Voce conhece o G.U.T. ?

Uma das maiores dificuldades que temos em realizar a tarefa de organizar as nossas despesas, é classificar aquelas que são mais urgentes. Na verdade, quando vivemos em família, o nosso orçamento deve contemplar não só as despesas básicas, mas as vontades e necessidades de todos os membros da família. Isto não é uma tarefa fácil já que, na maioria das vezes sucumbimos aos apelos não tão racionais assim. Um jogo de videogame em lançamento, um par de sapatos novos (para ele ou ela), um novo modelo de celular…..e por ai vai.

Na verdade, nada disso está errado. O que precisamos fazer é apenas disciplinar nossos gastos para que tenhamos espaço para realizar aquilo que vá nos satisfazer. Afinal, aí esta a graça de tudo…

Mas, e o G.U.T.? Aos estudantes de física e astrofísica, não vamos falar sobre a Teoria da Grande Unificação. O G.U.T. é uma técnica que foi desenvolvida ao longo da evolução dos processos de Gestão de Qualidade, no ambiente empresarial. E o que é bom para uma empresa, é bom para o uso pessoal também. Lembrando que estamos falando sobre condutas e prioridades e, empresas são ou devem ser, conduzidas racionalmente por gestores que tomam decisões diariamente baseados em suas crenças  e instintos.

Falando diretamente, o GUT é uma ferramenta usada para definir prioridades. A análise responde racionalmente as questões: O que devemos fazer primeiro? Por onde devemos começar? Para responder estas perguntas, o GUT leva em consideração a GRAVIDADE, a URGENCIA e a TENDENCIA do problema.

Por GRAVIDADE devemos considerar a intensidade, a profundidade dos danos que o problema pode causar se não atuarmos sobre ele;
Por URGENCIA devemos considerar o tempo que levará para sentirmos o impacto do problema se não atuarmos sobre ele;
Por TENDENCIA devemos considerar o desenvolvimento que o problema terá se, mais uma vez, não atuarmos sobre ele.

Então como aplicar o GUT em nosso orçamento familiar?

Devemos aplicar o GUT sempre que precisarmos priorizar despesas, ou seja, o objetivo é ordenar a importancia das despesas pela sua Gravidade, pela sua Urgencia e pela sua Tendencia, de forma que racionalmente, para que possamos efetuar o gasto da forma mais adequada.

Usar o GUT nos obriga a considerar cada despesa pelo foco tríplice, pela sua gravidade, pela sua urgencia e pela sua tendencia, caso não efeturamos o seu pagamento. Ou seja, vamos analisar sempre pela ótica do pior cenário. Mas vamos a prática.

Nós devemos atribuir para cada item, um peso de de 1 a 5, ou seja, atribuir um peso para gravidade, outro para a urgencia e outro para a tendencia dentro dos critérios abaixo.
Gravidade
1 – dano mínimo;
2 – dano leve;
3 – dano regular;
4 – dano grave e
5 – dano gravíssimo.
Urgencia
1 – longuíssimo parazo (de 2 a 3 meses)
2 – longo prazo (1 mes)
3 – prazo médio (15 dias)
4 – curto prazo (1 semana)
5 – imediatamente
Tendencia
1 – desaparece
2 – reduz-se ligeiramente
3 – permanece
4 – aumenta
5 – piora muito

A técnica consiste em listar uma série de despesas a realizar e atribuir os graus de acordo com a gravidade, a urgencia e a tendencia. Depois de feita esta primeira etapa, nós devemos multiplicar os valores atribuídos para cada item. Quanto maior o valor encontrado, maior é a necessidade (ou prioridade) de efetuar o pagamento. Para ficar mais apurada, esta ferramente pode ser aplicada em família, onde os resultados podem ser melhores, já que os valores do GUT serão encontrados por consenso.

Segue abaixo um exemplo da tabela do GUT. Devemos priorizar sempre as despesas que apresentarem o maior GUT

Despesas

G

U

T

GUT

Aluguel         5         4         3        60
Conta e Luz         4         4         3        48
Viagem final de semana         2         1         1         2

 

Esta ferramenta pode ser aplicada quando a família se dispõe a fazer uma lista completa das despesas a realizar. Se não tivermos uma visão ampla do nosso orçamento, esta ferramenta perde muito a sua efetividade. O objetivo é usá-la para priorizar os gastos, respondendo a pergunta: Por onde devo começar?  As pessoas não podem fazer tudo o que querem. Portanto elas devem escolher o que podem fazer.

Senão aplicarmos o GUT ou qualquer outro método, corremos o risco de ser levados pelo turbilhão dos afazeres diários. Tudo depende das nossas ESCOLHAS.

Sobre cuidandodoseudinheiro

Trabalho no mercado financeiro há mais de 25 anos, atuando em diversos segmentos de atendimento a investidores. Formado em Administração de Empresas e Gestão Empresarial, possuo experiência na elaboração de alternativas de investimento. Meu objetivo neste blog é prover ao leitor técnicas para o gerenciamento e planejamento do orçamento familiar.

Comments

  1. I simply want to say I am just all new to blogs and actually liked your web page. More than likely I’m want to bookmark your website . You amazingly have terrific stories. Thanks for sharing your website page.

    Curtir

  2. Awesome job on this post.

    Curtir

  3. I truly personally think you did and out standing job excellent work i notice that you take pride in your work and thats some thing that shows a great deal through out your video taping awesome!!!!

    Curtir

  4. Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, let alone the content!. Thanks For Your article about Voce conhece o G.U.T. ? – Cuidando do seu Dinheiro .

    Curtir

    • Tks Xakata. I’ve been writting since April/12 and by January 2013 I’ll have improved this blog with new and easy pernsonal finance tools. I have been making some lectures for many peoples here in Brazil and This experiences had given me support to undestand diferents lifestyles.

      Curtir

Trackbacks

  1. jfd98ayhcim disse:

    Websites we think you should visit…

    we like to honor many other internet sites on the web, even if they aren’t linked to us, by linking to them. Under are some webpages worth checking out…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: