Organizando as Finanças Pessoais: Dívidas e Juros

A primeira tarefa que devemos fazer para o equilibrar o orçamento familiar é, sem dúvida, a organização e classificação das nossas despesas. Já discutimos a adoção de um método simples e eficiente de qualificar os nossos gastos, ou seja, atribuir um grau de urgência para cada uma delas. Hoje vamos discutir algo que todos  nós temos, voluntária ou involuntariamente. São as Dívidas em geral, como por exemplo, Cheque Especial, Cartão de Crédito, Aparelho Celular, Financiamento de Veículo, Empréstimo Consignado, Hipoteca,  etc…

A caracterísitca comum entre nós brasileiros, é que a maior parte das vezes não fazemos a conta do custo da dívida (juros) mas se o valor da parcela caberá em nosso orçamento. Uma abordagem que funciona no curto prazo mas que, no longo prazo, pode provocar um profundo desequilíbrio no orçamento familiar. Um exemplo claro disso é que,  incorporaramos parte destas dívidas em nossa renda mensal, como por exemplo o cheque especial e o crédito rotativo do cartão de crédito. E pagamos muito caro por isso e estes dois são os principais responsáveis pelo insucesso de nossa saúde financeira.

Apesar de estarmos vivenciando uma tentativa do Governo Federal de forçar a queda dos juros através da atuação dos bancos estatais (desequilibrando as Leis de Mercado),o processo promove uma tímida redução. Observando um pouco melhor, o custo ainda continua muito elevado, principalmente se levarmos em consideração o efeito da Inflação (sim, ela ainda existe) em nosso orçamento.

Sabemos que nossa cultura financeira incorpora o hábito das compras à prazo. Então temos 3 etapas para dar qualidade ao nosso orçamento. Já demonstramos como identificar nosso perfil de consumo ( http://wp.me/p2hxwj-15) e como classificar nossas despesas (http://wp.me/p2hxwj-1O). A terceira etapa é mais prática e requer apenas paciência. Temos apenas que comparar as taxas de juros cobradas entre as instituições que nos relacionamos. É uma tarefa básica que não temos o hábito de fazer mas, que pode nos ajudar a ter disciplina.

O Banco Central do Brasil disponibiliza em seu site uma tabela atualizada do valor das taxas de juros cobradas pelos bancos. Logo abaixo separei o link por operações de crédito para que você possa comparar.

http://www.bcb.gov.br/?TXJUROS

Lembre-se que estabelecer um padrão de análise ajudará voce a melhorar seu perfil de consumidor.

Sobre cuidandodoseudinheiro

Trabalho no mercado financeiro há mais de 25 anos, atuando em diversos segmentos de atendimento a investidores. Formado em Administração de Empresas e Gestão Empresarial, possuo experiência na elaboração de alternativas de investimento. Meu objetivo neste blog é prover ao leitor técnicas para o gerenciamento e planejamento do orçamento familiar.

Comments

  1. vera lucia mozambani says:

    se meu Cpf estiver bloqueado consigo fazer portabilidade de um banco para o outro

    Curtir

    • Oi Vera,

      a portabilidade pode ser feita independente da condição de crédito que voce possui, desde que voce já possua a conta destino aberta em outro banco.

      Se houver outras dúvidas, fale com a gente novamente .

      Curtir

  2. Boa tarde , meu nome é Rosana fiz a portabilidade do banco Itaú para a caixa devido um financiamento q estou fazendo para casa própria, só q estou com problemas toda vez q vou utilizar o cartão para sacar ou pagar uma conta no débito, o cartão dá como não permitido , toda vez tenho q falar c o gerente para desbloquear para poder usar o cartão já é a sexta vez eles não me dão um parecer dizem q na central tem um problema mas não resolvem o q faço? agora fui receber meu salário mandaram de volta pra meu banco anterior através de um ted.

    Curtir

    • Olá Rosana,

      Seu problema é uma questão de mal atendimento e funcionamento dos serviços do banco. Voce pode fazer uma reclamação na ouvidoria da Caixa e do Banco Central para que seu problema seja resolvido. Caso ainda persista, voce pode cancelar a portabilidade sem prejuízo ao seu empréstimo alegando falta de condições de movimentação da conta corrente.

      Em caso de outras dúvidas, fale com a gente novamente.

      Curtir

  3. It may also be required from self-employed those who make above a specific amount.
    Set up piecework calculations within your payroll system, and you are able to
    drastically reduce time spent managing it in a spreadsheet.
    But by the time employers had thought we would produce electronically, they’re going to now recommend a reverse
    phone lookup to their fellow businessmen.

    Curtir

  4. Thіs iѕ rеally interеsting, Ύou arе a very skilled blogger.

    І ɦave joined yߋur rss feed annd loߋk forward tօ seeking more of
    ʏour fantastic post. Αlso, ӏ’ve shared your site іn mу
    social networks!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: