Só há uma coisa garantida no futuro: ele não será como a gente espera

Durante algum tempo de estudo e prática, aprendi que o mais importante na análise técnica é o uso sistemático do estope. Ele é vital para a permanência do investidor nos mercados de risco. O uso do estope nos leva a disciplina, sem a qual, mesmo conhecendo teorias, ferramentas e estratégias, seremos derrotados pelos fatores emocionais. Mesmo assim, o uso do estope será pouco mas é a alma do negócio.

Então, Análise Técnica é a ciencia que busca, através do estudo de registros gráficos multiformes, associados a formulações matemático – estatísticas, incidente sobre preços, volumes e contratos em aberto e do corrente dos diferentes ativos financeiros, proporcionar, através da análise de padrões que se repetem, condições para que possamos projetar o futuro caminho dos preços, dentro de uma lógica de maiores probabilidades. A sua eficiência ocorre quando o investidor não leva em consideração nenhum outro fator econômico, modelos de avaliação, expectativa de dividendos, noticiário em geral,  somente o histórico de preços.

Porém, na dinamica estabelecida nos mercados globalizados pelos investidores em geral, a utilização de apenas uma ferramenta, faz com que a nossa estratégia fique vulnerável. Aliar outros métodos, como modelos quantitativas e modelos de avaliação fundamental de empresas, podem complementar e fazer com que a nossa estratégia seja mais eficaz. Dentro da adoção de outros conceitos, cabe ao investidor atribuir diferentes pesos a estes conceitos e utilizar o estudo de preços para delimitar o timing de execução das estratégias. Parece difícil, mas requer apenas que o investidor seja pragmático.

O Ibovespa hoje refletiu o nosso último artigo neste blog. Mesmo com toda a euforia com alguns números melhores na China e nos EUA, os mercados não resistiram. Eu acredito que o atual patamar de preços ainda não proporciona ao investidor global, principalmente, desconto suficiente em relação as empresas negociadas nas bolsas americans. Olhando para o comportamento dos preços e os volumes negociados nos últimos pregões, a análise gráfica vem complementar o fundamento indicando que o Ibovespa pode buscar o patamar de 60.000 pontos.

Comments

  1. Hi, I do believe this is an excellent site. I stumbledupon it 😉 I may return once again since i have saved as a favorite it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help others.

  2. Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit once again since i have bookmarked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help other people.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: