer um refinanciamento,procurei o gerente e ele me disso que era impossível por não ter margem, então avisei que iria fazer portabilidade e esse mesmo me disse que o banco não iria liberar pq não é um empréstimo consignado,mais quando entro no banking consta que é consignado ,por favor o que devo fazer?
    Desde jé meus agradecimentos.

    Curtir

    • Olá Sandra,

      O banco não pode negar a portabilidade em nenhum caso. Você tem direito amparado por lei para fazê-la. Caso o gerente não atente a Lei, registre uma reclamação na ouvidoria do banco e depois na ouvidoria do Banco Central do Brasil.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  192. POSSO FAZER PORTABILIDADE NO MESMO DIA QUE ABRO A CONTA ? ou tem um prazo para fazer portabilidade ex abria a conta hoje já posso fazer a portabilidade hoje mesmo

    Curtir

  193. Tenho conta corrente no itau.e quero fazer portabilidade com o meu banco brasil.so que e poupanca.

    Curtir

  194. betoufc1978 says:

    Olá,vou receber uma transferência internacional através do paypal,ela também entra na potabilidade? Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ola Beto,

      Caso o montate seja depositado em uma conta salário, sim o valor pode ser portado para outro banco.
      No caso do crédito permanecer em sua conta no paypal, o valor somente poderá ser transferido para seu cartão de credito, porém é necessário verificar o contrato de sua conta e verificar outras possibilidades.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  195. Marise Gomes says:

    Bom dia,

    Não vi meu comentário publicado no topo. Será que fiz algo de errado?

    Curtir

    • Oi Marise,

      Devido ao grande número de solicitações, nosso prazo de resposta aumentou momentaneamente.

      Se houver outras dúvidas, entre em contato através dos nossos canais Facebook, email ou aqui mesmo no blog.

      Até mais

      Curtir

  196. Marise Gomes says:

    Bom dia,
    Tenho vários contratos como cartão de crédito , cheque especial e empréstimo pessoal e empréstimo consignado que ao longo de alguns anos com salário baixo e a crise economica do país so me fizeram me afundar em dívidas.Fui renegociando tudo com o passar do tempo e as parcelas so aumentando. No desespero de não estourar cheque especial fui aceitando as renegociações. Já tentei negociar novamente mas os valores não estão dentro das minhas possibilidades, juros muito alto e uma dívida que era de 18.000 passou para 70.000. Sou funcionária publica, correntista há 16 anos do Santander, pela primeira vez passando por uma situação como essa e no final do ano passado aconteceu o já previsto…não consegui saldar nenhuma das minhas dívida pois viraramuma bola de neve. Fiz a portabilidade para A CEF, porém todo mês o Santader retira do valor a ser depositado na CEF uma quantia de +/- 30% ( além do descontado em folha de pagamento como consignado ) o que me deixa com 40% do meu salário. Isso considerando que o salário não entra na minha conta corrente do santander…é debitado não sei onde e antes de ir para CEF. Estou me programando com o gerente geral para conversarmos novamente visto que isso ocorre há pelos menos 6 meses ( o gerente me contatou pelo WhatsApp… isso pode?). Mas antes de ir tentar conversar quero ter ctz que essa prática de retirar valores do meu salário sem minha expressa autorização é legal. Se sim onde consta que pode? Se não o que devo fazer? No aguardo, desde já agradeço.

    Curtir

    • Olá Marise,

      Em primeiro lugar, os débitos excedentes a 35% do seu pagamento ferem a lei do empréstimo consignado, mesmo sendo outras modalidades de crédito. Não há lei específica, porém há decisões judiciais proferidas pela justiça que impõe esta limitação. Abaixo segue as duas leis e minha interpretação.

      De acordo com as resoluções 3.402 e 3.424 do Bacen (resoluções que normatiza a utilização de serviços bancários) existem condições que salvaguardam o direito de posse do crédito do salário / benefício. Segue abaixo, trecho das resoluções e a minha interpretação:

      As duas resoluções falam sobre os procedimentos (direitos e obrigações) para utilização da conta-salário. De acordo com o art 5, parágrafo 1 da resolução 3.402 do bacen, os recursos SOMENTE PODEM SER MOVIMENTADOS PELO BENEFICIÁRIO. Logo o banco, de acordo com a resolução, NAO PODE efetuar débito ou bloqueio de recursos na sua conta salário POR INICIATIVA PRÓPRIA.

      Em referência a resolução 3.424, no artigo 4 diz que…” a instituição financeira pode transferir automaticamente para conta de depósitos da qual o beneficiário seja titular, ou um dos titulares, aberta por sua iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de pagamento em 5 DE SETEMBRO DE 2006. Logo, se a conta foi aberta após esta data, o banco deve seguir o que determina a resolução 3.402, mesmo que a modalidade da conta não tenha sido salário.

      Já de acordo com art 5 que segue na resolução 3.424, cabe ao titular da conta salário manifestar-se por escrito, bloqueando a autorização (caso tenha sido feita) do débito das parcelas, cartões de crédito e empréstimos desvinculando do crédito do salário/benefício.

      Em caso de negativa do banco em reduzir o percentual dos descontos, procure um advogado e seus direitos. Lembre-se, todo o contato de renegociação deve ser feita através de canais oficiais do banco, como email, carta ou telefonema.

      Para outras dúvidas, consulte o post sobre renegociação de dívidas ou entre em contato novamente.

      Curtir

  197. Bom dia, gostaria de maiores esclarecimentos.
    Sou correntista no BB e possuo empréstimo pessoal mas, está difícil de honrar este empréstimo, e o BB está irredutível em renegociar um valor que caiba no meu orçamento. Então gostaria de optar pela portabilidade para o Itaú mas, como conta salário. E depois assim tentar renegociar meu empréstimo com o BB.
    Minha dúvida é, nesta portabilidade para conta salário, o BB pode efetuar o desconto do valor do empréstimo (que é realizado em débito automático??) ou meu salário será transferido para o Itaú sem desconto.

    Curtir

    • Olá Ruth,

      A portabilidade somente é permitida a partir de uma conta salário. Logo, esta conta do BB deve ser salário. Em relação as parcelas, no acordo assinado com o BB deve constar a autorização para o débito em conta, sendo assim improvável que o banco cancele.

      Entretanto, há decisões na justiça que preservam o crédito do salário, cabendo ao correntista a estrita autorização para eventuais débitos assim como cancelamentos.
      Para maiores detalhes, consulte o post aqui no blog sobre conta-salário.
      Em caso de outras dúvidas entre em contato novamente.

      Curtir

  198. Francisco says:

    tenho uma duvida tenho conta salário no santander fiz portabilidade pro itaú onde possuo conta corrente,gostaria de saber como faço pra voltar a receber pelo santander?obs:a conta itaú estar no cheque especial!

    Curtir

  199. Alexandre De Oliveira says:

    Boa Noite,
    Bom, eu tenho uma dívida com o santander onde eu acabei fazendo um acordo, onde todo mês é retirado no Debito, isso ja se faz 2 meses e está ficando pesado, Eu tenho uma conta POUPANÇA na Caixa eu posso fazer essa portabilidade sem que o Banco retire esse valor? no caso fazer uma portabilidade de uma conta debitada para uma conta poupança da caixa sem ser cobrado esse valor?
    Obg pela atenção

    Curtir

    • Olá Alexandre,

      A portabilidade pode ser feita, independente se houver dívidas ou não, para uma conta corrente ou conta poupança em outra instituição. Porém, é preciso verificar a clausula do contrato de renegociação que você assinou junto ao banco Santander, se a renegociação é através de empréstimo pessoal ou consignado e qual a obrigatoriedade de pagamento.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente

      Curtir

  200. Alvaro says:

    Olá, Eu sou funcionario público e recebo meu salario pela conta do banco bradesco, estou querendo fazer a portabilidade para caixa economica, diante disse me direcionei até a mesma. No qual entregaram um documento para eu preencher e levar ao banco bradesco, chegando lá o gerente ficou me enrolando e cheio de perguntas do poque da saida do banco, e para piorar ele falou que não posso fazer a portabilidade, pois não possuia conta na caixa ainda. fiquei muito decepcionado. Minha duvida é, com o pedido da portabilidade e o preenchimento do documento dado pela caixa econômica, o bando bradesco não é obrigado a fazer a portabilidade? após a portabilidade não tenho que me dirigir até agência da caixa econômica escolhida por mim e fazer o restante do procedimento?
    Então não vejo o porque do gerente mim barrar.

    Curtir

    • Olá Alvaro,

      É necessário ter uma conta corrente aberta na CEF antes de solicitar a portabilidade. Assim que a conta for aberta, o Bradesco é obrigado a acatar a solicitação de portabilidade.
      Caso o gerente se negue a aceitar a solicitação, você pode registar uma reclamação na ouvidoria do Bradesco e do Banco Central.

      Em caso de outras dúvidas, estamos a disposição.

      Curtir

  201. Jeniffer says:

    Boa tarde.
    Eu fiz um acordo com o banco santander que é pago em boleto,mais eles começaram descontar dinheiro a mais todo mês da minha conta, e diz que não pode ser devolvido o valor que eles descontam, fui atras se abrir uma conta do Bradesco para transferir minha conta pra lá ,o Bradesco me entregou um protocolo e disse que era pra mim levar no Santander pra eles assinar e transferir meu salario,mais o Santander não assinou e disse que enquanto eu não pagar o acordo não posso trasferi minha conta para outro banco e se eu for transferir tenho que pagar uma taxa de R$14,00 todo mês. Isso é verdade? Tenho que ficar sendo roubada ate pagar a divida? Ou.posso sim transferir meu salario para o Bradesco sem problemas e continua pagando o boleto normal? Já que não e debito automático

    Curtir

    • Olá Jeniffer,

      O banco não pode impedir você de fazer a transferência de qualquer valor de sua conta, mesmo que você tenha um acordo e esteja em dia com ele. O mesmo vale para qualquer débito em sua conta-corrente. O banco precisa de uma autorização para que seja efetuado o débito e, caso não tenha fornecido, você pode acionar o banco juridicamente por apropriação indébita.
      Referente a valores transferidos para outros bancos, somente se a sua conta for Conta- Salário, o banco não pode cobrar nenhuma tarifa para transferência.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  202. Mônica Cruseiro says:

    Eu tenho como cancelar uma autorização assinada de débito consignado em conta corrente e passar para boleto bancário, por exemplo?

    Curtir

    • Olá Monica,

      O empréstimo consignado deve ser descontado diretamente na folha de pagamento, conforme determina a lei. As operações com débito em conta corrente são práticas que dependem da autorização explícita do correntista e, neste caso, você pode solicitar o cancelamento do débito em conta corrente. Mas não é possível e não está previsto em lei o pagamento via boleto bancário.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  203. Boa noite comprei um carro financiado pelo Banco do Brasil sendo que dei dezoito mil também. Porém eu esperava pagar no carnê mas vi que está sendo debitado em conta corrente.liguei para o SAC e para a ouvidoria e ambos me informaram que meu tipo de contrato tem que ser no débito.O que devo fazer podem me ajudar,comprei o carro em 2013.

    Curtir

    • Olá Marcio,

      Voce deve verificar o contrato de financiamento e verificar o que foi acordado. Caso esteja determinado débito em conta, não há o que fazer. Caso contrário, peça a emissão do carne para pagamento.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  204. Boa noite tenho um empresto no Banco do Brasil que é debitado em folha,porém tive algumas perdas no salário e agora eles descontam na Folha e o restante em minha conta corrente pode isto?Pois o meu acordo com eles foi descontar somente na Folha o que fazer??

    Curtir

    • Olá Marcio,

      Se o empréstimo foi consignado, o banco não pode descontar valores acima da margem permitida por lei de 35% do salário. Se o débito feito em sua conta corrente é complementar ao empréstimo realizado quando seu salário era maior, o banco deve, conforme determina a lei, adequar o valor das parcelas para que não ultrapasse o limite do consignado.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente

      Curtir

  205. Wilson Ramos says:

    Olá, por favor me oriente, tenho uma divida com o Banco do Brasil que esta me comendo pelas pernas uma delas é no cosignado…sou funcionário público e recebo meu salário neste banco. Conversei com eles e me disseram que não posso fazer portabilidade porque devo no banco, só após eu pagar tudo é que poderia fazer esta portabilidade…pois bem fui até a Caixa Econômica Federal e a moça que me atendeu me disse que era isso mesmo, que o Banco do Brasil não ia aceitar a portabilidade. Isso é correto? Qual seria minha saída. Obrigado.

    Curtir

    • olá Wilson,

      O banco não pode negar a portabilidade, mesmo com uma dívida na conta corrente. Caso haja saldo devedor na conta corrente (cheque especial ou saldo negativo), o banco pode, antes de transferir o salário, abater os valores. Porém, se a dívida estiver em dia, o banco nada pode negar a portabilidade, conforme determina a lei.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  206. Sueellen ariane franco de oliveira says:

    Olá boa tarde…gostaria de tirar algumas dúvidas.Meu marido é funcionário público e recebe pelo ban o do Brasil,queremos fazer a portabilidade para CEF. Nossa duvida é a seguinte,após abrir a conta na CEF podemos fechar a conta do B.B? E tenho uma dívida que é descontada mensalmente por débito em conta corrente, o que será feita dessa dívida se eu fechar a conta?

    Curtir

    • ola Sueellen,

      A portabilidade é apenas uma maneira de transferir o saldo em conta salário, proveniente do crédito de salário. Sendo assim, você não pode encerrar a conta corrente, a não ser, o empregador mude o banco onde o salário é depositado.
      Caso voce faça a portabilidade assim mesmo, o banco pode provisionar o valor referente a parcela do empréstimo.
      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  207. Boa noite! Excelente trabalho.
    Hoje fui abrir uma conta salário (Bradesco) e pedi imediatamente a portabilidade para CEF. Mas, a gerente se recusou a fazer abrir a conta e colocou um monte de imprevisto para fazer a portabilidade. O que faço neste caso?

    Curtir

    • Olá Raqueline,

      Por definição, a conta salário, é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Ela não deve ser uma conta para movimentação, para receber depósitos, somente para receber o crédito do salário e também PLR, soldos, pensões, vencimentos e similares.

      Os bancos são obrigados a abrir conta salário no caso de serem contratados pelo empregador para a prestação do serviço de pagamento de salários. O contrato entre o empregador e o banco deve conter as condições e os procedimentos para a efetivação dos pagamentos aos beneficiários, inclusive as eventuais condições e restrições quanto à abertura da conta salário e aos canais de atendimento.

      Em relação a portabilidade, você tem o direito de requisitar a qualquer momento, mesmo sendo na abertura da conta. O acordo firmado com a empresa para pagamento dos funcionários deve prever esta possibilidade para que não haja qualquer dano ou despesa para o funcionário.

      Se este for o seu caso, basta acionar a ouvidoria do Bradesco e/ou a ouvidoria do Banco Central e relatar o problema.

      Para mais informações sobre conta salário, consulte o post específico aqui no blog.

      Até mais.

      Curtir

  208. Anderson says:

    Bom dia! fiz a portabilidade de minha conta do BB para a Caixa, mas faz dois dias que meu salario não foi creditado, posso acionar judicialmente o banco?
    Outra duvida, quero encerrar a conta no BB, mas foi informado que tenho parcela no cartão de credito bandeira Visa a vencer (não estão atrasadas) e o banco disse que não posso encerrar a conta até que seja quitado todo o debito, procede?

    Curtir

    • Olá Anderson,

      Em primeiro lugar voce deve verificar o motivo da não transferência do seu salário. De acordo com a lei, o banco deve faze-la no mesmo dia. Quanto ao encerramento da conta, o procedimento do banco está correto. Você apenas pode encerrar uma conta quando não houver nenhuma pendência de crédito vinculada a conta. Ou seja, ela deve estar zerada.

      Curtir

  209. vitor ripper damas says:

    duas perguntas 1ª a conta que recebo meu salario é corrente, existe a portabilidade de conta corrente pra outra conta corrente?
    2ª o pedido pode ser feito em qualquer agencia?

    Curtir

    • Oi Vitor,

      A portabilidade só é possível a partir de uma conta salário onde a transferencia dos recursos para outro banco é feita sem a cobrança de tarifa.
      O pedido deve ser feito por escrito, diretamente na agência onde você é correntista
      Para maiores informações consulte aqui no blog artigo específico sobre conta salário.

      Até mais

      Curtir

  210. Carolina says:

    Boa tarde. Compramos um apartamento em 2013, e no ato da aprovação do financiamento pela CEF fomos informados de que realizar a portabilidade do salário do BB para a CEF era uma das condições para garantir taxa de juros mais baixa. Está correta essa “amarração”?
    Fizemos a portabilidade, mas agora queremos fazer novamente, do BB para o Santander. Basta apenas levar o formulário preenchido ao BB, e pedir a substituição da portabilidade anterior por essa?
    Corremos o risco de perder a taxa de juros garantida no financiamento imobiliário com a CEF?
    Muito obrigada!

    Curtir

    • Olá Carolina,

      A estratégia comercial da CEF é permitida pois não é contemplada em nenhuma resolução do Banco Central. Neste caso, vale o que está previsto em contrato de financiamento que você assinou.
      Em relação a taxa de juros contratuais, o procedimento é o mesmo. Você deve verificar se existe alguma vinculação contratual.
      Na maioria dos casos, a estratégia adotada é apenas comercial e que pode variar de banco para banco.
      Verifique, e se houver dúvidas ainda, retorne conosco.
      Até mais

      Curtir

      • Carolina says:

        Muito obrigada pela resposta. Fui reler o contrato e realmente existe a clausula referente exigência de abertura de conta corrente na CEF, ter cartão de credito e fazer a portabilidade da conta salário.

        Curtir

  211. leandro says:

    Boa tarde, a empresa que eu trabalho efetuava o pagamento no banco bradesco e decidiu mudar para o itau, se eu fazer a portabilidade para o bradesco para qual banco eu vou pagar as taxas e em quantos dia cai o dinheiro na conta transferida.

    Curtir

    • Oi Leandro,

      A conta salário é isenta da cobrança de tarifas, inclusive quando se faz a portabilidade para uma outra conta. Logo, você deve verificar quais as taxas que o Bradesco vai cobrar em sua conta.

      Para maiores informações, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      Até mais

      Curtir

  212. Paulo Henrique says:

    Boa noite!!

    Fiz a portabilidade de salário do Bradesco para Santander, minha conta no Bradesco é conta corrente e quando recebia meu salário nela não cobrava taxa de serviço, depois que eu fiz a portabilidade passou a cobrar essa taxa de serviço, está correto eles cobrarem?

    Curtir

    • Olá Paulo Henrique,

      Existe aqui interesse comercial do banco e não ter promovido a abertura da conta salário ao invés da conta corrente normal. Porém, você pode solicitar a conversão para conta salário, onde a lei não permite a cobrança de tarifa e, o banco não pode negar.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  213. Claiton says:

    Boa noite!

    Estou com um parcelamento no Itaú e um emprestimo na caixa econonica federal que está pesando em meu orçamento pois as duas prestaçãoes juntas ultrapassa os 35% da minha renda.
    Fui aos dois bancos fazer uma proposta escrita dizendo que estaria disposto a saldar minhas dívidas em uma quantidade maior de parcelas porém o valor que poderia pagar seria a metade da prestação atual.
    No banco Itaú a gerente disse que não poderia aceitar minha proposta escrita e disse que como recebo meu salário por lá o banco poderia não aceita essa proposta que ela escreveu no sistema deles e poderia requerer que eu pagasse a parcela no valor dos 35% da minha renda.
    Já na caixa por eu estar com algumas prestação em atraso me e foi dizendo que para mim fazer um acordo com eles eu teria que dar uma entrada de quase mim reais e que va parcela ficaria 20 reais mais baratas do que pago atualmente e tipo se eu não fizesse esse acordo que eles iriam protestar meu nome e colocar advogado essas coisas e a divida iria ficar mais cara.
    Se caso eu queira fazer a portabilidade do meu salário que está no Itaú sou obrigado a levar o parcelamento para o banco novo.

    Curtir

    • Olá Claiton,

      Em primeiro lugar, nenhum banco pode ameaça-lo ou tentar coagi-lo a adotar algum procedimento que não seja de comum acordo. Isto é crime.
      No seu caso, os empréstimos estão em bancos diferentes e, cada um deles, poderá negociar o limite de 35% do seu salário independente do outro.
      Em relação a portabilidade, você poderá solicitar a qualquer momento, sem a obrigatoriedade de portar o empréstimo. Porém, se o empréstimo for consignado, o desconto vai ser feito diretamente na folha de pagamento, sendo creditado o valor líquido em sua conta, para depois efetuar a portabilidade.
      Caso não seja este o caso, o banco não tem o direito de reter qualquer valor, desde que você não tenha autorizado.

      Se necessário, entre em contato novamente.

      Curtir

  214. Olá. Minha empresa só realiza pagamentos pelo Itaú e acabei me atolando no cartão de crédito e não consigo pagar, pois o banco cobra um juros muito alto que foge da minha capacidade de pagamento. Desta forma, fiz portabilidade para a CEF e não estou mais conseguindo pagar o acordo com o Itaú. Eles poderão debitar algum valor do meu salário antes de transferi-lo para a CEF? Se sim, qual a saída visto que o Itaú não baixa o valor da parcela?

    Curtir

    • Olá João,

      Em primeiro lugar, o banco não pode efetuar nenhum desconto em sua conta sem a sua autorização porém, quando se faz uma renegociação, esta autorização já faz parte do contrato. O que pode ser feito, é condicionar o valor máximo das parcelas em 35% do salário, como prevê a lei do empréstimo consignado. Embora, não pareça ser este o caso, mesmo assim, você pode renegociar com estas condições. Se por um lado você fez uso indiscriminado de seu limite de crédito, por outro, o banco não avaliou corretamente sua capacidade de pagamento.
      Acione novamente seu gerente com estes argumentos e, se necessário, entre em contato novamente.

      Curtir

  215. Jonathan says:

    Olá. Sou funcionário público municipal e recebia meu salário pelo Banco do Brasil. Entretanto fiz a portabilidade para a Caixa Econômica. Porém, não gostei dos serviços prestados pela CEF, aplicativos ruins e filas enormes. Quero refazer a portabilidade pro Banco do Brasil. Quem devo procurar pra emissão do formulário. O BB ou CEF?

    Curtir

  216. Cleide says:

    Olá gostaria de saber o q fazer porque fiz um consignado com o Banco Santander porém a empresa q trabalho mudou o Banco pode fazer o consignado em boleto mensal ou não

    Curtir

    • Olá Cleide,

      De acordo com a normativa do Bacen, o desconto do empréstimo consignado deve ser feito diretamente na folha de pagamento. Sendo assim, o desconto das parcelas continuará sendo realizada no seu pagamento.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  217. Cristiane Oliveira says:

    Boa tarde,

    A empresa onde trabalho abriu conta salário em um banco e como eu já tinha conta corrente em outro banco, preferi fazer a portabilidade. Me endividei com este banco e gostaria de retornar à minha conta salário, é possível, como faze-lo, já li aqui também que a dívida pode ser transferida, certo?

    Curtir

    • Oi Cristiane,

      A portabilidade pode ser cancelada a qualquer momento no banco de origem. Para tanto, você deve fazer a solicitação ao se seu gerente.
      Em relação a dívidas existentes em outras instituições, você deve primeiro, consultar o banco para onde quer transferir a dívida sobre a possibilidade de efetivar o processo. Uma vez aceita, o próprio banco se encarrega de fazer a solicitação ao banco credor do seu empréstimo.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  218. Flávio says:

    Existe alguma restrição para a portabilidade, caso eu tenha vencimentos no cartão de crédito do antigo banco ?

    Curtir

    • Olá Flávio,

      Não existe restrições para a portabilidade do salário. Você pode solicitar no momento que quiser pois é um direito garantido por lei.
      Para maiores informações sobre o procedimento, consulte o post sobre conta salário aqui no blog
      Até mais

      Curtir

  219. Cleber luis dos santos says:

    Boa tarde ,ja tenho portabilidade da caixa para o itau ,mas vou ter que fechar a conta do itau o que devo fazer obrigado

    Curtir

  220. Boa tarde,

    Tenho uma conta salário no Banco Santander e um empréstimo consignado em folha, mas gostaria de fazer a portabilidade da minha conta salario para a CEF e o meu gerente diz que por ter o consignado em folha não posso fazer a portabilidade enquanto não terminar isso está correto?

    Curtir

    • Olá Bruna,

      O gerente esta errado. A portabilidade pode ser feita a qualquer momento e, sendo o empréstimo consignado (descontado em folha de pagamento), a transferência será feita após efetuado o desconto do consignado.
      Caso o gerente não autorize, faça uma reclamação na ouvidoria do banco e depois na ouvidoria do banco central.
      A portabilidade é seu direito garantido em lei.
      Para mais informações, consulte aqui no blog o post sobre conta salário.
      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  221. Gilberto says:

    Boa tarde.
    estou com uma divida com o banco que recebo salario, quero fazer a portabilidade para outro banco, mas o banco que recebo salario não quer liberar.

    Curtir

    • Olá Gilberto,

      O banco nua pode negar a portabilidade do salário que está garantida por lei. Caso a negativa insista em ocorrer você pode abrir uma reclamação na ouvidoria do banco e posterior na ouvidoria do Banco Central comunicando sobre o descumprimento da lei.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  222. Viviane says:

    Por favor gostaria de saber como faço para desvincular o cartão de crédito da conta corrente se é possível.

    Curtir

    • Olá Viviane,

      Voce pode pedir a desvinculação do débito em conta corrente e/ou solicitar um cartão de crédito separado. Basta fazer uma solicitação na sua agencia bancária porém, o banco pode negar a concessão do cartão de crédito. O melhor a se fazer, é desvincular o débito do pagamento do cartão da conta corrente.

      Estou a disposição.

      Curtir

  223. alvanete moraes da silva says:

    Ótimas orientações. Parabéns

    Curtir

  224. Olá,

    Já recebo o meu salário por meio da portabilidade. Se eu passar a receber outro salário de outro órgão, por exemplo, necessitarei solicitar a portabilidade novamente ou ela atinge automaticamente todos os salários depositados na mesma conta?

    Curtir

    • Olá Luisa,

      Depende do banco e do contrato de portabilidade que você fez. Geralmente todos os créditos feitos pelo mesmo empregador são sujeitos ao contrato de portabilidade.
      No caso de agentes pagadores diferentes, a lei não tem nenhum dispositivo que garanta a transferência.
      Sendo assim, o melhor caminho é consultar o banco.
      Estou a disposição.

      Curtir

  225. Mariana says:

    Bom dia!
    A prefeitura onde trabalho está mudando a folha de pagamentos dos seus funcionários do BB para a Caixa. Estão fazendo um mutirão para a abertura das contas, mas no momento da assinatura da abertura, os funcionários estão sendo orientados que se deve aguardar no mínimo 3

    Curtir

    • Olá Mariana,

      A abertura da conta salário solicitada pelo empregador deve ser realizada pelo banco contratado a qualquer momento, sem nenhuma outra condição. Se o banco esta procedendo de forma diferente, é uma questão administrativa que deve ser ponderada e discutida com seu empregador.

      Caso não seja a resposta a sua pergunta, por favor entre em contato novamente.

      Curtir

  226. junior says:

    Olá, tenho uma conta corrente no banco do Brasil e recebo o salário por lá, estou com um débito de cheque especial e empréstimo pessoal, não é consignado.Quero fazer a portabilidade para o Itaú, quando o salário entrar na conta do B Brasil eles debitam logo da conta ou não pode debitar mais já que a conta salário será no itaú?

    Curtir

    • Olá Junior,

      A conta salário é aquela onde a sua empresa deposita o seu pagamento. As demais contas que você utiliza para fazer a portabilidade, são consideradas contas correntes normais. A lei determina que nenhum débito pode ser realizado na conta salário do correntista sem a prévia autorização do mesmo. Porém ao aceitar as condições do banco em ter limite de cheque especial e empréstimo pessoal, você abriu mão do seu direito.
      O que recomendo neste caso é que você peça a portabilidade do salário, e renegocie seus débitos junto ao banco. Enquanto houver saldo devedor em conta corrente, o salário vai amortizar o saldo.
      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  227. Boa Tarde!
    Preciso que me ajude na seguinte dúvida: recebia meu salário no BB – Conta Corrente constando um consignado, porém certo dia solicitei a portabilidade para o Santander, mediante as minhas necessidades acabei me endividando no cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pessoais, neste meio tempo continuei operando na Conta Corrente do BB e me endividei tbém no cartão de crédito e empréstimo pessoal, estou no SPC e SERASA, dentre os dois bancos para negociar o Santander está me cobrando muito juro e toda vez que o meu salário cai lá eles retém os meus proventos e me obrigam a realizar o acordo para liberarem o meu salário….agora quero voltar para o BB, pois eles são mais acessíveis para negociar, só que daí direcionando para a minha conta poupança, tem como? Uma outra dúvida: se der para direcionar a conta poupança, eles podem descontar algo antes de eu fazer alguma negociação com o BB, claro que fora o consignado que é descontado direto na folha?

    Curtir

    • Olá Diego,

      Em relação a portabilidade você pode cancelar ou alterar o banco e conta destinatária a qualquer momento. Logo, você pode procurar o BB e fazer a solicitação de troca para a sua conta poupança.
      Quanto aos débitos, o banco tem garantido em lei o livre acesso aos seus recursos independente da conta que esteja sendo movimentada. Neste caso, eu recomendo a procurar o gerente de sua conta e exigir uma renegociação de seus débitos cujo valor das parcelas não exceda 35% do seu salário, como está disposto na lei do consignado. No seu caso, o banco não fez a adequada análise de crédito referente ao seu perfil.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição

      Curtir

  228. richard says:

    primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, excelente e informativo blog!…
    meu caso é o seguinte, sinceramente eu gostaria de sair do meu banco e deixar o empréstimo consignado que fiz ele esta saindo pesado no meu orçamento já que estou com o nome sujo mesmo gostaria de fazer isso, existe alguma maneira de eu conseguir isso?? ou mudar minha conta sem ser cobrado o empréstimo consignado no novo banco? ou conseguir que o banco cobre esse empréstimo consignado de outra forma sem ser descontado do meu salário quando realizar a portabilidade para outro banco? obrigado desde já!

    Curtir

    • Olá Richard,

      Obrigado pelo reconhecimento.
      Vamos lá, o empréstimo consignado será descontado na folha de pagamento ou através do debito em conta no mesmo dia do crédito do salário, sem nenhum outra opção disponível. Em razão desta garantias é que as taxas são diferenciadas do empréstimo pessoal.
      O limite para débitos das parcelas não pode exceder 35% da sua renda e, caso isso venha acontecendo, você pode renegociar com o banco um valor que não ultrapasse este limite. É seu direito.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente

      Curtir

  229. Gledson says:

    Recebo pelo banco BB e tenho cdc e parcelamento do cheque especial se eu fazer portabilidade p/outro banco o BB fara esses descontos mesmo não sendo consignados? Lembrando que recebo por conta corrente.

    Curtir

    • Olá Gledson,

      A portabilidade é um processo permitido apenas para conta salário. Neste caso, você não pode solicitar, porém se esta conta é onde você recebo o seu pagamento, você pode solicitar que ela seja transformada.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição

      Curtir

  230. Tatiane says:

    Ola, abri recentemente uma conta o itau, por que conta de que a empresa exiji isso, porem não sei se foi como conta salario, caso esteja como conta corrente eu consigo passar para conta salario???

    Curtir

    • Olá Tatiane,

      Se a conta será onde será depositado seu pagamento, o banco é obrigado a abrir CONTA SALARIO e não conta corrente.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente ou consulte o post sobre conta salário aqui no blog

      Curtir

  231. antonio sergio brisola de oliveira says:

    ola! existe algum impedimento legal que esteja no contrato, para não ser possível a portabilidade de financiamento imobiliario? por exmplo do santander para o banco do brasil! grato

    Curtir

    • Olá Antonio

      Não há impedimento legal para que se faça a portabilidade do financiamento. Porém, os bancos podem colocar um prazo mínimo de permanência do contrato, sem a possibilidade de transferência para outra instituição. Verifique o contrato e consulte clausula específica sobre o assunto.
      Em caso de outras dúvidas, entre em contato conosco novamente.

      Curtir

  232. Fabricio says:

    Olá boa noite, queria tirar uma dúvida; realizei um empréstimo na minha conta salário pelo banco do brasil, para isso tive que ativa a conta corrente vinculada a minha conta salário, queria saber se posso usar a portabilidade para transferir o empréstimo para outro banco, caso encontre taxas juros menores.

    Curtir

  233. Adriana Gonçalves says:

    Minha dúvida é a seguinte: tenho uma dívida c o Bradesco q está em débito há 3 anos e meio. Na ocasião perdi o emprego da empresa q eu trabalhava e por isso essa conta salário, fui até a gerência do banco e os calores q me ofereciam p as parcelas eram exacerbados, impossíveis d pagar sem meu salário. Foi então q decidi deixar em aberto.O fato é q, consegui um novo emprego q TB credita o salário no Bradesco e, quero saber se posso reativar essa MSM conta salário e pedir a portabilidade p o BB onde possuo TB uma conta salário e, se o Bradesco vai descontar essa divida do meu novo salario?
    Aguardo resposta.

    Curtir

    • Oi Adriana,

      Em primeiro lugar, antes de reativar ou abrir uma nova conta no bradesco, verifique qual a situação de sua dívida e se há condições de renegociação. O banco pode, dado a autorização assinada na abertura de qualquer conta corrente / salário, de efetuar a cobrança de débitos pendentes junto a instituição.
      Procure um gerente para maiores informações acerca de sua pendência.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  234. Danielle says:

    boa tarde
    Fiz uma portabilidade do salário do Hsbc para CEF e toda vez que o dinheiro é depositado no sábado só entra no próximo dia útil. Esse mês a empresa depositou sábado provavelmente só entrará quarta pois o banco não vai funcionar nem na segunda e nem na quarta. Quero saber se isso é correto?

    Curtir

    • Olá Danielle,

      O processamento da folha de pagamento pode ocorrer durante os finais de semana porém tanto débitos quanto créditos relacionados a sua conta corrente são efetivados no primeiro dia útil subsequente. Feriados e finais de semana não são considerados dia útil, logo o procedimento do banco está correto.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  235. eu devo cdc na caixa e usei um pouco o limite do especial ainda sim posso fazer portabilidade?

    Curtir

    • Olá Alex,

      A portabilidade do seu salário pode ser realizada, independente de outros produtos que você tenha consumido em sua conta bancária. Porém, isto não exime ao banco a cobrança de eventuais parcelas e saldo devedor em conta corrente.

      Em caso de outras dúvidas, entre em contato

      Curtir

  236. Kessia says:

    Boa noite!
    Tive que abrir uma conta salário no Bradesco para receber meu pagamento, porém o gerente disse que a conta salário estava vinculada com a conta corrente e que não tinha outra forma de abertura de conta, fui obrigada a aceitar. Gostaria de saber se a portabilidade é feita no mesmo dia e se eu vou pagar alguma taxa para fazer esse procedimento.

    Obrigada.

    Curtir

    • Olá Kessia,

      Em primeiro lugar, a conta salário não tem obrigação de ser vinculada a uma conta corrente conforme as normativas do Banco Central. A portabilidade deve ser feita no mesmo dia, sendo o salário disponibilizado até as 12hs do mesmo dia no outro banco, isento da cobrança de tarifa.
      Para mais detalhes, consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      Estou a disposição.

      Curtir

  237. Djenane Cabral says:

    Olá!

    Eu tenho uma conta salário no banco Itaú e tenho uma poupança na caixa. Seria possível fazer a portabilidade do Itaú pra caixa, sendo esse uma conta poupança?

    Curtir

  238. Boa Noite! A minha dúvida é… a portabilidade só pode ser feita de uma conta salário para uma corrente ou posso fazer de uma conta corrente para outra conta corrente? Se sim, os débitos que as empresas efetuam exemplo: cesta básica… só um banco que irá efetuar isso, né?

    Curtir

    • Olá Marcos,

      A portabilidade somente pode ser realizada a partir de uma conta salário e é livre de taxas bancárias. Todos os outros débitos relativos a benefícios trabalhistas devem ser feitos na folha de pagamento.

      Estou a disposição.

      Curtir

  239. Daniele says:

    Sou correntista no banco do brasil por onde recebo meu salario. Fiz a portabilidade para o bradesco. Se eu transformar essa minha conta corrente do banco do brasil em serviços essenciais para nao pagar mais as taxas da conta corrente do banco do brasil vai dar algum problema com a portabilidade?

    Curtir

    • Olá Daniele,

      Sendo a conta conta aberta classificada como conta salário, é vedada a cobrança de tarifas, de acordo com normativa do banco central do Brasil. Para maiores detalhes,
      consulte o post sobre conta salário aqui no blog.

      Até mais

      Curtir

  240. Débora Batista Ferreira says:

    Tenho conta no Banco do Brasil desde 1998, e é através da mesma que recebo meu salário, sou funcionária pública do Estado de Rondônia, atualmente quero fazer portabilidade para a Caixa Econômica, onde tenho uma conta poupança, no banco do brasil tenho um empréstimo que é pago através de boleto, isso atrapalha no desejo de fazer a portabilidade? Aguardo resposta para a minha dúvida.

    Curtir

    • Olá Débora,

      Voce pode solicitar o processo de portabilidade a qualquer momento, sem prejuízo de qualquer espécie, desde que a sua conta seja conta salário pois trata-se de um direito. Em relação a seu empréstimo, que não é um processo usual, continuará sendo cobrado da mesma maneira.

      Até mais

      Curtir

  241. Viviane Santos says:

    Fiz portabilidade do santander para o itaú,tenho emprestimo pessoal no santander q debitava em conta corrente posso fazer esse pagamento atravéz de boleto?

    Curtir

    • Olá Viviane,

      Não é possível fazer o pagamento de empréstimos pessoais liberados em conta corrente através de boleto. Ele continuará sendo debitado em sua conta corrente.

      Se houver outras dúvidas, entre em contato novamente.

      Curtir

  242. marcelo luis says:

    Tenho um conta no BB e quero fazer portabilidade para o Santander. Eu tenho que ir na agencia BB que abri a conta ou posso ir em qualquer agencia BB?

    Curtir

  243. Leandro says:

    Boa noite. Tenho uma conta salário no banco santander e fiz requerimento para fazer portabilidade da minha conta salário para o banco bradesco. Isso há aproximadamente 20 dias, porém todas as vezes a gerente alega que tentou fazer a portabilidade, mas não dá certo. Contudo, minha conta no banco bradesco está regular, sem qualquer problema. Além disso, não me deu cartão do santander para eu fazer saques no caixa eletrônico em razão da portabilidade. A minha dúvida é a seguinte: primeiro, há a obrigatoriedade de o banco me fornecer o cartão? Devo fazer o requerimento de portabilidade por escrito? Isso resolverá a questão?

    Curtir

    • Olá Leandro,

      A portabilidade DEVE ser requerida através de formulário específico por escrito, em duas cópias e protocolado. Em relação ao cartão de débito, o banco é obrigado a fornecer os recursos mínimos para que você efetue o saque do seu salário.
      Para maiores informações consulte o post sobre conta salário aqui no Blog.

      Até mais

      Curtir

  244. marcos guerra says:

    ola boa noite meu nome é marcos eu recebia o benefício do inss pelo banco itau onde na qual fiz um empretimo na crefisa, só que fiz uma migração para uma outra conta que já tinha na caixa. minha duvida é o imprestimo migra junto para a outra conta ou vou ter que informar a crefisa que fiz a mudança de conta.

    Curtir

    • Olá Marcos,

      Se o empréstimo for consignado, ou seja, aquele com desconto direto no recebimento da pensão, o débito continuará sendo feito na nova conta. Eu recomendo que você verifique o contrato assinado com a creias para saber quais as condições estabelecidas para cobrança.

      Em caso de outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  245. Ola boa tarde
    Minha conta no Banco do brasil era salá
    rio ai passei p corrente para ter direito a cartão de credito , posso fazer portabilidade msm tendo uma conta corrente? Detalhe so uso cartao de cretido , fora isso nao devo nada ao banco.Se sim,
    qual o procedimento devo tomar nesse
    Caso para cancelar a conta no bb?
    Se não qual o procedimento correto, para eu fazer pprtabilidade para outro banco e cancelar a conta do banco do brasil , aguardo retorno desde ja agradeço

    Curtir

    • Olá Marisa,

      A portabilidade só é permitida a partir de uma conta salário, ou seja, uma conta específica para recebimento mensal do pagamento. No seu caso, o banco pode ter vinculado o cartão de crédito a sua conta (o que é permitido por lei) mas ela não perde o status de SALARIO. Assim, você pode solicitar a portabilidade da mesma maneira. Já em relação ao cancelamento da conta, somente poderá ser feito se o seu empregador utilizar outro banco para efetuar seu pagamento. Caso contrário, ela não pode ser encerrada.

      Outras dúvidas, estou a disposição.

      Curtir

  246. fabiano Paulo says:

    Olá, meu nome é Fabiano, tenho uma conta no HSBC, quero fazer portabilidade para minha conta corrente da CEF, tenho empréstimo consignado no HSBC descontado em folha e também tenho uma dívida de cartão de crédito do HSBC em atraso..
    Bom, minha duvida é: Eles podem não fazer minha portabilidade por alguma dessas duas dividas?
    E caso dê certo, eles podem descontar algum valor da minha conta salário ou que cair de pagamento nesta conta deve ir obrigatoriamente integral para a minha outra conta sem nenhum desconto?
    desde já agradeço a atenção

    Curtir

    • Oi Fabiano,

      Em primeiro lugar, voce pode solicitar a portabilidade do salário, independente de possuir dívidas. Funciona assim, no caso do consignado ele continuará sendo descontado em folha de pagamento, como manda a Lei. No caso de outras dívidas, elas não podem ser descontadas diretamente. O Banco provavelmente fará um lançamento de débito na sua conta e, todas as vezes que houver um crédito, ele será abatido do saldo devedor.
      Neste caso, eu recomendo procurar o gerente para que você possa renegociar o seu débito, de maneira que não comprometa mais do que 35% da sua renda líquida.

      Estou a disposição.

      Curtir

  247. Rodrigo Sguario says:

    Olá tenho uma conta do Itaú na qual recebo atualmente meu salário. Fiz um empréstimo pessoal na Crefisa, com autorização do débito da parcela na conta corrente do Itaú. Se eu solicitar a portabilidade para outro banco eles podem proceder o desconto?

    Curtir

    • Olá Rodrigo,

      Sim, desde que o empréstimo seja consignado. Caso seja empréstimo pessoal, você pode solicitar o cancelamento junto a crefisa, através de carta protocolada em 3 vias, ficando uma via para você, uma na crefisa e outra no Itaú informando sobre o cancelamento do débito.
      A crefisa deverá promover a cobrança via boleto bancário, caso o processo seja cancelado.

      Até mais

      Curtir

    • Tenho um empréstimo consignado com a Bradesco Promotora. Solicitei a Portabilidade de Crédito Consignado de Pessoa Física para a Caixa Econômica Federal que aceitou meu pedido e enviou a Proposta para a Bradesco promotora. Quanto tempo vai demorar para formalizar a transferência entre os Bancos?

      Curtir