Sempre que falamos em organizar algo, pressupomos que adotaremos um modelo vencedor e infalível. Algumas vezes pode se tornar verdade mas, na maioria da vezes precisamos de algo mais poderoso. A Vontade de corrigir o que estamos fazendo até aquele momento. Tomar a decisão de mudar o roteiro que estamos vivendo, precisa ser incorporado em nosso dia a dia. Precisamos acreditar que será possível.

O primeiro passo para organizar de maneira sustentável, devemos incorporar o sentido da mudança, estabelecer objetivos claros para nossos gastos. Primeiramente, crie o SEU GUIA PESSOAL de finanças e coloque ao lado dos seus gastos e do seu orçamento mensal. Priorize as suas necessidades básicas como moradia, alimentação, trasnporte, saúde, etc.

Abaixo um exemplo dos gastos que provavelmente voce tem todo mes:

Moradia: Prestações, Condomínio, Eletricidade, Agua, TV a cabo, Telefone, etc…

Alimentação: Despesa de supermecado, Refeições fora de casa, cesta básica, etc.

Tranporte: Combustível, Trasnporte coletivo, Despesas de estacionamento, etc…
Educação: Material escolar, Livros, Mensalidades, etc..

Seguros: Vida, Automóvel, Saúde

Vestuário: Roupa, Calçados, etc..

Entretenimento: Viagens, atividades esportivas, Cinemas, Teatros, etc..

Despesas Pessoais: Cabeleireiro, Salão de beleza, SpA, Massagens, etc..

Este primeiro passo é importante para que voce se familiarize com todas as despesas de forma organizada. O próximo passo é definir quais são as despesas essenciais e quais não são. Uma vez selecionadas, devemos então projetar estes gastos 12 meses a frente ou, se preferir, até o final do ano corrente.

Abaixo segue link do modelo de planilha para acompanhamento do seu orçamento. Lembre-se, cada pessoa possui características diferentes. Esta planilha é apenas um modelo. Estou a disposição para tirar dúvidas, mande um email ou comentário.

Orçamento Familiar

Desta maneira você terá uma melhor noção da quantia que será necessária guardar todos os meses para os pagamentos das despesas e também para que você possa investir o seu dinheiro com cautela.

O orçamento salarial varia de pessoa para pessoa e possui diferentes características de acordo com cada estilo de vida. Porém, quando é aplicado eficientemente, o orçamento salarial permite uma visão ampla da sua saúde financeira e pode ajudar bastante para que você alcance seus objetivos a longo prazo.

Fazer um balanço dos seus gastos é muito importante para que você aprenda a controlar o dinheiro que você recebe mensalmente. O orçamento mensal pode ajudar a proteger o seu dinheiro e te trazer mais felicidades ao invés de desespero.

Nossos próximos passos serão para discutir as eventuais dívidas e alternativas para minimizar o impacto sobre o seu orçamento.

Pin It on Pinterest

Share This